Jardins do Mundo – Normandia

 

Viaje connosco!

 

Normandia

17 a 25 Maio

Festival Chantilly, Jardins e castelos da Normandia, Mont Saint-Michel

 

A Revista Jardins convida-o para mais uma viagem exclusiva, fazendo um périplo deslumbrante por entre as mais charmosas regiões do Noroeste de FRANÇA!

Começaremos na região Île-de-France, com visita panorâmica à cidade-luz, Paris, com destaque do pitoresco bairro de Montmartre, a Basílica Sacré-Coeur e a galeria impressionista do Museu d’Orangerie, para vermos as pinturas de Claude Monet dedicadas a belos jardins. Seguindo na província Picardie, aguarda-nos um dos pontos altos desta Viagem, a visita ao Festival Journées des Plantes no Château de Chantilly, onde seremos recebidos e guiados por um dos júris deste festival, sendo um dos mais prestigiados do Mundo da Jardinagem em França e na Europa. Pernoitaremos no charmoso Château Montvillargenne, um edifício do séc. XIX construído pela família Rothschild em estilo normando num parque de 06 ha. Em Chantilly aguarda-nos algumas Cool Surpresas, entre visitas ao Parc Jean Jacques e ao Domaine Château d’Ermenonville, entre outras.

Seguindo para a região Haute Normandie visitaremos Giverny, vendo ao vivo os Jardins de Claude Monet que vimos nas suas obras impressionistas em Paris. Pernoitaremos em Rouen, capital desta região francesa com destaque para a sua Catedral Notre Dame de Rouen, datada dos séc. XI-XII. Paragem em Neubourg para visitarmos o encantador Château Champ de Bataille com seus magníficos jardins anglo-indianos do séc. XVII (design André Le Notrê), refeitos em 1992 por Jacques Garcia, sendo hoje o maior parque privado da Europa 45 ha.

Chegados a Caen, na região Basse Normandie, visitaremos o centro histórico de Caen com destaque à Abadia das Damas e à Abadia dos Homens e ainda outro dos pontos altos desta viagem, a visita privada ao deslumbrante Château de Brécy, um monumento histórico do séc. XVII com um belíssimo jardim formal. Outro ponto alto desta viagem, será a pernoita junto do emblemático Mont Saint-Michel, visitando a sua fantástica Abadia, um centro de peregrinação.

Entrando na região da Bretagne, visitaremos ainda a cidade fortificada de Saint-Malo e parando ainda em Chartres, antes do nosso regresso a Paris, na despedida perfeita; visita ao Palácio & Jardins de Versailles.

Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa diretora e Arquiteta paisagista Teresa Chambel, bem como a Arquiteta paisagista Cristina Castel-Branco na recepção do Festival.

Um programa exclusivo para quem ama os belos Jardins deste Mundo!

 

Voos

Ida:

TP.440, 17 Maio, Lisboa, 10h25 – Paris, 13h50, duração 2h25

Volta:

TP.437, 25 Maio, Paris, 19h45 – Lisboa, 21h15, duração 2h30

 

Programa

Dia 1: 17 maio (6ª feira)

Porto / Lisboa – Paris

 

Montmartre

Comparência pelas 08h00 nas partidas do Terminal 01, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo TP.440 e partida ás 10h25 com destino a PARIS-Orly. Refeição-Snack paga a bordo. Chegada ao Aeroporto de Orly às 13h50.

NOTA: no caso do voo directo do Porto, deverá comparecer no Aeroporto do Porto às 04h00 para formalidades de embarque no voo TP.452, com partida às 06h00 e chegada a Orly às 09h10, aguardando pelo Grupo Base de Lisboa.

Recepção e assistência pelo guia local e início pelas 15h00, início do nosso tour panorâmico privativo com guia local em PT, vendo os edifícios mais emblemáticos do
centro histórico, com paragem no Jardim des Tuileries para visita ao Museu d’Orangerie, uma galeria de arte impressionista que contem trabalhos, entre outros, de Paul Cézanne, Henri Matisse, Pablo Picasso destacando as pinturas de Claude Monet e dos seus belos jardins.

Seguiremos para o pitoresco Bairro de Montmartre (18º Arrondisement), um antigo bairro boémio dos Pintores, onde outrora viveram artistas como Picasso e Dali, com as suas ruas sinuosas e repletas de lojinhas, restaurantes e descontraídos bares. Veremos a Basílica de Sacré-Coeur, construída entre 1875-1914, tendo sido utilizado mármore branco francês oriundo de Seine-et-Maine. Sendo um dos monumentos mais visitados da França, possui o formato de uma cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de 80m de altura, sendo inspirada na arquitectura romana e bizantina. O topo é aberto ao público e reserva uma vista

espectacular de toda a cidade de Paris. Possui ainda um Jardim de Meditação e no seu interior dentro da ápice, encontrará o mosaico Cristo em majestade, considerado um dos maiores do Mundo.

Jantar em Montmartre no Restaurante La Cremaillère 1900. Pelas 21h00, transporte privativo ao hotel localizado no 15º Arrondissement, Perto da Torre Eiffel. Alojamento em quarto standard no Hotel Mercure Paris Centre Tour Eiffel 4*.

 

 

Dia 2: 18 maio (sáb.)

Paris – Chantilly (Gouvieux)

 

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidades de check-out, saída às 09h00 para início do nosso Périplo na costa francesa, em autocarro privativo e em direcção a Chantilly, para província de Picardie, onde decorre o famoso Festival Journées des Plantes du Château Chantilly. Trata-se dum dos maiores eventos de referência na Jardinagem francesa, de Reputação internacional, que reúne num mesmo local, os apaixonados por Jardins, os Designers de Jardins e os curiosos, bem como uma vasta gama de várias plantas, tanto das mais clássicas, como das mais belas, da maisraras e as novidades do ano! São cerca de 200 expositores europeus que serão julgados por um Júri Internacional sendo o Grupo Jardins do Mundo, recebido por um deles, a Arqtª. Paisagista Cristina Castel-Branco, que nos fará uma visita guiada tanto pelo Festival como aos famosos Jardins do Château de Chantilly onde decorre o evento. O parque em seu redor cobre 155 hectares, dos quais 25 são planos de água e contem diferentes jardins, como o Jardim de Le Nôtre (criação preferida de André Le Nôtre do séc. XIX com parterres à francesa entre o terraço e o grande canal); o Jardim Inglês (desenhado pelo arquitecto Victor Dubois em 1817 e que possui o Templo de Vénus, a Ilha do Amor e as Fontes de Beauvais); o Jardim Anglo-Chinês (instalado em 1772 a leste dos parterres com pequenos canais, pontes de pedra e pequenas casas rústicas) e o Pequeno Parque (chamado Parque de Cabotière foi arranjado por Le Nôtre, que possuía em tempos um labirinto). Almoço livre na área de restauração do recinto.

De tarde terá tempo livre para explorar o Festival a gosto pessoal, existindo ateliers práticos e conferências, para descobrir, aprender e até comprar plantas! Pelas 17h00, comparência no Ponto de Encontro designado e transporte Privativo até ao Châteaux Montvillargenne para check-in. Jantar no castelo e alojamento em quarto standard no Hotel Châteaux Montvillagenne 4*.

 

Dia 3: 19 maio (dom.)

Chantilly – Ermenonville – Gouvieux

 

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída às 10h30 em autocarro privativo de regresso ao centro de Chantilly, desta vez para visitarmos o interior do magnífico Château de Chantilly (c/Audio-Guia), edificado numa localização idílica, junto ao afluente do rio Olse, sendo monumento histórico ligado à personagem de François Vatel (1631-71), que aqui teria criado a receita culinária do famoso Creme Chantilly. Trata-se na realidade de 02 edifícios, o Grand Château (que teve a sua origem numa fortaleza medieval do séc. XI de sete torres e rodeada por fosso de água, que controlava a rota comercial no rio Olse, de Paris para Senlis, tendo sido embelezado pelo Grande Condé no séc. XVII, destruído na Revolução Francesa, transformado em prisão no séc. XVIII e reconstruído pelo Duque de Aumule no séc. XIX, acumulando aqui admiráveis colecções de arte) e o Petit Château (datado de 1551 e construído para o Duque de Montmorency, militar, estadista e diplomata francês, tendo sido Marechal de França) que alberga uma biblioteca com cerca de 500 manuscritos e 12.000 volumes, incluindo um exemplar da Bíblia de Gutenberg. De destacar ainda a magnificência das Grandes Cavalariças, construídas entre 1719-1740, uma obra prima do arquitecto Jean Aubert, com 186m de comprimento, podendo albergar 240 cavalos e 500 cães utilizados outrora nas caçadas quotidianas na floresta de Chantilly. Tendo sido resgatadas por sua Alteza, o Príncipe Karim Aga Khan IV (actual proprietário), abrigam o Musée Vivant du Cheval.

Almoço no Castelo – Restaurante La Capitainerie. Aguarda-nos uma Cool Supresa!

Pelas 15h00, continuação da nossa jornada pela província de Picardie da Região Hauts-de-France, em direcção à comuna francesa de Ermenonville, com apenas 16km2 e onde se encontra o encantador Château d’Ermenonville, que teve origem no séc.X como fortaleza medieval que servia de controlo de tráfico entre Meaux e Senlis. Mais tarde no séc.XIV foi adquirido por Robert de Lorris, que depois o transformou em castelo e no final do séc.XVI foi adquirida por Dominique de Vic,
um companheiro de armas do rei Henri IV, que chegou a frequentar este castelo. Visita ao Parc Jean Jacques Rousseau com outra agradável Cool Surpresa!

Regresso a Gouvieux. Jantar no hotel. Alojamento em quarto standard no Hotel Château Montvillargenne 4*.

 

Dia 4: 20 maio (2ª feira)

Gouvieux – Giverny – Le Neubourg – Rouen

 

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidades de check-out, saída às 08h30 em autocarro privativo em direcção à charmosa Giverny, para ver ao vivo, o local das obras de Claude Monet, precisamente os famosos Jardins de Claude Monet, que ficaram eternizados nas suas pinturas. O jardim que se estende em frente à casa é o Le Clos Normand com 1 hectare, repleto de flores de ambos os lados da alameda central (rosas, tulipas, papoilas, lírios, peónias, narcisos, margaridas, etc) com diferentes alturas e variedades para dar efeitos de perspectiva e jogos de cores (como nas suas pinturas).

Visitaremos ainda o Jardim d’Água, com plantas de inspiração japonesa com um lago central repleto de nenúfares e várias pontes (que usa nas suas obras após 1897). Almoço livre num dos cafés/restaurantes locais de Giverny.

Pelas 14h00, seguiremos em direcção a Rouen, capital da região Haute Normandie, mas com uma paragem em Le Neubourg para visitar o esplendoroso Château du Champ de Bataille, obra-prima da arquitectura do séc.XVII, uma das jóias de França! A sua criação deve-se ao rebelde Alexandre de Créqui, primo do jovem Louis XIV, que era contra o absolutismo real, promovendo vários meses de combates, sendo derrotado por Mazarin que o condenou ao exílio nestas terras, tendo ele construído este palácio que o recorde do esplendor da corte e demonstre o seu poder. Faremos uma visita guiada aos seus jardins, inseridos num parque com 45 ha, com 20 lagos e fontes, sendo um desenho original de André Le Nôtre, no qual o actual proprietário Jacques Garcia se baseou quando fez uma completa reestruturação do jardim em 1992-93 e quinze anos depois com a colaboração de Patrick Pottier, um empreendimento colossal que o tornou no maior jardim privado da Europa, transformando um jardim clássico num jardim contemporâneo.

Continuação para Rouen. Check-in num hotel no centro histórico. Pelas 20h00, saída para jantar num restaurante local de distância pedestre. Alojamento em quarto standard no Hotel Mercure Rouen Centre Cathédrale 4*.

 

Dia 5: 21 maio (3ª feira)

Rouen – Caen

 

Após pequeno-almoço buffet no hotel, início do nosso tour pedestre com guia local às 09h00, pelo centro histórico e com destaque para a Catedral de Rouen, em estilo gótico flamejante, com origens no séc. IV, construída sobre uma igreja românica de 1063 (da qual apenas resta a cripta sob a actual catedral), já em 1145, tendo sofrido um incêndio que destruiu parte no final desse século. Em 1204 foi palco da recepção ao rei Filipe II de França, que anexou a Normandia ao reino francês. Os trabalhos da actual configuração foram feitos no séc. XIII, mas a torre de São Romano data da 2ª metade do séc. XII assim como os portais laterais da fachada. Só no séc. XIV foi construído o coroamento da Torre S. Romão e da torre da direita (Torre da Manteiga – assim chamada porque parte do seu custo foi pago com doações para o uso de manteiga consumida na quaresma). O portal central foi completado entre1509-21 pelo escultor Jean de Rouen, que mais tarde se instalou em Coimbra
sendo dos escultores mais importantes do Renascimento português.

Pelas 11h30 continuaremos nosso percurso pela costa da região Haute Normandie em direcção a Caen. Chegada pelas 13h00. Check-in no hotel e almoço.

Pelas 14h30, início do n/Tour privativo pedestre pelo centro histórico de Caen, com destaque nas duas catedrais mais famosas da cidade:

  • A Abadia das Mulheres (Abbaye aux Dames de Sainte-Trinité); Um mosteiro beneditino de freiras fundado no final do séc. XI pelo Guilherme o Conquistador e sua esposa Matilde de Flandres, aqui sepultada no coro em 1083, sob um bloco de mármore negro. As torres originais foram destruídas na Guerra dos Cem Anos e substituídas por balaustradas, um pouco menos marcantes, no séc. XVIII. Foi extinta na Revolução Francesa passando a ser usada como um hospital, no claustro principal mas os cânones continuaram a operar até 1908, quando passou a ser um lar de idosos.
  • A Abadia dos Homens (Abbaye aux Hommes de Saint-Étienne); Outro mosteiro beneditino fundado em 1063 também por Guilherme, tendo sido o resultado do processo de reconciliação do então Duque da Normandia (que depois se tornou Guilherme I, rei da Inglaterra) com o Papa Leão IX, a quando do casamento com a sua prima Matilde em 1049, apesar da interdição do Papa, ficando assim perdoado. O corpo do rei descansa na abadia desde 1087.

Pelas 17h00, seguiremos com transporte privativo, para uma visita exclusiva ao deslumbrantes Jardins & Château de Brécy, classificados como Monumento Histórico tendo sido construído entre 1626-36 por Philippe Lanney, provávelmente pelo arquitecto François Mansart (que desenho o vizinho Château de Balleroy). Pertença da família Jacques Le Bas desde 1638, foi quem lhe deu a actual grandeza, com a instalação do belíssimo portão principal e criação dum jardim em socalcos, rodeados por balaustradas e estátuas de pedra. Apesar de alguns tempos menos bons com a gestão menos boa de algumas gerações da família Le Bas e ter sobrevivido aos bombardeamentos da II Guerra Mundial, foi em 1955 que foi revitalizado pelo novo dono Jacques Lacretelle e desde 1992 com a intervenção dos actuais donos Didier & Barbara Wirth, foi quando a propriedade teve o seu Renascimento no actual encanto que podemos hoje conhecer.

Pelas 19h30, regresso ao centro de Caen. Pelas 20h00, saída para jantar em restaurante local de distância pedestre. Alojamento em quarto standard no Hotel Best Western Moderne 4*.

 

Dia 6: 22 maio (4ª feira)

Caen – Avranches – Saint-Malo

 

 

 

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidades de check-out, saída às 09h00, em transporte privativo, atravessando a região de Basse Normandie entrando na Bretanhe, em direcção a Saint-Malo, mas com uma paragem em Avranches, para visitar a Catedral Santo André datada do séc. XI ainda em estilo românico, tendo sido remodelada já em estilo gótico, no séc. XIII e com adições (do transepto sul e da Casa do Capítulo) no séc. XV. Visitaremos ainda o Jardin des Plantes d’Avranches com uma localização muito privilegiada, num belvedere suspenso entre o céu e a terra, de onde teremos a nossa primeira visão da imensa baía do Mont Saint-Michel que sempre inspirou tantos escritores do séc. XIX. Desde 2005 e no âmbito do projecto de revitalização deste área histórica, vários arquitectos paisagistas começaram a remodelar o jardim por fases, para lhe devolver a vocação de jardim vegetal, projectando 12 jardins distintos com espécies diferentes e estilo, desde camélias, rododendros, os bosques de bordo, o prado das cerejeiras em flor e uma Escola de Frutas.

Chegada a Saint-Malo pelas 13h30. Almoço numa crêperie local dentro da cidadela.

A tarde será dedicada à visita pedestre c/Guia local pelas ruas ruas e ruelas no interior desta cidade medieval portuária fortificada ás margens do Canal da Mancha,
rodeada por altas muralhas de granito, sendo outrora uma fortaleza para corsários (piratas aprovados pelo rei), daí ser conhecida como ‘Cidade dos Corsários’. Veremos a Catedral de Saint-Malo, construída nos estilos românico e gótico, com belos vitrais que retratam a história desta cidade.

Pelas 18h00, check-in no hotel dentro da cidadela e algum tempo livre para explorar esta animada cidade fortificada á beira do Canal da Mancha, com muitas lojinhas, bares e bonitos recantos para fotografar. Pelas 20h00, jantar no hotel. Alojamento em quarto standard no Hotel Golden Tulip Grand Bé Saint-Malo 4*.

 

Dia 7: 23 maio (5ª feira)

Saint-Malo – Mont Saint-Michel

 

 

Pequeno-almoço buffet no hotel. Após formalidades de check-out, pelas 09h00, seguiremos para o famoso Mont Saint-Michel. Chegada, colocação da bagagem no hotel e pelas 10h30, recepção pela nossa guia local para início do nosso tour pedestre, visitando deste local emblemático, um mosteiro fortificado no séc. XIII, uma das famosas 03 ‘bastides’ que marcavam a fronteira dos reinos no final da Idade Média, sendo esta também um santuário em homenagem ao Arcanjo S. Miguel. Consta que a história deste monte começou em 708, quando o Bispo de Avranches mandou construir aqui no então chamado de Mont Tombe, um pequeno santuário em honra do Arcanjo S. Miguel e depois no séc.X (em 966) os monges beneditinos se instalaram na abadia e foi-se criando um pequeno vilarejo ao seu redor nesta rocha, protegida pelas marés que o isolavam algumas horas por dia (facto que hoje já não acontece com a nova ponte que permite o acesso 24h). Destaque na visita á sua Abadia & seus jardins, um notável complexo abacial e histórico, além de ancestral centro de peregrinação. Classificado como Monumento Histórico desde 1862, foi classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1979.

Almoço em restaurante local no rochedo. Tarde inteiramente livre para explorar a gosto pessoal a ilha do Mont Saint-Michel. Algumas curiosidades históricas do local:

– o santuário é dedicado ao Arcanjo S.Miguel, pois segundo o Bispo de Avranches em 708, apareceu 03 vezes nos seus sonhos;
– o local foi devido ao presságio de um touro amarrado neste Mont Tombe;
– os monges beneditinos dedicavam-se à tradução dos textos de Aristóteles;
– foi uma prisão no reinado de Luís XI, recebendo os resistentes da Rev.Francesa;
– o culto religioso foi interrompido no séc.XVII e só restaurado em 1922, sendo as peregrinações retomadas em 1966, na celebração do milénio da abadia.

Jantar e alojamento em quarto standard no Hotel Le Relais Saint-Michel 4*.

 

Dia 8: 24 maio (6ª feira)

Mont Saint-Michel – Rennes – Le Mans – Chartres – Paris

 

Após pequeno-almoço buffet cedo no hotel, saída às 08h00 em autocarro Privativo, iniciando regresso a Paris, passando ao largo de Rennes, capital da Bretanhe e com uma paragem técnica perto de Le Mans. Chegada a Chartres pelas 12h00. Visita à famosa Catedral de Chartres, catedral católica de estilo gótico, sendo apontada como um dos grandes exemplos pioneiros da arquitectura gótica francesa sendo de realçar as suas esculturas e seus belíssimos vitrais. A importância desta catedral no Mundo Cristão é porque alberga a Sancta Camisa, um manto que teria sido usado pela Virgem Maria, peça essa que foi presenteada por Carlos, o Calvo, que inclusive teria sido o motivo da construção da catedral, no séc.XII, após um incêndio que devastou a igreja românica existente neste local. A sua construção iniciou-se em 1145 por Fulberto de Chartres e foi terminada em 1221 (sendo reconstruída após o tal incêndio de 1194), marcando assim o zénite da arte gótica na França, com uma vasta nave em puro estilo gótico ogival, adornada por estátuas finamente esculpidas em meados do séc.XII (3500 estátuas) e magníficas 176 janelas com vitrais dos séc.XII-XIII (que constituem a maior superfície de vitrais com 2600m2), com a maior cripta exterior da França e com um labirinto de pedra entalhado no piso da nave principal do séc.XII (com 261,5m). tornando-se nesta obra-prima inigualável que chegou até aos nossos dias.

Almoço em restaurante local, perto da Catedral. Será dado ainda algum tempo livre para explorar as lojas e as pequenas oficinas de vitrais ao seu redor. Pelas 16h00, continuação do percurso até ao centro de Paris, com o nosso hotel no 15º Arrondisement, perto da emblemática Tour Eiffel. Pelas 19h30, Jantar Especial de Despedida Surpresa (sugerida indumentária elegante florida). Alojamento em quarto standard no Hotel Mercure Paris Centre Tour Eiffel 4*.

 

Dia 9: 25 maio (sáb.)

Paris – Lisboa / Porto

 

Versailles

 

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidades de check-out saída às 09h00, em transporte privativo até Versailles, para fazermos a despedida perfeita com a visita guiada aos Jardins & Palácio de Versailles residência do rei Luís XIV desde 1682 até 1789 (quando a família real foi Forçada a voltar á capital), época em que a Corte de Versailles era o centro do Antigo Regime francês. Já existia um pequeno castelo no local desde 1038, mas foi só em 1624 que o rei Luís XIII ordenou a construção dum castelo para caça na floresta de Versailles, que foi sendo ampliado, tendo o seu auge no reinado do filho, rei Luís XIV que amava este local e com o arquitecto Louis Le Vau e o paisagista André Le Nôtre, deu a magnificência que conhecemos hoje em dia tanto ao palácio real (com a criação do Grand Appartement du Roi e do Grand Appartement de la Reine e dos novos salões dedicados aos Deuses Romanos e mais tarde a famosa Galeria dos Espelhos, mais as 05 capelas e uma Ópera) como aos jardins reais, um dos maiores jardins formais alguma vez criados, com extensos parterres, fontes e canais, onde recebiam grandes festas, sendo a 1ª, a Festa Plaisirs de l’île Enchantée, que ficou famosa pela sua grandiosidade (600 convidados) e ostensividade.

Almoço livre no palácio. Pelas 16h00, comparência no Ponto de Encontro designado e transporte privativo ao Aeroporto de Orly, para as formalidade de embarque no voo directo TP.437, com partida ás 19h45 e destino a Lisboa. Refeição-Snack paga a bordo. Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado ás 21h15.

NOTA: No caso do regresso no voo directo ao Porto, será providenciado um transfere separado de Versailles mais cedo, para embarque no voo directo TP.455, com partida às 17h55 e chegada ao Aeroporto Sá Carneiro às 19h05.

Fim da viagem.

 

Alojamento

Paris | Hotel Mercure Paris Centre Tour Eiffel 4*

Montvillargenne | Hotel Château Montvillargenne 4*

Rouen | Hotel Mercure Rouen Centre Cathédrale 4*

Caen | Hotel Best Western Plus Le Moderne 4*

Saint-Malo | Hotel Golden Tulip Grand Bé Saint-Malo 4*

Mont Saint-Michel | Hotel Relais Saint-Michel 4*

 

Preços

 

Veja aqui o programa detalhado, preços e pacotes

 

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 31 março 2024

Para reservar o seu lugar, envie email para: [email protected]

Os lugares são limitados – inscrições aceites por ordem de chegada.

Depósito de sinalização 10%: 300€ não reembolsáveis

1º Reforço 25%: 700€ (até 01 FEV./24)

2º Reforço 35% = 1000€ (até 15 MAR/24) (desistências após esta data, multa de 10%)

Liquidação da viagem (restantes 30%) até 15 de abril de 2024 (desistências após esta data, multa de 100%)

Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para: NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

 

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390

Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | [email protected]

 

Veja também a nossa viagem aos AÇORES

Jardins do Mundo 2024 – Açores

 

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar