Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 10 a 16 de fevereiro

Beldroegas

Uma semana excelente para semear e plantar algumas das plantas mais desejadas na próxima estação, as deliciosas beldroegas, pepinos ou tupinambos. Para que não falta cor no seu jardim, varanda ou terraço, plante as suas campânulas roxas, azuis ou brancas!

No dia 10 plante e semeie folhas

Um planta deliciosa e muito fácil de cultivar, pode ser consumida crua em saladas ou cozinhada em sopas, açordas, omeletas, tortilhas ou simplesmente cozidas como o espinafre, agriões ou as azedas. Há uma sopa tradicional alentejana com beldroegas e queijo de cabra ou com bacalhau que é uma verdadeira delícia.

Esta é uma planta que começou a ser cultivada há mais de 2000 anos, era apreciada pelos gregos e romanos como planta alimentar, medicinal e até “mágica.

Sopa tradicional alentejana de beldroegas e bacalhau

Condições de cultivo

Não é muito exigente em termos de tipo de solo, mas prefere solos ligeiros, frescos, húmidos, bem drenados, leves, profundos e férteis, ricos em matéria orgânica. O pH deve ser entre 6-7. Prefere zonas abrigadas e com muitas horas de sol direto. Pode semear já nas zonas de clima mais ameno, deve semear só na primavera nas zonas mais frias. Muito fácil de cultivar em vaso ou em floreira.

Propriedades medicinais e benefícios das beldroegas

O seu consumo contribui para fortalecer o sistema imunitário, é também calmante do estômago, intestinos, bexiga, rins e fígado. Combate o mau colesterol (HDL) se for comida crua. Há um estudo que diz que cientistas descobriram que em Creta os habitantes raramente morriam com doenças cardíacas, devido a uma dieta rica em beldroega que combate o colesterol.

Pepino

Os dias 11 e 12 são os ideais para semear e plantar frutos

O pepino é um fruto indispensável para o verão, por isso convém fazer já a sua sementeira em tabuleiros ou alvéolos e transplantar na primavera.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol direto, solos ricos em matéria orgânica e bem drenados

A sementeira em estufa deve ser feita a partir de agora, em local definitivo só no fim de abril, quando as temperaturas subirem um pouco e já não houver perigo de geadas. A colheita prolonga-se desde o final da primavera até ao outono.

Pode semear em  tabuleiros e antes de plantar no terreno, coloque uma boa porção de estrume ou composto. As plantas devem ficar distanciadas entre 50 e 60 cm. Sendo uma planta trepadeira, deve ser colocados tutores.

Picles

Quando atingirem a altura desejada, corte a extremidade para estimular o crescimento dos frutos na planta já existente.

Devem ser colhidos jovens e tenros, com a casca macia e comestível; se os deixar amadurecer demais, ficam amargos e cheios de sementes rijas. Além disto, colhê-los jovens estimula o crescimento de mais frutos. Se os colher bem pequeninos, pode fazer os famosos cornichons.

Aproveite para ler: 10 truques para obter uma boa produção de pepinos

Propriedades medicinais e benefícios dos pepinos

É um alimento com efeito diurético natural, rico em potássio, que dá elasticidade às células que compõem a pele, o que ajuda ao rejuvenescimento da epiderme, daí ser muito utilizado em produtos de cosmética. Pode ser consumido cru, em saladas, conservado em vinagre como picles, cozido ou recheado e também é bom em refogados e em sopas quentes ou frias.

Tupinambo

Nos dias 13 e 14 deve semear as suas flores e plantar raízes

Esta semana fica como sugestão o cultivo de um legume pouco usual mas que é delicioso, saudável e fácil de cultivar. Estou a falar do tupinambo, a que também se chama alcachofra-de-Jerusalém e girassol-batateiro. É uma planta nativa do Leste da América do Norte.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol e calor, solos sem pedras, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Pode semear ou plantar os bolbos agora. A planta chega a atingir 2 m de altura, quando estas estão com 30 cm convém tutorar para que a planta não parta, também pode amontoar terra junto do caule para ajudar a estabilizar.

Propriedades medicinais do tupinambo

Rico em vitamina A, B3, C e também em cobre, magnésio, zinco e potássio. Fonte de energia que pode ser consumido por diabéticos pois a substância de reserva é a insulina. Previne a gota, reumatismo, insuficiência pancreática e obstipação.

Campânulas

No dia 15 plante ou semeie flores

Esta é uma das flores mais bonitas para agora que os dias de inverno já são mais amenos, as suas florações intensas e duradouras, duram até ao final da primavera,  há variedades de muitas cores que pode combinar entre si. Pode conjugá-las com outras plantas como as alegrias-do-lar ou plantá-las em grandes vasos ou floreiras sozinhas.

Condições de cultivo

Necessitam de zonas com muita luz mas não aguentam sol direto forte, no máximo as horas de sol de manhã. Gostam de substratos bem drenados, não toleram o encharcamento, deixar secar o substrato entre regas. Deve remover as fores secas para estimular novas florações. Pode fertilizar mensalmente nos meses de primavera e verão com um fertilizante bio.

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar