Jardim

Exuberante pátio com plantas do quotidiano tropical

Neste pequeno espaço, podemos observar um desenho tropical com espécies de folhagem forte e majestosa, capazes de puxar pela incrível arquitetura que este pátio oferece.

Que ótima foi aquela primeira sensação de interromper todos os meus pensamentos que a expectativa da rotina do jardineiro traz – vivo num mundo de trabalho que é inerente ao belo e ao natural – quando a este pátio cheguei, para ficar a olhar com surpresa e demoradamente, de olhos bem abertos, ouvidos tapados a ruídos que me trouxessem à realidade e, de repente, imaginar estar noutro lugar distante, cálido e luxuriante. Essa viagem feita na visão do imaginário, tão perfeita, levou-me incondicionalmente propor um desenho tropical com espécies de folhagem forte e majestosa, capazes de puxar pela incrível arquitetura que este pátio oferece, para poder conceber um jardim-de-pátio-mais-que-perfeito. Proposta dirigida, trabalho encomendado, de imediato aceite no exato momento que aqui pisei. Daqui em diante, jamais hesitei. E que bom é sentir como jardineiro, ver, decidir, escolher e mexer num jardim assim.

O projeto

Que sensação indescritível não ter nenhuma dificuldade em listar o que aqui poderei plantar. Privilégio permitido num raríssimo encontro de um desejo expresso de quem quer ter um jardim tropical que coincide num extraordinário cenário cujo risco de arquitetura promove um excelente microclima para plantas realmente delicadas e invulgares no design de jardins exteriores em Lisboa. Assinatura única que me entusiasmou tanto a criar a excelência de um jardim tropical que poderia ser meu, mas não é. E fico feliz por alguém tê-lo que não eu! Acrescento uma jóia da botânica tropical na capital portuguesa que foi plantada com a equipa da @raizurbanajardins. Planear um jardim pequenino que quero ser motivo de fazer quem o olha feliz, e bem-sucedido, traz a preocupação de saber que as plantas, nesta circunstância, não têm muito espaço para se desenvolverem nem recursos duradouros no composto que lhes garanta uma vida saudável e uma melhor apresentação. É um facto que a experiência acusa sempre que é preciso montar jardins em floreiras ou canteiros. A confiança num bom substrato dita a aprovação no objetivo da equipa: conseguir o melhor resultado é o melhor sorriso para quem planeia e a quem se confia a execução do jardim. Acresce a escolha de espécies tropicais, habituadas a crescer em forte competição e em pouco solo, sendo perfeitas para este lugar cuja própria arquitetura chama a si a exuberância dos padrões e dimensões exóticos do estilo tropical.

As plantas

A função estética dos exemplares é o principal critério na disposição do pequeno jardim, caso daqueles com folhagem ornamental de padrões fortes, como a Goeppertia burle-marxii syn. Calathea burle-marxii, de formas imponentes, como a protagonista Alcantarea imperialis, ou de estilização nas ramificações, como a Dracaena reflexa var. angustifolia syn. Dracaena marginata, todos plantados para que sejam lidos de modo explícito, acompanhando o pequeno percurso até à entrada da casa. As diferentes apresentações das folhas dos vários exemplares de palmeiras, farão o dramatismo de que pretendemos dotar todo o cenário montado para atrair a atenção, do geral ao pormenor. E os detalhes serão justificados no debruado dos fetos que fazem movimento sob a mais leve aragem sentida. Planos visuais distintos e não continuados foram outro ponto que define e caracteriza este pequeno pátio. Alguns dos exemplares, hoje menos expostos, irão crescer, outros trepar e mostrar a sua grandeza com o tempo, surgindo inesperadamente, ofuscados por outros exemplares que não têm a mesma dimensão e, assim, está garantido o dinamismo e efeito de transformação na apresentação do espaço prolongado no tempo.

Espécies

Alcantarea imperialis
Asplenium nidus forma cultivar
Blechnum gibbum
Cambria forma cultivar
Colocasia esculenta cv. `Aquatilis´
Cordyline fruticosa cv. ´Kiwi`
Cymbidium eburneum
Dracaena reflexa var. angustifolia syn. Dracaena marginata
Dypsis lutescens
Goeppertia burle-marxii syn.
Calathea burle-marxii
Gomesa flexuosa syn. Oncidium flexuosum
Howea forsteriana
Monstera deliciosa
Neoregelia johannis forma cultivar
Philodendron cv. ‘Camouflage’
Philodendron cv. ‘Green Dragon’
Philodendron hastatum
Philodendron quinquenervium
Ptychosperma elegans
Soleirolia soleirolii e formas cultivares
Strelitzia nicolai
Syngonium Podophyllum cv. ‘Emerald Green’
Thaumatophyllum bipinnatifidum syn. Philodendron bipinnatifidum cv. ‘Shangri-La’
Thaumatophyllum xanadu syn. Philodendron xanadu
Tillandsia ionantha
Tillandsia juncifolia

Poderá Também Gostar