Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 25 de fevereiro a 3 de março

Parece que para a semana finalmente vamos ter a chuva que tanta falta faz para as plantações e sementeiras que vão ter de se começar a fazer em larga escala. A primavera aproxima-se a passos largos e é agora que esta se deve preparar. Está na hora de fazer as podas das suas sebes de folha persistente, aos arbustos topiados e às trepadeiras como a hera, vinha-virgem ou ficus. Prepare o terreno para as plantações e sementeiras. Atenção que as sementeiras devem ainda ser feitas em estufa ou em lugares abrigados do frio, pois as geadas ainda se podem fazer sentir.

Borragem

Os dias 25 e 26 semear e plantar flores

Uma das plantas absolutamente indispensáveis na horta pois atrai os insetos polinizadores.  É muito fácil de cultivar e exige pouco cuidados de manutenção. Esta planta anual deve ser semeada agora em local definitivo (desde que não seja uma zona muito fria e sujeita a geadas). Deve deixar uma distância de 20 a 30 cm entre plantas, dá-se bem em todo o tipo de solos de preferência leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Necessita de uma boa exposição solar para florir abundantemente, a sua floração azul exuberante atrai muitos insetos e prolonga-se de junho a setembro. Germina em 7 a 10 dias e é muito resistente a pragas e doenças. As suas flores são comestíveis e ficam lindas nas saladas.

Salada com flores de borragem
Propriedades medicinais e benefícios da borragem

O óleo extraído da borragem é indicado para problemas cutâneos, tanta na aplicação na pele como para ingestão.

Também se pode fazer uma infusão das flores e folhas (que deve ser bem coada pois as olhas têm pelos). Atenção que a planta contém alcaloides que em grande quantidade podem provocar danos no fígado, as pessoas com problemas hepáticos devem evitar a ingestão desta planta.

Infusão de borragem
Infusão de borragem
Ingredientes
  • 1 litro de água
  • 20 gramas de folhas de borragem
  • 25 gramas de flores secas de borragem
Como fazer
  • Ferver as folhas ou flores em um litro de água por 10 minutos.
  • Repousar durante 5 minutos e coar.
Plantação de ruibarbo

Nos dias 27 e 28 plante e semeie folhas

Uma planta muito antiga e com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais. Pode semear agora, deixe 90 cm de distancia entre linhas e entre plantas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica.

Tarte de ruibarbo
Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É um estimulante do funcionamento do sistema digestivo. Muito usado em tartes, doces, compotas, sobremesas, e também em molhos e vinagretes.

Alcaparras

Nos dias 1 e 2 plante e semeie frutos

Este arbusto que pode atingir 40 cm de altura é originário da região mediterrânica, fácil de cultivar pois é muito rústica. Necessita de zonas com calor e muito sol direto e solos com pH 7, bem drenados e leves. Devem semear-se ou plantar-se com 1,5 m de afastamento entre si e podem cultivar-se em vaso. Muito usadas em molhos (entre eles o famoso molho tártaro), saladas e peixe e carne.

Alcaparreira (Capparis spinosa)
Propriedades medicinais e benefícios das alcaparras

Ricas em ácido cáprico, excelente para o bom funcionamento do aparelho digestivo, bem como em ferro. Fósforo, e vitaminas C e K.

Tupinambo ou alcachofra-de-Jerusalém

No dia 3 plante e semeie raízes

Esta semana deixamos-lhe como sugestão o cultivo de um legume pouco usual mas que é delicioso, saudável e fácil de cultivar. Estou a falar do tupinambo, a que também se chama alcachofra-de-Jerusalém e girassol-batateiro. É uma planta nativa do Leste da América do Norte.

Gosta de zonas com muito sol e calor, solos sem pedras, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Pode semear ou plantar os bolbos agora. A planta chega a atingir 2 m de altura, quando estas estão com 30 cm convém tutorar para que a planta não parta, também pode amontoar terra junto do caule para ajudar a estabilizar.

Planta de tupinambo
Propriedades medicinais e gastronómicas do tupinambo

Rico em vitamina A, B3, C e também em cobre, magnésio, zinco e potássio. Fonte de energia que pode ser consumido por diabéticos pois a substancia de reserva é a insulina. Previne a gota, reumatismo, insuficiência pancreática e obstipação.

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar