Passo a Passo

Sopa da Natureza

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que as coisas simples da vida são muitas vezes as melhores e o mesmo podemos dizer das atividades: as mais simples de fazer conseguem ser, por norma, as mais interessantes! Adoro a ideia de as crianças usarem a Natureza para brincar; há tantas texturas, cores e formas para explorar, sobretudo em brincadeiras livres!

Este mês de verão pede uma atividade refrescante: a Sopa da Natureza é uma mistura de limões frescos, flores, pedrinhas, folhas e água com vários tons. Uma experiência sensorial perfeita para as crianças mais pequeninas, e um mote para a exploração da criatividade e imaginação dos mais crescidos. Esta é uma atividade para os dias quentes, mas é algo que podemos fazer em qualquer altura do ano, porque, no inverno, uma Sopa de Lama será igualmente um sucesso!

O jogo sensorial e imaginativo associado à criação de uma Sopa da Natureza pode ter muita profundidade, porque em cada momento há lugar para a comunicação, tomada de decisões, entreajuda e muitas oportunidades de aprendizagem.

Desta vez não há regras para fazer, é apenas necessário procurar e disponibilizar os materiais e deixar a brincadeira acontecer livremente! Seguem-se assim apenas algumas sugestões para vossa orientação.

Resultado final da sopa da natureza

Resultado final

 

Material necessário

Água

Bolhas de sabão

Corante alimentar

Objetos naturais variados: folhas, flores, bagas, pauzinhos, etc.

Rodelas de limão

Recipientes variados

Cubos de gelo

Utensílios de cozinha (ou de brincar)

Sugestão de atividade

1. Disponibilizar um recipiente com água, de forma a que a criança possa servir-se facilmente.passo 1

2. Apresentar os vários “ingredientes” para a sopa.Passo 2

3. Oferecer vários tipos de recipientes e utensílios para a criança explorar: canecas, copos, colheres, pratos, etc.Passo 3

 

Educação sensorial

As atividades que incluem o uso das mãos, dos sentidos e das ações espontâneas da criança são consideradas educação sensorial porque desenvolvem o intelecto da criança. Entre os 2 e os 6 anos, período em que o sistema nervoso ainda está a desenvolver-se, este género de atividades ajuda a criança a adquirir as habilidades necessárias para uma aprendizagem intelectual posterior.

Mais tarde, a partir dos 6 anos, estas atividades proporcionam uma brincadeira livre de regras, onde podemos observar e orientar a criatividade e a imaginação da criança. E tudo isto com a Natureza!

 

Pode ver esta e outras atividades na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou através do Facebook, Instagram e Pinterest.

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