Inspirações

Sugestões de fim de semana: 26 e 27 de janeiro

Procura inspirações e ajuda para começar a jardinar e a cultivar os seus alimentos? Esta semana trazemos-lhe mais sugestões de livros, sites e filmes sobre natureza e cultivo, que prometem ajudá-lo(a) na sua horta, quintal ou jardim.

Livros

“Song for Will and The Lost Gardeners of Heligan”

Autores: Hilary Robinson (Texto) e Martin Impey (Ilustrações)

Editora: Strauss House Productions

Edição: 2017 com 68 Páginas

Opinião de José Santos

Uma bonita e comovente história constituída por cartas ficcionadas entre o moço de recados (o mais jovem aprendiz de jardineiro) Alfi e, da então grande propriedade de Heligan, e Fred, um dos jardineiros que partiu para a guerra. É um livro baseado em factos reais pois no início da Primeira Guerra Mundial, os jardins empregavam mais de duas dezenas de trabalhadores, dos quais só seis ficaram durante os anos em que a guerra durou. Com as cartas trocadas entre o pequeno Alfi e e o jovem Fred, ficamos a conhecer um pouco da vida dos que continuaram em Heligan e também das difi culdades de quem partiu para a guerra.

Uma bonita homenagem a todos os que lutam em quaisquer guerras. Em Heligan, foram poucos os que voltaram. Os jardins nunca mais foram os mesmos. A vida nunca mais foi igual.

Todos perdemos. Um desperdício. O facto de ter estado já duas vezes nos jardins de Heligan (na Cornualha) ajudaram a visualizar todo o ambiente, com a ajuda das bonitas gravuras que embelezam do livro. Vou com certeza voltar a este livro pelas memórias que me traz. Escrito em inglês.

Web

The Filix

Melissa, a autora desde blog, estudou botânica e especializou-se em plantas nativas. Considera-se uma plant geek pois adora plantas e tudo o que está relacionado com elas. No seu blog além de falar muito sobre todo o tipo de plantas, de como cultivar e cuidar, também apresenta projetos de DIY, sugestões de materiais, ferramentas e equipamentos de jardinagem. Ela, o marido e os filhos cultivam um jardim onde plantam principalmente plantas da flora nativa e onde ao longo do tempo têm vindo a remover as plantas infestantes como a hera e a madressilva.

TV & Series

“Love Your Garden”

“Love your Garden” é uma série Netflix protagonizada pelo famoso horticultor Alan Titchmarsh, onde os jardins de sonho se tornam reais. Nesta série vai poder assistir a remodelações e transformações de espaços e jardins exteriores, e quem sabe, inspirar-se para construir o seu.  A não perder!

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Com José Santos

Poderá Também Gostar