Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 27 de janeiro a 2 de fevereiro

Um semana com frio mas com uns dias cheios de sol que convidam a estar na rua, as horas de sol também já são mais e começa a haver muito para fazer na horta, no jardim, na varanda e no terraço. Deite mãos à obra e não se atrase!

O dia 27 é o ideal para semear raízes

Uma hortícola deliciosa que se pode usar em entradas, sumos, acompanhamentos e sobremesas. A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, normalmente é de cor encarnada, no entanto há variedades amarelas, brancas e alaranjadas.

A beterraba é simples de cultivar e pode ser feita a sementeira em tabuleiros e depois transplantadas quando as plantas estão com 5 cm de altura, cuidado no transplante para não danificar as raízes. Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m e entre plantas 5-10 cm. Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados, atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o pH 6-7,5, regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

É tubérculo adocicado com sabor a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É também uma fonte natural de vitamina A, B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Nos dias 28 e 29 deve semear as suas flores e plantar arbustos

Nesta época do ano são já muitas flores que pode começar já a semear para garantir uma primavera florida, o girassol é das minhas favoritas. Desta forma poupa dinheiro, pois pode semear uma grande quantidade de plantas por muito pouco dinheiro.

O girassol é uma excelente planta para semear com as crianças pois germina em uma ou duas semanas e entra em floração dois meses após a germinação. Para além disso tem o encanto de ser uma flor gigante e de ter as sementes comestíveis.

É uma planta nativa da América do Norte e que pode atingir 4 ou 5 m de altura, no entanto para cultivo doméstico existem cultivares anãs que não passam de 0,8-1 m, que são excelentes para ter no jardim, em vaso ou floreira. O seu nome cientifico Helianthus annuus diz muito sobre a planta, significa flor do sol, hélio significa sol em latim e anthus flor, é uma planta anual, que deve ser semeada todos os anos, no final da temporada pode recolher a semente para o ano seguinte.

Como e onde cultivar

Deve semear os girassóis em local definitivo pois não aguentam bem o transplante. Gostam de zonas com muitas horas de sol direto, solo fértil, profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado. O pH ideal para se desenvolverem é 6-7,5, não tolera temperaturas abaixo de 5 graus. Pode semear no jardim, em vaso ou floreira afastando as plantas 20-30 cm entre si. No caso de semear as cultivares de maior porte deverá deixar 0,4-1 m de distância entre plantas. Os frutos são comestíveis quer crus quer torrados.

Propriedades e benefícios das sementes de girassol

As sementes de girassol são saciantes e por isso aconselhadas para dietas de emagrecimento, são ainda uma excelente fonte de proteína o que benéfico para quem quer ganhar massa muscular. São ricas em vitamina E que ajuda os músculos a recuperar após o treino e que contribui para a saúde da pele. São ainda desintoxicantes, ricas em fibra o que melhora o funcionamento dos intestinos.

Nos dias 30 e 31 plante ou semeie folhas

Há legumes indispensáveis numa horta, no jardim e mesmo em vaso ou floreira, um deles é a alface. Os franceses chamam-lhe “salade” e é impensável ela não fazer parte das suas maravilhosas saladas, são muitas as variedades de alface: francesa, romana, frisada, roxa, americana, etc. Pode escolher a(s) variedade(s) de que mais gostar e comece já a semear.

Como e onde cultivar

Muito fácil de cultivar, tenha atenção e escolha as variedades de primavera e verão.  Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com pH 6,5-7. Semeie em tabuleiros, faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo. Transplante-as para local definitivo quando estas tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distância de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Auxilia na perda de peso pois é rica em nutrientes e pobre em calorias. Muita rica em fibras o que auxilia a digestão, fortalece os ossos pois é rica em vitamina K e é um poderoso antioxidante que ilumina a pele pois é rica em vitamina C. É um bom indutor do sono pois tem um composto chamado letucarium que promove o relaxamento cerebral.

Nos 1 e 2  plante e semeie frutos

As framboesas são um fruto delicioso que cada, que é muito consumido em fresco mas também em sobremesas, compotas, saladas, sumos, etc.

Tipos de framboesas

Há uma grande variedade de framboesas no mercado mas na hora de escolher tenha atenção que há duas categorias:

  • Remontantes: Plantas que florescem abundantemente ao longo de toda a estação (dão menos fruto mais tempo).
  • Não remontantes: Florescem uma só vez com grandes quantidades de produção de fruto.

O ideal é ter das duas qualidades.

Como e onde cultivar

Gostam de zonas com muito sol, solos fofos e com ph 5,5-6,5. Opte por plantas de viveiro ou estacas de confiança. Plante-as no inverno afastadas 60-80 cm entre si.

Devem ser podadas no final da frutificação, removendo os ramos que produziram fruto, os tortos, doentes e mal inseridos. Normalmente só produz fruto no segundo ano.

Propriedades e benefícios das framboesas

São um desintoxicante natural, combatem a retenção de líquidos. Protegem o cabelo, as unhas e a pele. Ricas em vitamina C, com grande poder antioxidante que contribui para a prevenção de alguns tipos de cancro como do estômago ou cólon. A ingestão de framboesas melhora a absorção de ferro, pelo que são aconselhadas a quem sofre de anemia por falta de ferro.

Os dias 1 e 2 são os melhores para combater pragas e infestantes

Nunca podemos descurar as nossas plantas, quer sejam ornamentais, aromáticas ou hortícolas. Nesta semana combata as pragas e infestantes, limpe os canteiros, vasos e floreiras, veja se há algum sinal da presença de pragas como pulgões, cochonilhas, lagartas, etc. Combata-as de imediato para que não alastrem a outras plantas.

Aproveite para ler também: Como eliminar cochonilhas e outras pragas das suas plantas

Remova as infestantes para que estas não entrem em competição com as sementeiras. Monde os canteiros removendo as ervas que possam estar a aparecer e que vão competir com as suas plantas, principalmente aquelas que foram acabadas de plantar ou de semear.

Leia também: Calendário lunar de janeiro

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar