Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 1 a 7 de dezembro

Mais uma semana em que a chuva se fez sentir com intensidade. Uma ótima altura para investir nas suas sementeiras e plantações, aproveitando as abertas de sol. assim a terra está bem macia e não tem de regar a seguir.

Os dias 2 e 3 são ótimos para plantar e semear as suas raízes

Nabo

Nabo

Há legumes absolutamente indispensáveis na sua horta de inverno, o nabo é um deles, muito fácil de cultivar e de utilização muito versátil em vários pratos culinários.

Como cultivar

Deve ser semeado em local definitivo a profundidade de 0,5 cm. A germinação é muito rápida, normalmente ao fim de uma semana. Semeie em linhas com afastamento de 30-40 cm entre elas e de 20 cm entre plantas.

Tenha o cuidado de ir tirando as infestantes. Pode usar para consumo as folhas (nabiças) ou a raiz (nabo), estes podem ser colhidos 40 a 80 dias após a sementeira.

O nabo é da mesma família das couves e da mizuna, nome cientifico é Brassica rapa.

Propriedades e benefícios do nabo

É consumido desde o tempo dos gregos e romanos, pouco calórico e rico em fibras, combate a prisão de ventre e contribui para a saúde do intestino.

É anticancerígeno pois é rico em glucosinolatos que quando decompostos no nosso organismo são anticancerígenos naturais. Também é uma fonte de vitamina C e manganês que ajudam a combater os radicais livres.

Os dias 3 e 4 são os ideais para semear e plantar flores

Helleborus

heléboro

Os Helleborus são arbustos perenes, fáceis de tratar e resistentes,  a sua época de floração é em pleno inverno. Surpreendem-nos com uma riqueza de flores, no momento em que o jardim está triste e sem cor.

A maior parte das variedades começam a florir em novembro, suportando o frio e a neve. Outras florescem no fim do inverno e continuam a floração até à primavera.

Após a floração, os Helleborus funcionam como uma ótima planta de cobertura, desde o fim da primavera até ao outono.

A verdadeira rosa-de-natal

Apesar de todas as variedades de Helleborus serem conhecidas na Europa como rosa-de-natal, este nome apenas se aplica a uma espécie, ao Helleborus niger, a verdadeira “celebridade” entre todos os Helleborus. Nativa da Suíça, Áustria e Alemanha, esta variedade prefere zonas de sombra e semissombra.

As suas raízes crescem em profundidade, para encontrar água e nutrientes suficientes para se desenvolverem, a floração começa em novembro, prolongando-se até março.

As flores, que abrem em branco, amadurecem para cor-de-rosa à medida que o inverno chega e a temperatura baixa. As flores mantêm-se sempre acima da folhagem, proporcionando um efeito fantástico.

Como cultivar e manter

Os Helleborus apreciam solos bem drenados, ricos e calcários. Preferem zonas de sombra e meia sombra, evite o sol total para uma melhor floração.

Vai ter flores desde o início do inverno até ao fim da primavera e, após a floração, funcionam como uma bela planta de cobertura durante todo o verão, podendo ser plantados com outras plantas de cobertura.

Os Helleborus não exigem grande manutenção, apenas alguns cuidados durante a primavera e o verão.

Na primavera: É no início da primavera que lançam as suas novas folhas.

Nesta altura, a folhagem do ano anterior tende a ser menos atrativa, pelo que deve ser removida usando uma tesoura da poda, com cuidado e sem causar danos na planta.

Ao remover esta folhagem velha, está também a tornar as novas flores mais visíveis. Este corte nunca deve ser feito no outono, pois nesta altura, a planta ainda está a extrair energia das folhas, pelo que qualquer corte pode causar danos na planta.

No verão: Durante os meses de verão, estão em período de dormência e devem ser deixados a descansar.

Os dias 5, 6 e 7 são ótimos para plantar e semear as suas folhas

Salsa

Salsa

A salsa é uma planta aromática essencial nos seus pratos culinários, muito fácil de cultivar, no jardim, na horta, em vaso, na varanda no terraço ou mesmo dentro de casa.

Pode semear em qualquer época do ano, em tabuleiros ou em local definitivo.

Como cultivar

A salsa gosta de zonas com sol ou meia sombra, prefere solos ligeiros, frescos, bem drenados e com alguma matéria orgânica. Necessita de regas regulares, mantendo o substrato sempre húmido sem encharcar.

Deve ir cortando à medida das suas necessidades para ter salsa fresca todo o ano.

Propriedades e benefícios do nabo

A salsa é uma planta rica em propriedades medicinais, aromáticas e condimentares. Fortalece o sistema imunitário, é rica em vitamina C, ácido fólico e antioxidantes. Ajuda a controlar a diabetes, melhora a saúde da pele e favorece a digestão.

Ajuda na prevenção da anemia e reduz a retenção de líquidos, pois é diurética.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar