Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 29 de novembro a 5 de dezembro

Uma semana com bastante chuva e já algum frio, ideal para planear o seu jardim e as suas próximas tarefas, para limpar e olear as ferramentas de jardinagem e para plantar algumas flores de inverno e com um toque natalício.

No dia 28 aproveite e plante ou semeie os seus frutos

Laranjeira

Todos oss citrinos são por excelência os frutos do inverno, a laranja é indispensável para sumos, sobremesas e receitas várias. A natureza sabe bem o que nós precisamos, agora no inverno quando mais necessitamos de vitamina C esta está disponível em grandes quantidades em todos os citrinos, laranjas, limões, tangerinas e toranjas. 

Condições de cultivo

A laranjeira é uma árvore excelente para ter no jardim e até na varanda e no terraço desde que se plante em vasos com pelo menos 40 cm de altura e de diâmetro, utilize um substrato rico em matéria orgânica.

Se for plantar no jardim ou pomar, faça uma cova maior e mais profunda do que o torrão e faça uma adubação da cova.

Manutenção

Pode fazer anualmente uma ligeira poda de arejamento e renovação, mas nada de muito profundo pois é uma árvore que não gosta de podas drásticas.

Propriedades e benefícios das laranjas

Como a natureza é sábia, dá-nos na época certa o que precisamos, na altura das constipações e gripes dá-nos alimentos ricos em vitamina C para reforçar o nosso organismo, dai ser tão importante comermos preferencialmente os legumes e frutos da estação.

A laranja é um fruto muito rico em vitamina C e que segundo alguns médicos deve ser consumido diariamente. É também rico em ácido fólico, cálcio, potássio e magnésio, é também um antioxidante natural. O seu consumo regular controla o colesterol, previne constipações, gripes e infeções em geral, reforça a função intestinal e o sistema circulatório.

É importante a poda das laranjeiras no final da frutificação, bem como estar atento às pragas e doenças que eventualmente poderá sofrer.

Os dias 29 e 30 são os ideais para semear e plantas raízes

Curcuma

A curcuma está na moda, conhecida por ser um superalimento aparece agora coo ingrediente numa séria de receitas saudáveis. 

Pode aproveitar estes dias mais frios para plantar um rizoma essencial para aromatizar uma série de pratos mais ou menos exóticos.

A curcuma é uma planta rizomatoza de climas tropicais mas que é relativamente fácil de cultivar em casa. 

Como cultivar

Deixa-se a germinar num local húmido e depois planta-se deixando os rebentos para cima e não enterrando completamente. Faz-se a colheita quando as folhas secam. Deve guardar uma parte para plantar.

Nas zonas mais frias do país deve conservá-la dentro de casa. Tem uma floração muito bonita. 

Utilização

Um rizoma que se utiliza para aromatizar e dar cor amarela aos bolos, bolachas, carnes, legumes, etc.

Propriedades e benefícios da curcuma

Tem uma forte ação anti-inflamatória, prevenção das doenças degenerativas como alzheimer e Parkinson.

Os dias 2, 3 e 4 são os ideias para semear e plantar flores

Helleborus

Embora não seja uma planta muito usada nos jardins em Portugal pode ser uma excelente aquisição para, mesmo nas zonas mais frias ter flores exuberantes durante o inverno.

Os Helleborus são arbustos perenes, fáceis de tratar e resistentes, a sua época de floração é em pleno inverno. Surpreendem-nos com uma riqueza de flores, no momento em que o jardim está triste e sem cor. A maior parte das variedades começam a florir em novembro, suportando o frio e a neve.

Outras florescem no fim do inverno e continuam a floração até à primavera. Após a floração, os Helleborus funcionam como uma ótima planta de cobertura, desde o fim da primavera até ao outono.

A verdadeira rosa-de-natal

Apesar de todas as variedades de Helleborus serem conhecidas na Europa como rosa-de-natal, este nome apenas se aplica a uma espécie, ao Helleborus niger, a verdadeira “celebridade” entre todos os Helleborus. Nativa da Suíça, Áustria e Alemanha, esta variedade prefere zonas de sombra e semissombra.

As suas raízes crescem em profundidade, para encontrar água e nutrientes suficientes para se desenvolverem, a floração começa em novembro, prolongando-se até março. As flores, que abrem em branco, amadurecem para cor-de-rosa à medida que o inverno chega e a temperatura baixa. As flores mantêm-se sempre acima da folhagem, proporcionando um efeito fantástico.

Condições de cultivo

Os Helleborus apreciam solos bem drenados, ricos e calcários. Preferem zonas de sombra e meia sombra, evite o sol total para uma melhor floração. Vai usufruir de flores no inicio do inverno até ao fim da primavera e que, após a floração, funcionam como uma bela planta de cobertura durante todo o verão, podendo ser plantados com outras plantas de cobertura.

Manutenção

Os Helleborus não exigem grande manutenção, apenas alguns cuidados durante a primavera e o verão. Na primavera: É no início da primavera que lançam as suas novas folhas. Nesta altura, a folhagem do ano anterior tende a ser menos atrativa, pelo que deve ser removida usando uma tesoura da poda, com cuidado e sem causar danos na planta.

Ao remover esta folhagem velha, está também a tornar as novas flores mais visíveis. Este corte nunca deve ser feito no outono, pois nesta altura, a planta ainda está a extrair energia das folhas, pelo que qualquer corte pode causar danos na planta. No verão: Durante os meses de verão, estão em período de dormência e devem ser deixados a descansar.

No dia 5 deve semear ou plantar folhas

Chicória

Chicória

Pode começar já as fazer as suas sementeiras de chicória, há muitas variedades de chicória, uma delas é a branca, também conhecida por endívia. Esta é um herbácea anual da família das alfaces, muito apreciada na culinária francesa, em saladas, sopas e molhos. Caracteriza-se pelo seu sabor amargo, que se intensifica tanto mais quanto maior forem as horas diárias de exposição solar.

Condições de cultivo

Para as cultivar com sucesso deve ter um solo bem drenado, rico em matéria orgânica, temperaturas entre 14-16 ºC, sol direto e regas regulares sem encharcar. 

Como semear

Pode semear em tabuleiro ou diretamente no local definitivo, também pode ser facilmente cultivadas em vasos ou floreiras de tamanho grande.

Manutenção e colheita

Deve ter o cuidado de mondar regularmente para evitar que as infestantes entrem em competição com as chicórias. 

A colheita é feita 50-100 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais da chicória

São plantas muito ricas em vitamina A, complexo B, C e D bem como em cálcio, ferro e fósforo. Têm propriedades diuréticas, depurativas e laxativas.

Dica

Muitas vezes as chicórias não são apreciadas pois o seu sabor é demasiado amargo. No entanto há um truque para que não fiquem tão amargas, consiste em privá-las de sol durante 15 dias antes da colheita. Tape o centro da planta com um tela, uma vaso ou um prato, se for em vaso coloque num local escuro.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar