Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 23 a 29 de setembro

Cravos-túnicos

O outono começou mas as temperaturas mais parecem o auge do verão. Muitas plantações e sementeiras tem de se adiar pois está muito calor e há plantas que não o toleram. Por outro lado, tudo o que e semeado e plantado, se for bem regado desenvolve-se com mais facilidade.

Os dias 22 e 23 são os mais favoráveis para semear e plantar flores

Pode fazer já as suas sementeiras de cravos e cravinas, plantas muito resistentes, perenes, aromáticas e que ainda têm a grande mais valia de as suas flores serem comestíveis.

Cravinas

Condições de cultivo

Zonas com sol direto, jardim, horta, varandas e terraços, vasos e floreiras. Qualquer tipo de solo desde que bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Pode semear em tabuleiros ou cuvetes e transplantar para vaso quando já tiverem 4 ou 5 folhas definitivas e 10 cm de altura.

Couves

Nos dias 24, 25, 26 e 27 são os mais favoráveis para semear e plantar folhas

Esta continua a ser a época de plantar algumas couves, pode semear de tudo um pouco, ou comprar pré-plântulas em cuvete e plantá-las (poupa três meses). As couves são muito ricas em fibra e em proteínas, sendo excelentes para o bom funcionamento dos intestinos e do estômago.  Pode semear também espinafres, indispensáveis para comer crus, salteados, cozidos ou em esparregado, um dos legumes de folha mais ricos em ferro e mais versáteis.

Romanzeira

No dia 28 plantar frutos

Plante já as suas romãzeiras quer no jardim, quer em vaso para a varanda ou terraço. As romãs são um dos frutos mais típico do outono, a romãzeira é uma árvore de muito bonita e de pequena dimensão, que por isso se adapta a todo o tipo de jardins e também a vasos. Esta pequena árvore tem a grande vantagem de estar em flor na primavera e também no verão, inundando tudo com as suas flores cor de laranja.

Quando a plantar no jardim, tenha o cuidado de fazer uma cova de 1 m x 1 m, ou num vaso com pelo menos 40 cm de altura e 50 cm de diâmetro, utilize um substrato para plantas hortícolas. Deve fertilizá-la com húmus de minhoca ou fertilizante orgânico.

Romãs

Propriedades medicinais e benefícios da romã

Fruta muito rica em vitamina C, proteína, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras. Tem uma excelente ação antioxidante e anti-inflamatória.

O dia 29 é o ideal para semear e plantar raízes

As cenouras são um legume indispensável na horta e muito fácil de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira, são deliciosas e versáteis e também muito saudáveis e fáceis de consumir. A sua ramagem para alem de ser comestível é também muito decorativa.

Cenouras

Condições de cultivo

Para se desenvolverem em boas condições necessitam de alguma frescura, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com profundidade. Convém ser um deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas. Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura para além de ser um alimento muito versátil, quer crua, quer cozinhada é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático. O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de setembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar