Notícias

Parque da Pena aposta em charcas naturais para armazenar água

Nova charca natural no Parque da Pena

 

Dia 12 de abril, às 14h30, a Parques de Sintra inaugura a charca naturalizada do Parque da Pena, um espelho de água que contribui para tornar este jardim histórico mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas, valorizando-o a nível paisagístico. O evento contará com a presença do Conselho de Administração da empresa, liderado pela Presidente Sofia Cruz.

Em linha com a missão da Parques de Sintra, o projeto de implementação da charca naturalizada, conjugado com intervenções nos sistemas hidráulicos adjacentes, vem aumentar a capacidade de armazenamento de água no interior do Parque da Pena e favorecer a gestão racional e sustentável deste recurso natural. A existência deste reservatório de água capaz de reter 2600m3 permite que a rega dos jardins seja efetuada com recurso a água não potável e é fundamental no âmbito da defesa e combate a incêndios florestais.

Simultaneamente, o projeto contempla a criação de um habitat aquático, que promove a conservação da natureza e a biodiversidade, com espécies de flora – foram plantados cerca de 5000 exemplares de plantas aquáticas e terrestres autóctones – e de fauna, registando-se já a presença de anfíbios, como tritões marmoreados, rãs e salamandras. Equipada com uma plataforma em deck que funciona como observatório, a charca naturalizada desempenhará um papel importante na sensibilização ambiental dos visitantes do Parque da Pena.

O programa da inauguração inclui uma visita guiada ao espaço conduzida por Elsa Isidro, arquiteta paisagista da Parques de Sintra responsável pelo projeto.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar