Entrevistas

No jardim com Fernando Guedes

entrevista a fernando guedes

 

Conheci o Fernando na Direção da Associação de Jardins Históricos.

 

Outro membro do clã Guedes da Aveleda, mora com a mulher, Ana, na Casa de Juste, uma quinta magnífica onde recebem amigos e clientes num ambiente acolhedor e simpático. Também comercializam compotas, vasos italianos e outros objetos de decoração e jardinagem.

 

Onde se situa o seu jardim e que área tem?

Em Lousada, na freguesia do Torno. Numa área de seis hectares de vinha, o jardim estende-se por 1 km de percursos à volta da propriedade murada, e uma horta ajardinada em canteiros de buxo. Fora há uma floresta de pinheiros-mansos, medronheiros, carvalhas-portuguesas, bétulas, faias, freixos, sobreiros, castanheiros-da-índia, azevinhos, também com percursos pontuados de ciprestes e camélias, que espero venha a ser um parque florestal emblemático.

 

O que faz no seu jardim? Tem ajudas?

Tudo… tenho um jardineiro mais uma ajudante quatro manhãs por semana, uma hortelã três manhãs por semana e dois jardineiros especializados em corte de árvores de grande porte uma vez por semana.

 

 

Quantas horas dedica por semana/dia à jardinagem?

Normalmente, só consigo arranjar tempo aos fins de semana e feriados, na companhia da minha querida Ana. Durante a semana, tento, pelo menos, entre as 8h e as 10h, dedicar-me às tarefas do jardim quase todos os dias.

 

Leia também:

Alba, uma marca com história

 

Que as ferramentas de jardinagem usa no diariamente?

Tenho uma motosserra a bateria com corta-sebes incluído, muito útil, tesouras várias, ancinho, enxada, forquilha, pá, soprador a gasolina, trator corta-relva, carretas e um triturador a gasolina.

 

Quais sãos os seus jardins preferidos em Portugal e no mundo?

Em Portugal, o jardim da Quinta da Aveleda, que me é muito querido por razões várias e me lembra sobretudo a minha infância; a maior parte dos jardins de Sintra, que visito regularmente. Lá fora, adoro os jardins ingleses sobretudo o Leven´s Hall, na Cúmbria.

 

Recomenda algum livro sobre jardins? Que revistas ou jornais lê sobre o tema?

Assino a revista Jardins, da qual gosto muito, a Mon Jardin, a The Garden e a Topiarius, cuja assinatura me foi oferecida pelo meu grande amigo head gardener Chris Crowder. Gostaria de ler o livro Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal, mas ainda não consegui comprá-lo.

 

 

 

Que sites visita sobre o tema?

Vejo normalmente documentários na Netflix e o Instagram de vários jardins em todo o mundo.

 

Qual foi o último objeto relacionado com jardinagem que comprou? E o que ofereceu?

Comprei mais camélias para juntar à coleção de mais de 300 que já tenho e ofereci uma nova camélia que a Isaura Allen (Quinta de Villar d’Allen) e eu registámos com o nome de Ana de Juste à Ana minha mulher.

 

O que aconselha aos jardineiros amadores? Fez algum curso?

Não fiz curso nenhum, a minha apetência para jardinagem está no meu ADN. Desde miúdo que intuitivamente jardinava em todos os jardins das casas dos meus avós. Aconselho aos jardineiros amadores que verdadeiramente gostam de jardins a fazerem formação e, se conseguirem, a viajar para ver as maravilhas que existem lá fora; é a melhor forma de aprendizagem.

 

Qual é a sua planta ou flor favorita?

Camélias.

 

 

Em que horto compra as suas plantas e porquê?

Nos Viveiros de Castromil, as árvores e arbustos; as camélias na Quinta de Vilar d’Allen, que tem das variedades mais antigas portuguesas. Também compro ao Sr.
António Assunção, que tem um horto em São Torcato com uma das maiores coleções de grande variedade.

 

Que móveis de jardim tem e quais considera indispensáveis? Como cuida deles?

Tenho mesas e cadeiras da Carmo que são em madeira e não necessitam de grandes manutenções.

 

Qual foi o momento/acontecimento que o fez interessar-se por jardins?

A minha família sempre foi proprietária de grandes jardins, onde fui criado e sempre foram parte integrante da minha vivência. Acho que foi sempre um dos fatores que mais me influenciou nesta minha ligação, fascínio e dependência.

 

Há quanto tempo pratica regularmente a atividade de jardinagem?

Desde que me lembro.

 

Leia também:

No jardim com… José Luís Vasconcelos e Sousa

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar