Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 29 de julho a 4 de agosto

Esta semana começa o mês de agosto, para muitas pessoas um mês de férias e de descanso, muita gente vai para a praia e muita gente vai para o campo. Esteja onde estiver aproveite para fazer já algumas sementeiras e plantações para garantir um outono produtivo.

É também uma época de boas colheitas, como diz o ditado popular “Em agosto, toda a fruta tem seu gosto”. Aproveite para os dias quentes para consumir mais legumes e saladas, biológicos e de produção sua ou local!

Beterraba

No domingo dia 29 semeie plantas de raiz

Tem um sabor adocicado com travo a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são utilizados para desintoxicar e purificar o organismo e para dietas de emagrecimento.

Condições de cultivo

Pode semear em tabuleiros ou local definitivo. Quando transplanta deve deixar uma distância de 10 -15 cm entre plantas. Necessitam regas regulares para não ficarem muito duras e com fendilhamento. Gosta de solos ricos em matéria orgânica. Pode ser colhida ao longo do outono e inverno.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É uma fonte natural de vitamina A, B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Cravos-túnicos

Nos dias 30 e 31 dedique-se a semear flores

Os cravos e as cravinas, são das plantas mais tradicionais nos jardins, varandas e terraços em Portugal. Têm a vantagem de ser muito resistentes, fáceis de cultivar e perenes, ou seja não tem de semear e plantas todos os anos. Pode fazer já as suas sementeiras de cravos e cravinas, plantas muito resistentes, perenes, aromáticas e que ainda têm a grande mais valia de as suas flores serem comestíveis.

Condições de cultivo

Zonas com sol direto, jardim, horta, varandas e terraços, vasos e floreiras. Qualquer tipo de solo desde que bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Pode semear em tabuleiros ou cuvetes e transplantar para vaso quando já tiverem 4 ou 5 folhas definitivas e 10 cm de altura.

Acelgas

Os dias 1, 2 e 3 são os ideais para semear folhas

É uma planta muito rústica, de ciclo bianual e que facilmente se adapta a qualquer tipo de solo.

Condições de cultivo

Não precisa de zonas com muito sol direto, tolera temperaturas baixas, mas não negativas. Pode semear em tabuleiros ou diretamente no solo, deixe um espaçamento de 35 cm entre plantas. Necessita de regas regulares, gosta do substrato sempre húmido.

Propriedades medicinais e benefícios das acelgas

Rica em fibras e em antioxidantes, contribui para a saúde do coração. Rica em vitamina K e cálcio, fortalece os ossos. Facilita ainda a digestão e ajuda a regular o funcionamento dos intestinos.

Alcachofras

No dia 4 pode plantar ou semear frutos

Esta é uma planta vivaz, que tem a vantagem de deixar o solo coberto por vários anos, diminuído a manutenção da sua horta.

Para além disso tem uma flora muito bonita que se deixar crescer vai dar cor e vida à horta.

Condições de cultivo

Um planta com um sistema radicular muito profundo, prefere solos neutros. No mês de junho  deve deixar de regar, as folhas secam. Entre julho e agosto pode voltar a regar e aparecem novos rebentos, nesta época pode aproveitar para dividir as plantas aproveitando os rebentos laterais.

Plante com um espaçamento de 70 cm entre plantas. Deve regar quando estão a enraizar. A produção está no seu auge de outubro a novembro.

Propriedades medicinais e benefícios das alcachofras

A parte mais consumida é o coração, embora as folhas também sejas deliciosas, normalmente comem-se cozidas ao vapor, assadas ou fritas.

São ricas em antioxidantes, benéficas para o fígado, são também diuréticas e favorecem o processo digestivo. Contribuem ainda para  diminuição dos níveis de colesterol.

Leia também: Calendário lunar de julho

Leia também: Calendário lunar de agosto

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar