Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 de julho

O mês de agosto aproxima-se, são muitas as plantas que ainda pode semear e plantar, grande parte delas já para a próxima estação. Atenção às regas pois o calor faz-se sentir cada vez com mais intensidade. Aproveite também para fertilizar todas as plantas que estão em plena floração e frutificação, pois é nesta época que elas mais necessitam.

 

Dia 21 plante e semeie flores

Chorina

Vulgarmente conhecidas em Portugal como chorina, os lampranthus são plantas suculentas rasteiras, de folhas carnudas eu exigem muito poucos cuidados de manutenção. São originárias da África do Sul e destacam-se pela sua floração espetacular na primavera e verão.

O seu nome Lampranthus tem origem nas palavras gregas Lampros  (brilhante) e anthros (flor) , referindo-se às suas flores vistosas.

As flores são muito atrativas para as abelhas e outros insetos polinizadores. Existem flores de muitas cores diferentes: cor-de-rosa, cor-de-laranja, amarelo, encarnado e branco. Algumas delas (nomeadamente as liláses) estão em flor quase todo o ano.

São muito utilizadas para bordaduras, jardins rochosos, floreiras de janela e cestos suspensos.

 

Condições de cultivo

  • Precisam de muitas horas de sol direto por dia ao longo de todo o ano, adaptam-se a qualquer tipo de solo e de disponibilidade de água.
  • Resistentes ao vento e ao ar do mar.
  • Não são exigentes em substrato, pode ser arenoso ou pedregosos, apenas necessitam que seja bem drenado e pobre em matéria orgânica.
  • Regar apenas em condições de seca extrema. Fertilizar na primavera e verão com fertilizante adequado a catos e suculentas.
  • Podem ser ligeiramente podadas a seguir à floração.
  • Muito resistentes a pragas e doenças.

Estas plantas têm a particularidade de as flores fecharem ao final do dia e abrirem de manhã estando no auge da floração ao meio-dia. Em algumas zonas chamam-lhes meio-dia por isso mesmo.

Veja o vídeo: Plantas xerófitas

 

Nos dias 22,23 e 24 semeie e plante folhas

Aipo

O aipo é uma planta deliciosa e com muitas propriedades medicinais e aromáticas, consome-se as folhas e também os caules em sopas, saladas, molhos, etc.

Condições de cultivo

Prefere zonas com muitas horas de sol direto, mas também se consegue cultivar na meia sombra. Gosta de solos arenoargilosos, profundos, húmidos, ricos em matéria orgânica, pouco ácidos, bem-drenados e com um pH entre 6.0 e 7.0. Solos de textura muito pesada dificultam o desenvolvimento do seu sistema radicular.  Pode semear em local definitivo ou em tabuleiros e transplantar, cerca de dois meses depois da sementeira.O espaçamento deve ser 30 a 40cm entre linhas e 20 a 25cm entre plantas.

O aipo gosta de solos húmidos, faça uma rega regular em especial nos dias de mais calor. Tenha o cuidado de não encharcar o solo.

É  importante  adubar quando se planta e fazer uma nova adubação cerca de seis semanas após a plantação.

Leia também: Aipo, o legume ideal para dietas.

Nos dias 25 e 26 semeie e plante frutos

Lentilhas

Está provado que a ingestão diária de plantas leguminosas na alimentação é benéfica para a saúde. Há cada vez são mais os adeptos do consumo desta leguminosa deliciosa e rica em nutrientes. A lentilha é utilizada como alimento desde a pré-história e que agora voltou a estar na moda, e é hoje considerada indispensável na maior parte dos planos alimentares saudáveis. É uma pequena planta trepadeira com uma flor roxa e cuja vagem tem 2-3 sementes.

 Leia também: Como cultivar lentilhas 

Condições de cultivo

  • Prefere solos ligeiros (argilo-calcários) ou arenosos, bem drenados com um pH 5,4-7,2, resiste bem à salinidade do solo.
  • As suas condições se desenvolvimento ideal são zonas com muitas horas de sol direto mas também aguenta meia sombra
  • A sementeira deve ser feita num local definitivo agora. Deve deixar-se uma distância entre linhas de 10-30 cm e entre plantas de 20-30 cm.
  • A colheita é feita 100-135 dias após a sementeira.

 

Lentilhas

Propriedades medicinais e benefícios das lentilhas

Esta é uma leguminosa muito rica em ferro, combatem a anemia, rica em vitaminas do complexo B, ajuda a combater o stress. Rica em zinco, fósforo e potássio. Previne o aparecimento de cancro nos intestinos.

 

No dia 27 semeie e plante raízes

Cenouras.

Muitas são as variedades de cenouras que pode semear, há de várias cores e tamanhos. Pode investir nas variedades nacionais e mais tradicionais ou noutras, a cenoura-roxa pode ser uma alternativa deliciosa.

 Leia também: Raízes comestíveis

Condições de cultivo

  • As cenouras  são muito fáceis de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira.
  • Gostam de locais frescos e com alguma sombra e precisam de alguma profundidade para desenvolver raízes. Fazem um maciço muito bonito pois a sua ramagem é muito decorativa. Se for em vaso, opte por variedades mais pequenas.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar