Jardins & Viagens

Orquídeas e flora da Colômbia

A Colômbia é um dos países com maior biodiversidade do mundo e merece uma visita.

Vale-de-Cocora-com-Palmeiras-de-Cera

Vale de Cocora com Palmeiras-de-Cera

Neste artigo dividido em duas partes, vou mostrar-lhes um pouco do que me deslumbrou neste magnífico país.

O slogan com que nos brindam à chegada é “Colômbia, o único risco é não querer regressar!”. E foi com esse sentimento que regressei a Portugal após duas semanas plenas de maravilhas mas com a certeza de querer voltar!

Naturalmente diversa

É um país que ainda sofre com a memória da ditadura de Pablo Escobar, das guerrilhas e da sombra do submundo do narcotráfico. É um dos países mais povoados e que agora sofre também pela sua proximidade e fronteiras com a Venezuela. Mas é um país de gente positiva e que recupera a custo do seu passado negro, mas preparando-se para um futuro mais luminoso. O turismo é um sector comercial que está em franca expansão e com todas as maravilhas naturais, uma história tão rica, a fabulosa gastronomia e a maneira naturalmente simpática de receber os visitantes, uma visita à Colômbia será, como foi para mim, uma magnífica surpresa!

Jardim-em-Vila-de-Leyva

Jardim em Vila de Leyva

A cordilheira dos Andes molda grande parte dos países que atravessa por toda a zona ocidental da América do Sul, e é na Colômbia que os Andes se dividem em três cadeias montanhosas, a Ocidental, a Central e a Oriental, assim, o país acumula uma enorme variedade de paisagens e zonas climáticas separadas por estas três estruturas geográficas de grande relevo. Entre elas, correm diversos rios, sendo os principais o rio Cauca e o rio Magdalena e ao viajar por este país pude admirar zonas muito diferentes entre vales verdejantes, altos picos montanhosos, vulcões, zonas de selva amazónica, campos de plantações de café, bosques andinos muito variados, as zonas costeiras do oceano Pacífico e, a norte, as zonas quentes do mar do Caribe.

Por todo o país se vê muito verde, mesmo na super populada cidade de Bogotá, a capital, com mais de nove milhões de habitantes, tanto como a população total de Portugal numa só cidade. Tanto a zona antiga como as zonas circundantes são muito interessantes para uma visita. Depois de Bogotá, seguimos para Vila de Leyva, de arquitetura colonial e onde visitei um jardim particular, muito bonito, e que lembrava um pequeno jardim inglês. Não o que esperávamos encontrar ali. São muitos os parques e reservas naturais e nessa zona fica o Santuário de Fauna e Flora de Iguaque onde se puderam observar várias espécies botânicas.

Orquídeas

Bambu, Café e Palmeiras

Seguindo para a região do Eixo Cafeeiro, em Pereira, ficamos na Hacienda la Herencia, uma quinta muito bonita, aproveitada para o turismo e com muito para oferecer para além da simpatia. Na hacienda conhecemos o bambu Guadua (Guadua angustifolia), uma espécie de bambu das zonas tropicais da América do Sul considerada uma das mais fortes e resistentes matérias vegetais, utilizada muito em construções de edifícios. Este bambu, com cerca de 25 cm de diâmetro, é dito como “tão forte como o aço”. Os bosques de bambu são, portanto, muito importantes para as populações da Colômbia.

Também no Eixo Cafeeiro, depois de uma visita a uma plantação de café, onde aprendi que se plantam muitas bananeiras para dar sombra ao café, visitei o Jardim Botânico de Quindío, um maravilhoso parque botânico que apresenta a coleção nacional de palmeiras, um borboletário e vários pontos de observação de aves e outra fauna bem como um museu de Geologia e um museu etnobotânico. Fomos recebidos pelo presidente do parque com quem conversámos e que nos deu a provar uma grande variedade de maravilhosos frutos, muitos deles para nós desconhecidos.

Plantação de uma palmeira

Plantação de uma palmeira

Uma das mais raras palmeiras da Colômbia é a palmeira-da-cera, do género Ceroxylon, constituído por 12 espécies, sete delas existentes na Colômbia e que, devido à desflorestação, à criação de gado e ao uso das folhas para manifestações religiosas, estão em perigo de extinção. Estas palmeiras, também chamadas palmas-brancas produzem no seu tronco liso uma matéria cerosa utilizada para fins industriais e produção de velas. Ao visitarmos o vale de Cocora pude ver vários exemplares, desta que é a árvore nacional da Colômbia e é a palmeira mais alta do mundo, atingindo os 60 metros de altura. Nesse local deixei a minha pequena pegada natural plantando um exemplar destas palmeiras aderindo a um programa de recuperação e reflorestação de áreas protegidas.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar