Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 18 a 24 de agosto

Muitas são as tarefas para fazer esta semana, com as temperaturas a subir não pode descurar as regas. As plantas que estão em plena frutificação e floração pode fertilizá-las para garantir que têm os nutrientes necessários.

Também não se esqueça de ir removendo as flores e folhas secas, bem como os frutos que caem ao chão, desta forma impede o aparecimento de uma série de pragas e doenças.

Nos dias 18, 19 e 20, pode plantar e semear folhas

Ruibarbo

Cada vez há mais procura de ruibarbo, que tradicionalmente não fazia parte da alimentação em Portugal. Isto porque o ruibarbo é uma planta muito antiga, com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais.

Como cultivar

Pode semear agora, mas deixe 90 cm de distância entre linhas e entre plantas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica.

É uma planta que tem a vantagem de estar muito bonita no inverno e acaba também por ser ornamental com os seus caules encarnados, visto que é uma planta que se mantém de uns anos para os outros.

Leia mais: Cultura do ruibarbo

Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É uma planta desde sempre muito utilizada na industria farmacêutica como matéria prima na produção de medicamentos.

Também é usado na indústria das bebidas para a produção de licores e tónicos digestivos. A nível gastronómico, é muito versátil. Tem uma acidez natural que é ideal na preparações doces, compotas, tartes, batidos e sobremesas.

É também muito utilizado em saladas, na preparação de molhos, vinagretes, sopas e pratos salgados. A tarte de ruibarbo é um clássico da gastronomia americana.

Nos dias 21 e 22, pode plantar e semear frutos

Tamarilho

Este é um fruto muito fácil de cultivar e que também tem um efeito muito ornamental no seu jardim.

O tamarilho (Solanum betaceum), também conhecido como tomate-de-árvore, tomate-brasileiro e tomate-japonês, é um arbusto frutífero da família das solanáceas, onde se inclui também o tomate, a beringela, ou a batata.

O tamarilho é um fruto que cresce bem em climas subtropicais, mas também nalgumas zonas temperadas. Por isso, em Portugal as zonas mais propícias para o seu crescimento são a Madeira, os Açores e o Algarve.

Como cultivar

A forma mais fácil de o propagar é através de sementes. A taxa de germinação é bastante elevada, e conseguem obter-se muitas plantas. Também pode ser feita a partir de estacas, mas é menos comum.

Em Portugal, devem ser cultivados em zonas de pleno sol e temperaturas amenas a quentes. Abrigue-os dos ventos e sem geadas, tendem a perder as folhas no inverno, voltando a ter rebentos na primavera.

É uma planta de crescimento rápido, cuja longevidade costuma rondar os doze anos, não dura muito. Os tamarilhos só devem ser transplantados para o seu local definitivo com cerca de um metro de altura.

Propriedades e benefícios do tamarilho

É muito rico em vitamina A e vitamina C e também em cálcio, magnésio e ferro.

É um fruto que apresenta boas características nutritivas aliadas a um baixo nível de calorias, pelo que é adequado para dietas. O seu sabor inclina-se para o ácido, lembrando uma mistura entre o tomate e o maracujá-roxo. Pode por isso ser consumido em cru cortado ao meio e retirando a polpa, ou adicionado a saladas, mas também podem ser grelhados, ou assados. Pode também ser consumido sob a forma de sumos, de compotas, doces e molhos.

Visto que o seu consumo ajuda a prevenir doenças cancerígenas, a controlar a tensão arterial, os níveis de colesterol, entre outros benefícios para a saúde, faça por juntá-lo à sua dieta.

Nos dias 23 e 24, semear e plantar raízes

Funcho

Esta é uma planta muito utilizado pelos franceses crua ou assado, e é um sabor constante em saladas e outros acompanhamentos. A raiz do funcho começa a ter cada vez mais procura em Portugal porque tem um sabor delicado que pode dar um toque especial a saladas e outros pratos.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol e temperaturas amenas, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve. O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, mas não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Assim, gosta do solo húmido sem estar encharcado.

Propriedades medicinais do funcho

Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores menstruais e de estômago.

Leia mais: Risotto de bacon, funcho e mozarella

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar