Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 1 a 7 de setembro

Esta primeira semana de setembro vai ser mais quente do que a maior parte dos dias em agosto, por isso atenção às regas e também às fertilizações.

Esta é sem dúvida uma boa época para incorporar matéria orgânica tanto no jardim como na horta.

Os dias 1, 2 e 3 são os ideais para semear raízes

Não se consegue sobreviver sem cebolas na culinária portuguesa e cultiva-las é de facto muito simples.

A cebola é originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Como cultivar

Pode semear cebolas em tabuleiros, estufa ou até em local definitivo.

Se semear em tabuleiros, deve fazer o transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras. Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas).

Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de um solo com o pH entre 6-6,8, rico em matéria orgânica, deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A colheita faz-se 5 meses a seguir à sementeira.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Leia mais: Fritos de cebola roxa com molho tártaro

No dia 4, pode semear e plantar as suas flores e arbustos

Esta é a época certa para começar a fazer as sementeiras das flores de época de outono inverno. São muitas as opções disponíveis para ter um inverno sempre florido, algumas das mais utilizadas e mais versáteis são os amores-perfeitos.

Como cultivar

Semeie em tabuleiros e transplante-as quando já tiverem 10 a 15 cm de altura. Pode semear de várias cores pois as opções são muitas, azul, amarelo, roxo, branco, etc.

São uma excelente opção para plantar em vaso, floreiras, canteiros e cestos suspensos.

Atenção que se estiver muito calor vai ter de reforçar a rega pois as sementeiras nunca podem estar totalmente secas.

Pulverize de manhã e à noite. Coloque os tabuleiros numa zona com luz mas sem sol direto.

Só deve colocar ao sol direto quando tiverem duas ou três folhas.

Nos dias 5, 6 e 7, deve semear e plantas folhas

Se há planta aromática fácil de cultivar, é a salsa. Podemos semear ou plantar em vaso, floreira, no jardim ou na horta, é muito resistente mas precisa de regas regulares para não murchar.

A salsa é um elemento fundamental na cozinha mediterrânica, é uma planta anual (bienal) e indispensável em qualquer terraço, varanda ou jardim.

Há várias variedades que podemos cultivar separadamente em vasos ou juntas em grandes floreiras, pode estar perto da salva e do cebolinho. Pode cortar à vontade, pois esta planta regenera muito facilmente.

Como cultivar

Gosta de zonas não muito quentes, o ideal são zonas de meia sombra. O solo deve ser ligeiro e fresco, bastam-lhe cerca de 20 cm de profundidade para se desenvolver.

Pode semear ou plantar em qualquer altura do ano. Faça a sementeira no local definitivo ou em tabuleiros e depois transplantar.

Não coloque mais do que quatro ou cinco plantas (floreira de 30-40 cm de comprimento ou diâmetro). Gosta de ser regada regularmente sem encharcar.

Manutenção

Se tiver o cuidado de manter a salsa na meia sombra e a for cortando à medida que necessita, terá salsa toda a época de primavera, verão e outono. Se consome muito, plante vários pés, quer na horta quer na varanda.

Propriedades e benefícios da salsa

Rica em vitamina C, ferro e ácido fólico. Tem efeito diurético, desintoxicante do organismo e melhora a saúde da pele.

Nos dias 1, 2 e 3, pode e deve fazer as suas colheitas

São muitas as hortícolas que estão em final de estação mas que ainda pode colher: tomate, pimento, beringela. Pode também aproveitar para colher alguns frutos como: pera, maracujá, curgete, melancia e melão.

Nos dias 1, 2 e 3, deve ainda combater pragas e doenças, e eliminar infestantes

As temperaturas subiram muito e em alguns locais há muita humidade do ar, assim estão reunidas as condições ideais para o aparecimento de uma série de pragas e doenças.

Para combater pragas desagradáveis como os afídios ou pulgões  que podem prejudica muito o crescimento e desenvolvimento das plantas, pode usar chorume de urtiga, pode fazer o seu deixando urtigas de molho em água durante algum tempo ou comprar o produto já feito e aplicá-lo diluindo consoante a indicação da embalagem e pulverizando as plantas.

Aplique também nas plantas que têm oídio e míldio bem. Pode também ser usado como preventivo destas pragas e fungos e também como fertilizante foliar e radicular.

As formigas são também uma praga recorrente nesta época do ano, veja como pode combate-las de forma biológica no nosso vídeo.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar