Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 28 de janeiro a 3 de fevereiro

Este ano o inverno tem sido pouco rigoroso, quer em temperaturas, quer em chuva, o que faz com que uma série de plantas estejam “baralhadas” e não tenham perdido ainda as folhas totalmente ou estejam com florações fora da época. Este é o caso de algumas buganvílias, suculentas e magnólias, que tenho visto em flor completamente fora da época. Isso permite-nos antecipar algumas plantações e sementeiras (nas zonas menos frias ou em estufa, abrigo ou em casa), para que na primavera consigamos começar cedo a plantar as nossas plantas.

Pastinaca

No dia 28 pode e deve semear ou plantar raízes

Está na hora de fazer algumas sementeiras de plantas cuja parte comestível é a raiz, porque não inovar um pouco e semear pastinaca. Esta hortícola era consumida pelos gregos e pelos romanos, antes da introdução da batata. Na europa era utilizada como adoçante antes da introdução da cana-de-açúcar. Há muitas variedades, umas mais longas e outras mais arredondadas. Pode cultivar a pastinaca em solos profundos, frescos e ricos em matéria orgânica, com um pH entre 6-7. Semeie já em tabuleiros ou em local definitivo, fazendo uma sementeira por regos. A germinação normalmente dá-se e duas ou três semanas.

A pastinaca tem propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, e digestivas, diminui o colesterol, controla a obstipação intestinal, acalma a tosse e dizem que é afrodisíaca.

Clívia

Nos dias 29 e 30 plante ou semeie flores e arbustos

Para garantir florações no inverno há plantas que pode e deve ter no seu jardim, varanda ou terraço. A clívia, é uma delas, uma herbácea perene, com uma folhas muito bonitas e lustrosas que são muito decorativas. A flor cor-de-laranja aparece no inverno e dura muito tempo, tem ainda a vantagem de ser uma planta que gosta de sombra ou meia sombra, pode ser um excelente elemento de cor para as zonas mais sombrias do jardim. Gosta de solos profundos, bem drenados e ricos em matérias orgânica. Convém fertilizar no outono e no verão.

Jasmim-de-inverno

Se quiser uma sebe colorida no inverno plante no seu o jasmim Jasminum nudiflorum Lindl (jasmim-de-inverno).

Os seus ramos longos pendentes, destacam-se durante o inverno, quando começam a despontam as suas pequenas flores amarelas, ainda antes de nascerem as primeiras das folhas (fevereiro a março). Não possuí flores aromáticas, ao contrário do J. odorantissimum L. Pode ser usado como arbusto ou como trepadeira quando tutorado. Fica muito bonito junto a pequenos muros.

Plumbago ou bela-azul

Não requer grandes cuidados de manutenção. As hastes mais secas devem ser podadas após a floração o que achar necessário para manter a dimensão pretendida. Plante-os com distância de 1m entre si para criar uma sebe. Gosto muito de os misturar com o Plumbago capensis (bela-azul) pois faz uma sebe florida muito bonita.

Nos dias 31 plante e semeie folhas

Os dias já começam a ser maiores e embora ainda esteja frio, este ano o inverno não tem sido rigoroso. Pode fazer uma série de sementeiras de plantas indispensáveis para que os seus cozinhados sejam mais saborosos e saudáveis. Ter a clássica salsa à mão é maravilhoso, colhe-la e usá-la diretamente é muito diferente do que usar a salsa embalada que muitas das vezes perde grande parte do aroma.

Pode semeá-la diretamente em vaso ou floreira, faça-o regularmente (pelo menos uma vez por mês) para ter sempre salsa disponível.

Para além de ser uma aromática deliciosa, tem uma série de propriedades medicinais, é por excelência purificadora do organismo, em especial dos rins. Combate a hipertensão e é um poderoso antioxidante, combate a anemia pois é rica em ferro, também combate a osteoporose pois é rica em cálcio. Pode ser consumida fresca em saladas e temperos em geral, em assados e estufados como ramo de cheiros ou em infusão.

Salsa

Nos dias 1,2 e 3 plante e semeie frutos

Um dos frutos mais utilizados na culinária mediterrânica é o tomate! Versátil, delicioso, saudável e muito fácil de cultivar.

Pode já começar a fazer as suas sementeiras de tomate. Deve fazer em tabuleiros ou em pequenas caixas, para posteriormente (abril ou maio) transplantar para o exterior. Há imensas variedades de tomate, se não tem muito espaço, ou se vai cultivar em vaso ou floreira, opte pelas variedades de tomate-cereja. Assim terá uma quantidade de tomate suficiente para consumir. Se tem um jardim ou uma horta experimente variedades deliciosas como por exemplo o coração-de-boi.

Tomate

O tomate pode ser consumido de 1001 maneiras, cru ou cozinhado, em sopas ou em sumos e até em sobremesas! Para além disso tem uma série de propriedades medicinais, é uma excelente fonte de antioxidantes pois é rico em vitaminas C e A bem como em beta-caroteno e licopeno, este último é considerado a estrela dos antioxidantes e contribui para a redução do risco de doença cardíaca, reduz o nível de colesterol e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar