Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 12 a 18 de janeiro

Uma semana que vai começar com sol mas que vai terminar chuvosa um pouco por todo o pais.

As temperaturas estão amenas pelo que é bom começar a fazer as suas sementeiras de primavera, ainda que na maior parte das zonas do país tenha de as fazer em estufa, abrigo ou dentro de casa.

Dia 12 é o ideal para semear ou plantar as suas folhas

Beldroega

Esta é uma  planta deliciosa e muito fácil de cultivar, pode ser consumida crua em saladas ou cozinhada em sopas, açordas, omeletas, tortilhas ou simplesmente cozidas como o espinafre, agriões ou as azedas.

Há uma sopa tradicional alentejana com beldroegas e queijo de cabra  ou com bacalhau que é uma verdadeira delicia. Muito utilizada na culinária alentejana.

Esta é uma planta que começou a ser cultivada há mais de 2000 anos, era apreciada pelos gregos e romanos como planta alimentar, medicinal e até “mágica”.

Condições de cultivo

Não é muito exigente em termos de tipo de solo, mas prefere solos ligeiros, frescos, húmidos, bem drenados, leves, profundos e férteis, ricos em matéria orgânica.

O pH deve ser entre 6-7. Prefere zonas abrigadas e com muitas horas de sol direto. Pode semear já nas zonas de clima mais ameno, deve semear só na primavera nas zonas mais frias.

Muito fácil de cultivar em vaso ou em floreira.

Propriedades medicinais e benefícios das beldroegas

O seu consumo contribui para  fortalecer o sistema imunitário, é também calmante  do estômago, intestinos, bexiga, rins e fígado. Combate o mau colesterol (HDL) se for comida crua.

Há um estudo que diz que cientistas descobriram que em Creta os habitantes raramente morriam com doenças cardíacas, devido a uma dieta rica em beldroega que combate o colesterol.

Dia 13 e 14 são os ideais para semear ou plantar os seus frutos

Framboesa

Os frutos vermelhos são cada vez mais procurados pelas suas propriedades, nomeadamente pelos seus antioxidantes.

As framboesas são um fruto delicioso que cada, que é muito consumido em fresco mas também em sobremesas, compotas, saladas, sumos, etc.

Tipos de framboesas

Há uma grande variedade de framboesas no mercado mas na hora de escolher tenha atenção que há duas categorias :

Remontantes

Plantas que florescem abundantemente ao longo de toda a estação (dão menos fruto mais tempo)

Não remontantes

Florescem uma só vez com grandes quantidades de produção de fruto.

O ideal é ter das duas qualidades. 

Como e onde cultivar

Gostam de zonas com muito sol, solos fofos e com pH 5,5-6,5. Opte por plantas de viveiro ou estacas de confiança. Plante-as no inverno afastadas 60-80 cm entre si.

Devem ser podadas no final da frutificação, removendo os ramos que produziram fruto, os tortos, doentes e mal inseridos. Normalmente só produz fruto no segundo ano.

Propriedades e benefícios das framboesas

São um desintoxicante natural, combatem a retenção de líquidos. Protegem o cabelo, as unhas e a pele.

Ricas em vitamina C, com grande poder antioxidante que contribui para a prevenção de alguns tipos de cancro como do estômago ou cólon.

A ingestão de framboesas melhora a absorção de ferro, pelo que são aconselhadas a quem sofre de anemia por falta de ferro.

Dias 15, 16 e 17 são os ideais para semear as suas raízes

Pastinaca

Cada vez  há mais receitas em que se sugere a utilização deste legume parecido com a cenoura, mas com um sabor e textura ligeiramente diferentes.

Está na hora de semear as suas pastinacas, que são  deliciosas, muito nutritivas e originais. Pode ser usada em sopas, estufados, entradas,

Condições de cultivo

Sendo uma raiz precisa um terreno bem preparado com o recurso a de lavoura profunda e esmiuçamento da terra com grade, para que as pastinacas se desenvolvam em boas condições.

Pode semear de fevereiro-maio ou setembro-outubro. Faça uma sementeira a lanço ou em regos. Pode fazer a sementeira em local definitivo ou semear em tabuleiros e transplantá-las na altura certa.

Gosta de zonas com bastantes horas de sol e deve ser regada regularmente nos períodos de mais calor.

Propriedades e benefícios da pastinaca

Possui propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, antirreumáticas, facilita a digestão, diminui o colesterol, combate as constipações, acalma a tosse e é afrodisíaco.

Utilizado como adelgaçante e combate a hipertensão, gota, retenção de líquidos e cálculos renais.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar