Pode aproveitar estes dias de sol e fazer as suas sementeiras de ervilhas, ervilhas-de-cheiro, favas, cebolas, beterraba, alfaces, couves, etc. Plante também algumas árvores de fruto e se fizer podas de roseiras e de hortênsias aproveite e faça estacas para o seu jardim.
Os dias 13 e 14 são os ideais para plantar e semear folhas
São muitas as plantas de folha que deve e pode cultivar facilmente na sua horta, no jardim e até em vasos na varanda ou terraço. Para ter alguns sabores diferentes e mais originais à sua disposição pode semear já mizuna que vai dar um toque especial às suas saladas.
Faça a sementeira em tabuleiros e transplante mais tarde.
Condições de cultivo
Gosta de zonas com sol ou meia sombra, não é exigente em termos de tipo de solo, desde que seja bem drenado e rico em matéria orgânica. Muito fácil de cultivar em vaso ou em floreira.
Nos dias 15, 16 deve semear frutos
As leguminosas são indispensáveis na nossa alimentação, e a ervilhas são uma planta leguminosa fácil de cultivar e deliciosa. Se ainda não a semeou, faça-o agora antes que seja tarde.
Propriedades das ervilhas
São uma fonte de bons hidratos de carbono, de fibras, ferro e de vitaminas A, B, C, E e K.
São benéficas para o coração, diabetes, pois têm um baixo índice glicémico, antioxidantes naturais, retardam o envelhecimento da pele, previnem a osteoporose, combatem a anemia e reforçam o sistema imunitário.
Condições de cultivo
São das plantas da horta que têm de ser semeadas em local definitivo. Devem ser semeadas entre o quarto crescente e a lua cheia. Preferem um solo rico em matéria orgânica e com o pH 6-7,5.
Prepare o terreno cavando-o e incorporando bastante matéria orgânico, húmus ou composto. Se for preciso corrigir o pH pode incorporar no solo calcário dolomítico.
Abra um rego de cerca de 10 cm de profundidade. Semeie as ervilhas a 5 cm de profundidade e com uma distância de 30 cm entre plantas. Regue a seguir a fazer a sementeira.
Cuidados de manutenção
As ervilhas durante o seu desenvolvimento necessitam sempre que o solo esteja húmido, se o deixar secar completamente pode comprometer a produção. Mas não suportam solos encharcados. Quando começam a germinar deve protege-las das geadas e dos animais. A colheita é feita aproximadamente 90 dias após a sementeira.
Nos dias 17 e 18 pode semear ou plantar raízes
As cebolas são indispensáveis na confeção de grande parte dos pratos da culinária portuguesa. Como tal, são indispensáveis nas hortas de norte a sul do país.
Existem muitas variedades de cebolas: brancas, roxas e amarelas, maiores e mais pequenas.
Propriedades da cebola
Desde o antigo Egipto que as cebolas são conhecidas pelo se poder antissético (os faraós eram enterrados com cebolas para que as múmias se conservassem melhor). Baixa em caloria, apenas 64 kcal/100g, rica em vitamina C, B6, A e E, bem como em ácido fólico, ferro, sódio e potássio. Estimula o funcionamento dos rins, melhora a circulação, fortalece o sistema imunitário e é um antioxidante natural.
Condições de cultivo
Devem ser semeadas em camalhões (canteiros elevados) nos quais se deve adicionar bastante matéria orgânica. A terra deve ser trabalhada antes da sementeira, para ficar fofa e garantir uma boa drenagem.
Ao longo do camalhão vá fazendo uma distribuição uniforme da semente, colocando por cima uma fina camada de terra.
Cuidados de manutenção
Se estiver a fazer a sementeira numa zona muito fria, tem de proteger as suas cebolas, para que estas não sofram com a geada, utilizando plástico ou manta térmica. Pode optar por fazer agora a sementeira em tabuleiro em local protegido do frio, em casa, estufa ou abrigo. Deve plantar o cebolo em local definitivo a partir de março.
A colheita da cebola para secar deve ser feita no verão, para consumir a cebola fresca colha-a na primavera e use-a como se faz como alho francês.
No dia 19 deve semear ou plantar flores
Se há flor de que gosto e que já semeei em vasos no terraço é a ervilha-de-cheiro. É talvez um dos meus aromas preferidos e que mais recordações de infância me trás. Adoro-as de todas as cores e pode semear em quantidade, no jardim, na horta, em vasos e floreiras.
Condições de cultivo
Não é exigente em solo, desde que este não seja encharcado. Não necessita de cuidados de manutenção, é resistente à secura. Gosta de zonas com muito sol. Tanto pode ser usada como trepadeira ou como rastejante, as suas flores multicolores são lindas e alegram qualquer jardim, terraço, varanda ou horta. Pode fazer casinhas de ervilhas-de-cheiro, monte uma estrutura de paus em forma de tenda ou de tipii e plante as ervilhas-de-cheiro em volta, deixe uma entrada, espere que cresçam e vá as conduzindo, as crianças vão adorara este esconderijo.
Deve semear já em local definitivo, no jardim, nos canteiros e até em vaso e floreiras. É uma planta trepadeira, pelo que quando começar a crescer deve ser conduzida com tutores, junto a paredes, gradeamentos, etc.
Leia também: Calendário lunar de janeiro
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.