Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 4 a 10 de novembro

Beterrabas

Mais uma semana de outono com chuva e frio, mas com alguns dias em que não chove e onde pode aproveitar para plantar algumas árvores, arbustos e herbáceas e também para transplantar aquelas que pretende mudar de sitio. Plante já os seus bolbos para que o final do inverno e o inicio da primavera sejam floridos e aromáticos.

Nos dias 4, 5 e 6 pode e deve semear e plantar raízes

A beterraba é sempre uma hortícola essencial na sua horta e que também pode cultivar em vaso ou floreira desde que tenha profundidade para isso). A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, a mais comum é encarnada mas existem  variedades amarelas, brancas e alaranjadas, todas elas deliciosas.

Condições de cultivo

A beterraba é simples de cultivar e pode ser feita a sementeira em tabuleiros e depois transplantadas quando as plantas estão com 5 cm de altura, na altura do transplante, deve ter muito  cuidado para não danificar as raízes. 

Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m entre si e 5-10 cm entre plantas. Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados, atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o ph 6-7,5, regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Sumo de beterraba

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

É um tubérculo com um sabor muito especial e original, adocicado com sabor a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É também uma fonte natural de vitamina A,B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro. 

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Receita de sumo de beterraba

Desintoxica e reforça o sistema imunitário.

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1 beterraba pequena com casca
  • 1 maçã com casca
  • Sumo de 1 limão
  • 1 colher (chá) de gengibre

Preparação: Misture tudo no liquidificador e vá consumindo ao longo do dia.

Heucheras

Semear e plantar flores e arbustos nos dias 7 e 8 de novembro

No outono os seus canteiros, as suas floreiras e os seus vasos podem e devem continuar bonitos. Pode plantar nesta época heucheras, que são maravilhosas plantas herbáceas com folhagem diversificadas em vários tons de verde, encarnado, amarelo, matizadas, etc. Gostam de solos ricos em matéria orgânica, meia sombra (de preferência sol da manhã e sombra à tarde). Na primavera e no verão têm hastes florais muito bonitas, o que também é uma mais valia. A cada três anos devem ser divididas dando origem a mais plantas. Plante-as juntas para formarem um tapete multicolor.

Os dias 9, e 10 são os ideais para semear e plantar folhas

Nesta época se ainda não semeou alfaces, está na hora de o fazer. Também pode optar por comprar as pré-plântulas à veda em feiras e viveiros, desta forma poupa 2 ou 3 meses e pode plantar já em local definitivo.

São muitas as variedades de alface: francesa, romana, frisada, roxa, americana, etc. Pode escolher a(s) variedade(s) de que mais gostar e comece já a semear.

Condições de cultivo

Muito fácil de cultivar, tenha atenção e escolha as variedades de primavera e verão. Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com ph 6,5-7. Semeie em tabuleiros, faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo. Transplante-as para local definitivo quando estas tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distancia de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Auxilia na perda de peso pois é rica em nutrientes e pobre em calorias.  Muita rica em fibras o que auxilia a digestão, fortalece os ossos pois é rica em vitamina K e é um poderoso antioxidante que ilumina a pele pois é rica em vitamina C. É um bom indutor do sono pois tem um composto chamado letucarium que promove o relaxamento cerebral.

Dias 7, 8, 9 e 10 são bons dias para combater pragas e doenças e infestantes

A prevenção e uma observação atenta, são a melhor forma de combater as pragas e doenças que infelizmente aparecem quando menos se espera. Vá removendo as infestantes que aparecem, não deixando que elas se instalem definitivamente e invadam tudo. Para pragas como lesmas e caracóis pode usar bicarbonato de sódio, muito eficaz e ecológico. Para as lagartas pode usar pimenta de caiena dissolvida em água e pulverizar.

Aproveite para ver: Vídeo: Como combater lesmas e caracóis

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de novembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar