Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 3 a 9 de maio

Uma semana com algum calor mas também com chuva um pouco por todo o pais.

Aproveite para fazer as suas sementeiras para a horta de verão e com este calor e humidade é importante estarem atentos ao aparecimento de pragas e doenças, pois estas são as condições ideais para isso acontecer, cochonilha, pulgão, míldio e oídio são as mais frequentes.

Nos dias 3 e 4 plante e semeie frutos

Grão de bico

29 de abril a 5 de maio

O grão de bico é uma leguminosa muito saudável e importante para a sua alimentação. Esta é uma planta muito produtiva, fácil e rápida de cultivar na horta.

Condições de cultivo

Zonas com calor e sol direto. Prefere solos com pH neutro ou ligeiramente alcalino. Semeia-se agora e colhe-se em agosto. Faça a sementeira em local definitivo em linhas afastadas 70-80 cm. 

Deve ter em atenção as limpezas e mondas do terreno, para remoção de plantas infestantes pois estão competem muito com a planta de grão-de-bico

Propriedades medicinais e benefícios do grão-de-bico

Rico em zinco, potássio e ferro, fortalece o sistema imunitário, rico em fibras, benéfico para o funcionamento intestinal. Reduz o mau colesterol e o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Nos dias 5, 6 e 7 plante e semeie raízes

Cenoura

As cenouras  são fáceis de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira, são deliciosas e versáteis, pois são usadas em sumos, entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

São muito saudáveis, fáceis de consumir e quase toda a gente gosta. A sua ramagem para alem de ser comestível é também muito decorativa.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com alguma frescura, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com alguma profundidade. 

Como semear

Deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas.

Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático.

O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Nos dias 8 e 9 plante e semeie folhas

Manjerona

Origanum majorana é uma planta aromática perene , mas que é sensível ao frio. Tem um com sabores e aroma adocicado e cítrico.

A manjerona é cultivada pelas suas folhas aromáticas,  que podem ser consumidas verdes ou secas, em culinária normalmente são usadas secas. É usada frequentemente em combinações de ervas, tais como Herbes de Provence 

Condições de cultivo e manutenção

Tem a vantagem de ser uma planta perene, ou seja cujo ciclo de vida é superior a 3 anos. Semeamos ou plantamos uma vez e temos manjerona para muitos anos.

Gosta de zonas com sol direto, não é muito exigente em termos de solo desde que seja bem drenado. Pode semear agora em tabuleiros ou em vaso. Convém podar a seguir à floração.

Necessita de regas regulares nos períodos de maior calor.

Propriedades medicinais e benefícios da manjerona

Com um aroma mais suave que o manjericão é deliciosa e tem várias propriedades medicinais: antidepressiva, antissética, carminativa (favorece a libertação de gases intestinais), expetorante, digestiva e tónica (reforça o sistema imunitário).

Pode ser consumida fresca, seca, para temperar ou em infusão.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar