Pragas e Doenças

Percevejo da couve

Percevejo da couve

Fique a conhecer as principais características desta praga e saiba como pode combatê-la.

Praga

Percevejo da couve (Eurydema ornatum L. e E. festivum L.).

Características

É um inseto de forma oval e tamanho médio, que pode ter a cor amarela, vermelha, preta ou branca. O adulto mede 7-10 mm de comprimento.

Ciclo biológico

Passa o inverno no estado adulto, refugiado em abrigos naturais (troncos, folhas, pedras, etc.). Na primavera, as fêmeas são fecundadas e colocam os ovos cilíndricos, alinhados em pequenos grupos (cerca de 12 ovos), na página inferior das folhas das couves. Este procedimento repete-se 4-7 vezes em vários locais da planta até atingir um total de 48 a 84 ovos. Ao fim de 9-11 dias nascem as larvas que ficam algum tempo nas cascas dos ovos antes de os abandonarem. Em junho atingem a fase adulta e em julho voltam a copular e a colocar mais ovos, dando assim origem à segunda geração que termina em agosto com a chegada à fase adulta.

Plantas mais sensíveis

Couves, mostarda branca, nabos e nabiças, mas também em cereais e batatas.

Danos

São mais sensíveis em couves jovens, acabadas de plantar. Devido às picadas, nota-se um irregular crescimento das plantas e o aparecimento de manchas ou pontos claros no limbo das folhas.

Combate biológico

Prevenção/aspetos agronómicos

Retirar o percevejo manualmente; Plantar mostarda branca para atrair os percevejos e ser mais fácil a captura; realizar rotações de 4-5 anos; limpar as ervas daninhas, especialmente as cruciferas.

Luta química biológico

Aplicação de inseticidas com piretro.

Foto: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar