Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 23 a 29 de fevereiro

Muitas são as pessoas que nesta semana aproveitam para tirar uns dias para descansar… Se for o caso e ficar por casa, aproveite para adiantar as suas tarefas de primavera.

Mudar algumas plantas de vaso, fazer podas de limpeza, fertilizar, etc. Os dias já estão maiores e as temperaturas bem mais amenas, é a época ideal para dar atenção às suas plantas e ao seu jardim.

Nos dias 23 e 24 pode e deve plantar ou semear as suas flores

Gaillardia

Agora que o inverno começa a aproximar-se do final, está na época certa para fazer as suas sementeiras de flores de época.

Há muitas por onde optar mas as gaillárdias são muito bonitas, com as suas cores amarelo e cor de laranja, resistentes e necessitam de poucos cuidados de manutenção.

São muito utilizadas em bordaduras, jardins rochosos, vasos, floreiras e cestos suspensos.

Como cultivar

Pode fazer as sementeiras em tabuleiros e transplantar para o terreno quando tiverem 10 cm de altura. Deve deixar uma distancia mínima de 20 cm entre plantas. Crescem até 30-40 cm de altura.

Prefere zonas de sol direto. Solos bem drenados e férteis. Tolerante à salinidade do solo e do ar, ideal para zonas costeiras. Não é tolerante a temperaturas muito baixas nem à geada.

Não precisa de grandes cuidados de manutenção, apenas uma fertilização aquando da plantação e, anualmente, na primavera e/ou verão. Regar nos períodos de maior calor.

Os dias 25, 26, 27 e 28 são os mais indicados para semear as suas folhas

Acelgas

As acelgas são de facto hortícolas deliciosas e muito fáceis de cultivar, têm ainda a vantagem de ser muito ornamentais e com os seu caules coloridos que variam em tons de cor de laranja, cor-de-rosa, encarnado, amarelo e branco.

Podem semear-se em vaso desde que este tenha uma profundidade de mais de 40 cm.

Comem-se as folhas e os caules e fazem-se sopas e salteados divinais com estas plantas de sabor intenso e ligeiramente picante.

Como cultivar

Pode semear em tabuleiros e transplantar mais tarde ou pode semear em local definitivo a partir de agora.

Se estiver a plantar deixe uma distancia entre plantas de 20-25 cm e entre linhas de 25-30 cm.

Nos meses mais quentes deve regar sem encharcar mas se as temperaturas forem muito altas a planta tende a espigar e produz menos folhas. Gosta de zonas com meia sombra, mas com algumas horas de sol direto por dia.

Pode ir colhendo folha a folha à medida das suas necessidades mas sem deixar espigar.

Propriedades e benefícios das acelgas

São ricas em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio e zinco.

Também muito ricas em vitaminas do complexo B como a B6 e B7, vitamina C e K, ricas em antioxidantes como os carotenoides.

A sua ingestão promove a saúde do coração, dos ossos, e do sistema digestivo em geral.

Esta é uma semana especialmente boa para combater pragas e doenças e infestantes pode, e deve fazê-lo de 23 a 26 de fevereiro

Para que consiga combater as suas pragas e doenças de forma eficaz, convém fazer uma boa observação das suas plantas e perceber os primeiros sinais de aparecimento de problemas como cochonilha, pulgão, fungos em geral.

Embora estas pragas se manifestem mais na primavera como as temperaturas têm estado altas, devem estar atentos e atacar logo com receitas naturais, chorume de urtiga, etc e outros produtos amigos do ambiente.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar