Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 26 de maio a 1 de junho

Uma semana em que o calor se vai aproximar dos 30 graus um pouco por todo o pais. Deve dar muita atenção ás suas regas! As plantas não aguentam estes aumentos bruscos de temperatura, principalmente as que ainda se estão a adaptar, porque foram plantadas há pouco tempo. Deve dar uma especial atenção à sementeiras, nos dias de maior calor, deve rega-las por pulverização de manhã e à noite.

 

Nos dias 26 e 27 plante e semeie flores

Hortênsias

Há flores que toda a gente gosta, e as hortênsias, são sem duvida uma delas, azuis, cor-de-rosa, brancas, etc Se há flores maravilhosas para o verão, são as hortênsias. Têm uma floração exuberante e prolongada que enche qualquer jardim, varanda ou terraço.

Condições de cultivo

  • São plantas acidófilas pelo que necessitam de um substrato ácido e uma fertilização que mantenha este pH do solo, esta fertilização deve ser feita agora na primavera ou no verão;
  • Se as quiser azuis terá de utilizar um adubo azulador (se o terreno não for naturalmente rico em ferro);
  • Deve podá-las no inverno quando estão caducas.

 

Nos dias 28,29 e 30 plante e semeie folhas

Coentros

Há plantas aromáticas essenciais e fáceis de cultivar, no jardim, na horta ou na varanda. Os coentros são uma delas. Deliciosas, aromáticas e saudáveis, semeie já  para ter todo o verão.

Condições de cultivo dos coentros

  • Pode semear em qualquer época do ano e em vaso;
  • Precisa de pelo menos 6 horas de luz por dia e de preferência algumas horas de sol direto;
  • Não aguenta a secura mas também não tolera o excesso de água;
  • Utilize um substrato para plantas aromáticas e drene bem os vasos onde os semeia;
  • Pode semear no mesmo vaso que o manjericão, salsa ou cebolinho, pois têm o mesmo tipo de exigências em termos de substrato, luz e rega.

Propriedades medicinais e benefícios dos coentros

São ricos em vitamina B e C, em proteínas, sais minerais e ferro. Têm propriedades calmantes, digestivas, combatem a fadiga e as enxaquecas. As sementes quando consumidas a seguir às refeições são um excelente digestivo.

 

No dia 31 de maio e 1 de junho plante e semeie frutos

Está na hora de plantar os seus pimentos na horta, no jardim ou mesmo em vaso ou floreira. O pimento é dos frutos mais versáteis que pode ter na sua horta, ou na sua varanda. Pode escolher uma série de variedades consoante as suas preferências. Pode optar pelos verdes, encarnados, amarelos ou cor de laranja. Se os cultivar em vaso, coloque apenas um por vaso que deve ter pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Condições de cultivo

  • Necessita de muitas horas de sol e calor, as temperaturas ideais para o seu desenvolvimento são 21-23ºC;
  • Dá-se bem em todo o tipo de solo, sendo apenas de evitar argilosos por uma questão de drenagem uma vez que o pimento não aguenta encharcamento;
  • Nesta época pode transplantar para a sua horta ou jardim, deixando um afastamento de 50—60 cm entre plantas e de 60-70 cm entre linhas;
  • Quando fizer a cova de plantação pode juntar composto ou húmus de minhoca;
  • Necessita de regas regulares;
  • Convém colher os frutos maduros à medida das suas necessidades.

Propriedades medicinais e benefícios do pimento

É um alimento indicado para dietas pois é muito rico em nutrientes e tem muito poucas calorias, apenas 20 kcal / 100g. O pimento é rico em   Vitamina C e E, Betacaroteno, Carotenoides. É um alimento que faz bem ao coração, aos olhos e ao estômago.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar