Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 11 a 17 de agosto

Uma semana de agosto com temperaturas de outono, os dias são para cuidar das suas plantas. Regar, podar, fertilizar, colher, e tratar se por acaso observar algumas pragas ou doenças.

Nos dias 11 e 12: plantar e semear frutos

Framboesas

Cada vez há mais pessoas a quererem cultivar frutos vermelhos, são saudáveis e deliciosos e são fáceis de cultivar. As framboeseiras são plantas arbustivas que crescem como trepadeiras, uma espécie de silvas.

Convém encostá-las a uma parede ou muro, ou a uma estrutura de apoio do tipo espaldeira. Pode atá-las para garantir que ficam seguras.

São plantas com picos, por isso convém utilizar luvas quando as planta.

Para além disso, quando compra as suas framboeseiras certifique-se se compra uma espécie remontante (que vai frutificar no ramo do ano); evite uma não remontante (que frutifica no ramo do ano anterior), pois neste caso deverá ter cuidado com a poda para não comprometer a frutificação.

Condições de cultivo

Estas são plantas que necessitam de zonas com pelo menos 4 a 5 horas de sol direto por dia mas também necessitam de horas de frio para frutificar.

É muito importante a qualidade do substrato que se utiliza pois elas precisam de substratos com textura média, ricos em matérias orgânica e com um pH ligeiramente ácido. Podem ser plantadas no outono, primavera e verão.

Como todos os frutos vermelhos têm a mesma exigência em termos de substrato vamos aproveitar o espaço no vaso para outras culturas. Assim, pode plantar em volta da framboesa, morangueiros também eles remontantes para que tenhamos várias frutificações ao longo do ano.

Veja mais: Vídeo: Como Plantar Framboesas

Propriedades e benefícios das framboesas

Combatem a retenção de líquidos, ajudam o organismo a libertar toxinas, fortalecem o cabelo, as unhas e a pele.

Ricas em antioxidantes, como a vitamina C. Ou seja, uma mão cheia deste fruto cobre cerca de 88% das nossas necessidades diárias desta substância.

Nos dias 13, 14 e 15, plante e semeie raízes

Rabanetes

Um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina rapidamente (30 a 45 dias tem produção). Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

 Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes.

Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira. De qualquer forma, em quatro semanas terá os rabanetes prontos a arrancar da terra e meter na saladeira!

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia pois tem um grande poder diurético, ajudando a combater infeções do sistema urinário.

É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial.

Especialmente rico em antioxidantes, previne doenças cardio vasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Nos dias 16 e 17: semear e plantar flores

Impatiens

Vou falar de uma Impatiens especial, a variedade sunpatiens, porque se desenvolve bem à sombra e ao sol. Tem também uma floração exuberante e prolongada, que dura desde a primavera até ao outono. São plantas robustas que podem crescer até 90-120 cm.

A Impatiens Sunpatiens é um híbrido de Impatiens waleriana criado pela companhia japonesa Sakata Seed Corporation. São originárias do Quénia, Moçambique e Zanzibar.

Condições de cultivo

Tanto se desenvolvem bem ao solo pleno como na sombra ou meia sombra.

Se plantar em vaso deve fazer uma boa drenagem do mesmo, com a colocação de uma camada de argila expandida no fundo.

Preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânico, por isso deve fertilizá-las quando da plantação e mensalmente durante o verão.

Deve regar com muita regularidade principalmente nos períodos de maior calor. São Plantas tolerantes ao calor e à humidade.

Como cultivar?

  1. Antes de tudo, abrir uma cova com uma dimensão ligeiramente superior ao tamanho do vaso.
  2. Colocar um adubo orgânico para plantas com flor.
  3. Colocar cada planta no centro para que fique estável e colocar a terra que se retirou ou novo substrato até a planta ficar à mesma altura do que estava no vaso.
  4. Deve deixar sempre 20 a 30 cm de distância entre plantas.
  5. Regar a seguir à plantação.

Ou veja o vídeo passo a passo!

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar