Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 16 a 22 de junho

Mais uma semana com um  feriado, aproveite para dar um avanço às suas tarefas de final de primavera e inicio de verão. Flores, aromáticas e frutos são indispensáveis para um verão, saboroso, colorido e aromático.

Tarte de ruibarbo

Nos dias 16 e 17  semear e plantar folhas

O ruibarbo é uma planta muito antiga, com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais. Pode semear agora, deixe 90 cm de distancia entre linhas e entre plantas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica. É uma planta que tem a vantagem de estar muito bonita no inverno e acaba também por ser ornamental com os seus caules encarnados.

Plantação de ruibarbo

 

Ruibarbo

Leia também: A cultura do ruibarbo 

Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É muito utilizado na industria farmacêutica como matéria prima na produção de medicamentos. Também  é usado na indústria das bebidas para a produção de licores e tónicos digestivos. A nível gastronómico, é muito versátil. Tem uma acidez natural que é ideal na preparação de doces, compotas, tartes, batidos e sobremesas. É também muito utilizado em saladas; na preparação de molhos; vinagretes; sopas e pratos salgados. A tarte de ruibarbo é um clássico da gastronomia americana.

 

Nos dias 18, 19 e 20 semear e plantar frutos

Feijão

 

Condições de cultivo

  • Gosta de solos soltos e bem drenados com um pH neutro;
  • Não aguenta a secura mas não tolera o encharcamento;
  • É sensível à geada, que precisa de uma temperatura do solo acima de 14ºC para germinar e de algum calor após a floração (entre 20º C e 30ºC).
  • Pode semear-se agora em local definitivo, em linha, enterrando os feijões a 3 cm de profundidade. A distância entre linhas deve ser de cerca de 70-80 cm e a distancia entre pés de feijão de 35-40 cm.
  • Não se esqueça que quando começarem a crescer os deve tutorar (colocar uma haste ou vara cravada no solo para segurar a planta de modo a que não se vergue) pois são plantas trepadeiras.

Propriedades medicinais e benefícios do feijão

É muito rico em proteínas, potássio, magnésio e ferro e fibra. É uma excelente fonte de energia, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a combater o colesterol.

 Leia o artigo: Cultura do feijão

 

No dia 21  plante e semeie raizes

Beterraba

No verão os legumes frescos ainda sabem melhor, a beterraba cozida em saladas ou assada no forno é uma delícia! Experimente semear na sua horta ou em vaso?

Condições de cultivo

Pode semear em tabuleiros ou local definitivo. Quando transplanta deve deixar uma distância de 10 -15 cm entre plantas. Necessitam regas regulares pra não ficarem muito duras e com fendilhamento. Gosta de solos ricos em matéria orgânica. Pode ser colhida ao longo do outono e inverno.

Leia também: Beterraba, uma hortícola deliciosa

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

Tem um sabor adocicado com travo a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são utilizados para desintoxicar e purificar o organismo e para dietas de emagrecimento.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É uma fonte natural de vitamina A,B e C.

Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

 

 

No dia 22 plante e semeie flores

Dama-da-noite

 

 

Uma das plantas mais aromáticas que pode ter no jardim é a dama-da-noite, tem a particularidade de as suas flores só abrirem à noite, mas o aroma intenso não deixa ninguém indiferente. É um dos aromas indispensáveis e inconfundíveis das noites de verão.

Leia o artigo sobre esta planta: aqui.

Condições de cultivo

Plante-a numa zona abrigado do vento e do frio, com uma exposição solar de manhã e protegida do sol pela tarde, gosta de solos bem drenados e necessita de regas regulares.

Não tolera geadas, nem zonas muito frias pois é sensível. Mas uma vez instalada consegue sobreviver em zonas mais frias do pais, embora seja mais fácil de cultivar em zonas mais quentes e amenas.

Uma planta fácil de  cultivar em vaso desde que este tenha pelo menos 40 cm de altura, pois é uma planta que atinge mais de 2 m de altura.

Veja o vídeo desta semana: Como cultivar sardinheiras

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar