Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 27 de outubro a 2 de novembro

Uma semana em que as temperaturas estão mais amenas e há alguma previsão de chuva que significa que estão reunidas as condições ideais para o aparecimento de pragas como a cochonilha e os pulgões e doenças como o oídio e o míldio.

Esta é uma boa época para plantar uma série de árvores e arbustos que vão dar cor ao jardim no outono e no inverno. As fruteiras e as próteas são uma excelente opção.

Os dias 27 e 28 são os ideais para semear e plantar raízes

Funcho

Este é um bolbo muito utilizado pelos franceses cru ou assado, a raiz do funcho começa a ter cada vez mais procura em Portugal. Tem um sabor delicado que pode dar um toque especial a saladas e outros pratos.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve.

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Gosta do solo húmido sem estar encharcado.

Propriedades e benefícios do funcho

Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores menstruais e de estomago.

O dia 29 é o ideal para plantar ou semear flores

Próteas

Protea cynaroides ‘White King’.

A família das proteáceas existe há 95 milhões de anos, quando os continentes ainda não se tinham separado e os dinossauros habitavam a Terra.

Além de antiga, a família das proteáceas é muito extensa: tem mais de 83 géneros com cerca de 1,660 espécies.

Há próteas com floração na primavera e outras com floração no outono, nesta altura opte por plantar aquelas que vão estar em floração até ao final do inverno e algumas até ao início da primavera. São uma excelente aposta para o jardim e também para ter em vaso na sua varanda ou terraço.

As próteas com floração no outono e inverno distinguem-se das de floração na primavera e verão, pois as suas folhas têm pelos, sinal de que são plantas mais preparadas para o frio.

As Próteas Limelight e Special Pink Ice são especialmente bonitas e estão em flor desde agora até à primavera.

Condições de cultivo

As próteas e estão habituadas a desenvolverem-se em condições adversas, solos pobres, pouca rega e calor.

Precisam de muitas horas de sol direto, substrato ácido, leve, bem drenado e pobre. Se o seu jardim não tem este tipo de substrato terá de fazer uma boa cova de plantação e adicionar substrato específico para próteas, com o pH e fertilização adequados.

No primeiro ano, as proteáceas precisam de mais água, pois as raízes estão a desenvolver-se.

A partir do segundo ano, uma rega por semana em períodos de secura basta. Deve fertilizar a seguir à floração, no verão e no outono, com um fertilizante sem fósforo.

Não suportam fertilizante em excesso, mais vale a menos do que a mais. Regue semanalmente. Devem ser podadas a seguir à floração removendo a haste floral até à altura das folhas.

Nos dias 30 e 31, semeie ou plante folhas

Alface

A alface é indispensável em saladas e sanduíches, mas também em sopas.

Há alfaces de muitas variedades, de folha lisa ou frisada, mais ou menos crocante de folha mais verde ou mais esbranquiçada, há alfaces para todos os gostos, pode cultivar-se todo o ano, na horta, no jardim ou mesmo na varanda em vaso ou floreira.

Condições de cultivo

Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com ph 6,5-7.

Semeie em tabuleiros mas faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo.

Transplante-as para local definitivo quando e tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distancia de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades e benefícios da alface

Tem muitas propriedades para além de ser baixa em calorias e rica em nutrientes por isso aconselhada em dietas de perda de peso.

Muito rica em vitaminas A, K e C, bem como em ácido fólico, tem poderes antioxidantes e a sua ingestão ajuda a manter a pele saudável e mais firme.

Nos dias 1 e 2 de novembro, plante as suas fruteiras

Abacate

O abacateiro é uma árvore tropical que desde há muito tempo é cultivada em Portugal com sucesso, um pouco pelos jardins e quintais principalmente no Sul do pais.

É uma bonita árvore ornamental mas para frutificar necessita que estejam reunidas algumas condições.

Condições de cultivo

Necessita de solos profundos e bem drenados pois não aguenta solos encharcados. Pode crescer até 12 m de altura pelo que é uma árvore que necessita de algum espaço.

O abacateiro, embora seja hermafrodita dificilmente é auto fértil, sendo necessária a existência de pelo menos dois abacateiros, no seu jardim ou horta ou na vizinhança, para que exista polinização cruzada. Necessita regas abundantes nos períodos de maior seca.

Deve fazer-se a colheita dos frutos quando estão verdes, pois quando ficam maduros caem e estragam-se.

Nas zonas com períodos longos de temperaturas abaixo dos 12 ºC, pode não conseguir frutificar.

Propriedades e benefícios do abacate

O abacate é um fruto muito saudável que cada vez é mais consumido por desportistas pois aumenta a massa muscular e o rendimento do treino pois é um alimento muito energético.

É um hidratante natural, quer seja aplicado externamente, quer seja ingerido. Rico em vitaminas e antioxidantes que reforçam o sistema imunitário. Melhora a circulação sanguínea, diminui o mau colesterol.

Nos dias 27, 28, 29, 30 e 31, combata as pragas e as doenças

Esta época do ano, antes da chegada das chuvas é excelente para cavar e sachar o seu jardim e a sua horta, estas duas tarefas vão assim fazer com que diminua o número de infestantes, e vai também promover uma melhor infiltração da água no solo quando começar a chover.

As podas de limpeza também ajudam muito na diminuição do aparecimento de pragas que muitas vezes se alimentam de flores e folhas velhas.

Nesta semana com humidade e temperaturas altas muitas são as pragas e doenças que vão aparecer, estejam atentos a alterações nas vossas plantas, principalmente o aparecimento de manchas, pintas, necroses, etc. Quando mais cedo atuar maior será o sucesso.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar