Tarefas da Semana

Tarefas da Semana: 25 a 31 de agosto

O mês de agosto está a chegar ao final, mas parece que agora é que as temperaturas começaram a subir. Até agora tem sido um verão muito tímido, com temperaturas mais próximas dos meses de primavera e outono. Atenção às regas e também ao aparecimento de pragas e doenças. E, ainda mais, pode começar já a semear algumas plantas para a horta de outono como as favas e a soja.

Os dias 25 e 31 são ideais para semear raízes

Nabo e nabiça

Nabo

O nabo é sem dúvida um legume indispensável na horta que tem um período vegetativo de dois meses é e muito fácil de cultivar, podemos utilizar para alimentação as suas folhas, as nabiças, ou o próprio nabo que existe de várias cores, mais branco ou roxo e maior ou menos consoante a variedade.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente. Podem assim ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra.

Pode semear diretamente no local definitivo ou em viveiro, em tabuleiros ou vasos, neste caso deverá ter muito cuidado quando transplantar pois são muito sensíveis. As sementes são muito pequenas, quando semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar. Quando plantar deixe uma distancia de 25-30 cm entre linhas e 12-15 cm entre plantas.

Colheita de nabiças e grelos

Colher as folhas jovens (nabiças) e a haste floral (grelos), mas use uma tesoura bem afiada para não esgaçar, pode fazer-se esta colheita durante dois a três meses.

Colheita de nabos

Para colher os nabos não se pode cortar as folhas e haste floral pois precisam delas para se desenvolverem, o ideal é cultivar uma parte para nabiças e grelos e outra para nabos.

Retiram-se os nabos do solo quando as folhas ainda estiverem tenras pois é sinal que o nabo também está, se se espera muito podem ficar muito fibrosos.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras.

Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Propriedades das nabiças e dos grelos

Para além de deliciosas as nabiças e os grelos são pouco calóricos, ricos em fibras,  cálcio e ácido fólico, bem como em vitamina A e C.

Nos dias 26 e 27, plantar e semear flores

Begonia Rex

Vamos falar de begónias, uma das plantas mais usadas em jardins, varandas, terraços e também como planta de interior.

Há muitas variedades de begónias e hoje vou as Begonia Rex, cultivadas pelas sua maravilhosas folhagem.

Uma das begónias mais bonitas e mais impressionantes pela sua variedade de folhagem, quer a nível de cor, quer a nível de textura. As folhas são largas, podem ser lisas ou peludas, têm cores tão variadas como: vários tons de encarnado, bordeaux, cinzento, verdes e até prateado.

Apesar desta planta florir a sua floração é muito insignificante comparando com a beleza da sua folhagem. Em Portugal não aguentam o frio e são cultivadas como plantas de interior, pois precisam de estar numa zona com muitas horas de luz por dia mas sem sol direto.

Desenvolvem se idealmente com temperaturas entre os 18-19 ºC, e como gostam de ambientes mais húmidos, pode pois optar-se por colocar um prato com pedras ou leca, encher com água e colocar o vaso com a planta em cima.

Conselhos de cultivo e de manutenção

São plantas que gostam de substratos e solos ricos em matéria orgânica, leves e bem drenados.

Rega é fundamental, não aguentam períodos longos de secura, mas não suportam encharcamento e apodrecem, por isso deve deixar-se secar o substrato entre regas.

Para evitar o aparecimento de fungos e outras doenças, devem retirar-se as folhas que estão em contacto direto com o solo, pois é aqui que normalmente aparecem os fungos.

Devem ser fertilizadas mensalmente na primavera e verão.

No dia 28, semear e plantar folhas

Lúcia-lima

A lúcia-lima, ou bela-luísa como lhe chamam no Alentejo, é uma delas, visto que foi sempre uma presença nos jardins da minha vida: o dos meus avós, o dos meus pais, etc.

Hoje em dia tenho-a nos meus terraços pois uso-a muitas vezes para fazer a infusão com as folhas frescas, que quanto a mim é muita mais deliciosa do que com as folhas secas.

É um arbusto de folha caduca que pode crescer até 1,5 de altura, tem uma flor branca também aromática mas as suas folhas são muito perfumadas.

Como cultivar

Gosta de zonas com muito sol, solos de qualquer tipo desde que estejam  bem drenados. Muito fácil de cultivar em vaso ou floreira desde que este tenha pelo menos 30-40 cm de altura, o vaso deve estar muito bem drenado.

Deve ser fertilizada na primavera e verão e podada no inverno quando está caduca. Necessita de regas regulares pois não é muito resistente à secura, deve fazer a colheita no verão para secar para o inverno.

Propriedades e benefícios da lúcia-lima

A  infusão desta planta tem efeitos calmantes, diuréticos e antidepressivos.

Nos dias 29 e 30, semear e plantar frutos

Dióspiro

Esta começa a ser a época para plantar algumas árvores de fruto como por exemplo o dióspiro que tem a grande vantagem de ser um fruto que se colhe  no outono e que enfeita os jardins nos meses mais frios com os seus frutos cor de laranja.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com sol direto, por isso quando se planta deve fazer-se uma boa cova de plantação e fertilizar-se. Pode podar-se a seguir à frutificação, e necessita regas e fertilizações regulares.

Visto que é uma pequena árvore de crescimento lento, normalmente só frutifica no terceiro ano após plantação. Pode cultivar em vaso com facilidade.

Propriedades medicinais e benefícios do dióspiro

É um fruto muito rico em potássio  que ajuda a controlar a tensão arterial. É uma fonte natural de vitamina A, B1 e B2, bem como de fibras o que contribui para o bom funcionamento intestinal.

O consumo de dióspiros pode ajudar no bom funcionamento do fígado, bexiga e vias respiratórias, sendo-lhe igualmente conhecidas propriedades calmantes e laxativas.

Nos dias 27, 28, 29 e 30, combata pragas e doenças, e elimine infestantes

Nestas altura do ano em que as temperaturas estão altas e há muita humidade das regas, por isso reúnem-se as condições ideais para as pragas atacarem, entramos na época do pulgão, cochonilha e outros.

Para combater pragas desagradáveis como os afídios ou pulgões pode usar chorume de urtiga, pode fazer o seu deixando urtigas de molho em água durante algum tempo ou comprar o produto já feito e aplicá-lo diluindo consoante a indicação da embalagem e pulverizando as plantas.

Aplique também nas plantas que têm oídio e míldio bem, mas pode ainda ser usado como preventivo destas pragas e fungos — as formigas são também uma praga recorrente nesta época do ano, veja como pode combatê-las de forma biológica no nosso vídeo.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar