Entrevistas

Inovar com a cortiça Sofalca

diretor criativo da Gencork, Arquiteto Brimet Silva(esq), diretor criativo da Blackcork Toni Grilo (dir), paulo estrada (centro)

Arquiteto Brimet Silva, diretor criativo da Gencork (à esquerda); Paulo Estrada (ao centro); Toni Grilo, diretor criativo da Blackcork (à direita).

 

A cortiça é um material natural muito versátil cuja produção mundial é feita maioritariamente em Portugal. Fomos falar com Paulo Estrada, CEO da Sofalca, uma marca que tem esta matéria no seu ADN, para perceber como podemos usar a cortiça no jardim.

 

São produtores de diversos produtos em cortiça, desde revestimentos, isolamentos a mobiliário, tanto para ambientes exteriores como interiores, que tentam inovar a cada passo para explorar toda a versatilidade deste produto tão nosso.

 

Por que motivo escolheram a cortiça como matéria base para os vossos produtos?

A cortiça foi escolhida pelos nossos antepassados em 1933. À geração atual é pedido que mantenha, inove e valorize. Verifica-se hoje que aquela escolha de 1933, seguida, em 1966, da constituição da Sofalca, foi uma excelente escolha, pois trabalhamos uma matéria-prima da qual Portugal é líder mundial, que é uma fonte 100% sustentável e renovável, não originando consumo de recursos (porque se renova de nove em nove anos). Só temos de agradecer e valorizar. É ainda um sorvedouro natural de carbono, com pegada negativa ao carbono de cerca de 300 kg por m3.

 

@NVGavião

 

O que é a cortiça expandida e o aglomerado negro de cortiça?

Cortiça expandida e aglomerado negro são dois nomes de um mesmo produto. É um aglomerado de cortiça produzido com cortiça de falca e vapor de água. O vapor a 400 0C é obtido por queima do nosso ‘lixo’, conferindo uma autossustentabilidade energética de 95% ao processo
produtivo.

Os nomes do produto derivam do processo industrial e das consequências produzidas. A falca em grão é atravessada pelo vapor a 400 0C, expande com o calor, liberta a rezina endógena que aglutina todos os grãos, produzindo um bloco ‘negro’, 100% natural, sem aditivos.

 

Leia também:

As árvores plantam-se, não se abatem

 

Enquanto elemento construtivo, quais são os benefícios da cortiça?

Isolante térmico, acústico, antivibrático e permeável ao vapor. Classificação A+ da qualidade do ar interior, saudável, eterno, com uso no exterior ou interior.

 

Quais são as aplicações deste material no espaço exterior?

Revestimento, isolamento, instalações temporárias e mobiliário.

 

Qual a durabilidade no exterior? É necessário algum tipo de manutenção ou limpeza especial?

É. Para uso interior é eterno. Para exterior, como é 100% natural e vegetal, é biodegradável com o tempo. Poderá ser protegido com verniz de base aquosa com proteção da cor e do envelhecimento, atrasando o processo natural.

Testes laboratoriais efetuados no LNEC, para saber a evolução ao fim de 25 anos, confirmam que ‘nada’ acontece além do envelhecimento normal, mais rugas.

 

Como é que as parcerias com arquitetos e designers permitiram inovar?

A Sofalca tem experiência de fabrico do aglomerado desde 1966. Os designers e arquitetos vieram trazer conhecimento, criatividade, mas sobretudo ‘provocação’, que gera desafio e resposta ao desenvolvimento de um produto. Assim nasceu a Gencork e a Blackcork.

 

De que forma é que optar por produtos em cortiça significa contribuir para a sustentabilidade?

A cortiça, por um lado, e o processo de fabrico do aglomerado, por outro, originam um produto com pegada negativa em 300 kg/m3 de CO2. O uso deste produto ajuda ao sequestro de carbono e a um planeta mais saudável.

 

A cortiça utilizada nos vossos produtos é proveniente do território nacional?

É toda adquirida a fornecedores nacionais, num raio de 50 km.

 

Onde podemos adquirir os vossos produtos?

Na fábrica, no site, em plataformas ou em algumas lojas.

 

Leia também:

Alba, uma marca com história

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar