Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 27 de dezembro a 2 de janeiro

Os dias 27, 28 e 29 são os ideais para semear e plantar raízes

Cenouras

A cenoura, é indispensável em qualquer horta. É talvez um dos legumes mais populares do mundo, é originária do Irão e Afeganistão, é cultivada há mais de 1000 anos, embora inicialmente fosse cultivada pelas suas folhas, comestíveis e aromáticas.

Uma das plantas de raiz mais versáteis e mais fáceis de cultivar é a cenoura. Há muitas variedades de cenouras de cores e formas, embora as mais vulgares sejam as cor de laranja compridas, há cenouras roxas, amarelas e encarnadas e algumas redondas.

Condições de cultivo

Prefere temperaturas entre os 16 ºC – 22 ºC embora tolerem temperaturas até 7 ºC ou até 30 ºC. Gosta de zonas com muitas horas de sol direto, embora tolere crescer à sombra desde que tenha muita luz. O solo deve ser profundo, leve, sem pedras para que as raízes não fiquem tortas e danificadas, deve ser bem drenado. Consegue desenvolver-se em solos argilosos desde que não esteja compactadas. 

Como semear

Faça a sementeira em local definitivo pois não aguenta bem o transplante para outro local. Semeie em linhas afastadas entre si de 15-30 cm e afastamento entre plantas de 5 cm. Pode semear em vaso ou floreira desde que estes tenham pelo menos 30-35 cm de profundidade.

Manutenção e colheita

Tenha o cuidado de mondar as ervas daninhas para que estas não entrem em competição com as cenouras. A colheita é feita 60-120 dias após a plantação, para ter cenouras frescas durante um período mais longo, faça um escalonamento e semeie a cada três semanas.

Necessita de regas regulares, gosta do solo sempre húmido.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

É um bom alimento para diabéticos pois tem baixo tero glicémico. Fonte natural de vitamina A que é excelente para a saúde dos olhos. Fonte de vitamina C, antioxidante poderoso, vitamina K, e vitamina B6 que previne a anemia e problemas de crescimento, muito importante no caso das crianças.

Os dia 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro são os ideais para plantar e semear folhas

Mizuna

São muitas as plantas de folha que deve e pode cultivar facilmente na sua horta, no jardim e até em vasos na varanda ou terraço. Para ter alguns sabores diferentes e mais originais à sua disposição pode semear já mizuna que vai dar um toque especial às suas saladas.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com sol ou meia sombra, não é exigente em termos de tipo de solo, desde que seja bem drenado e rico em matéria orgânica. Muito fácil de cultivar em vaso ou em floreira.

Como semear

Faça a sementeira já em em tabuleiros para transplantar mais tarde para o terreno.

Propriedades medicinais e benefícios da mizuna

Excelente fonte de vitamina A, C e K, bem como de minerais como o potássio, o magnésio e o cálcio. Tem propriedades antioxidantes, anti- inflamatórias e anti virais. Baixa em caloria, o seu consumo é aconselhado em dietas para perda de peso. Muito rica em fibras, contribui para um bom funcionamento intestinal.

O dia 2 de janeiro são os ideais para plantar e semear frutos

Groselha

As groselhas são fáceis de cultivar, até em vaso. Há três tipos de groselhas, as pretas que são mais aromáticas, as encarnadas que são mais ácidas e as amarelas. São muito usadas na Europa para a confeção de xaropes concentrados, compotas e acompanhamentos.

Condições de cultivo

Gostam de solos bem drenados, em locais soalheiros e sem geadas, embora sejam bastante resistentes ao frio.

Manutenção e colheita

Durante os meses frios perdem as folhas e entram em dormência. As groselheiras apreciam uma fertilização rica em potássio, o que ajudará a ter uma boa produção.

Podem ser conduzidas em vaso, ou em cordão como a vinha, as framboesas e outras espécies, sendo que deste modo a produção é em geral mais reduzida, mas as plantas ocupam menos espaço. As groselhas pretas, vermelhas e brancas amadurecem no verão. Convém colher as groselhas pretas, vermelhas e brancas tal como são produzidas, ou seja em cacho.

As groselheiras necessitam que se faça a capinagem, para evitar a competição de ervas daninhas, e de poda que não só estimula a produção mas ajuda a prevenir doenças como o míldio ou a eliminar ramos doentes ou infestados.

Propriedades medicinais e benefícios das groselhas

Tem mais quantidade de Vitamina C do que a laranja. Ricas em potássio, magnésio, caroteno e antocianinas. Muito ricas em fibras. Ajudam a combater infeções, reduzem o índice glicémico. Por serem ricas em magnésio, contribuem para um bom funcionamento do coração.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar