Plantas

Heucheras: dê um toque de verde ao seu jardim

As heucheras podem ser plantadas em canteiros, juntamente com Hostas, variedade que também prefere sombra

São apreciadas principalmente pela sua folhagem indubitavelmente bonita. No entanto, as pequenas flores que surgem em estreitas hastes durante a primavera ou o verão, conferem mais um interesse relativamente a estas plantas.

Origem

Todas as espécies de heucheras são nativas do Norte da América, onde são vulgarmente conhecidas pelo nome “sinos-corais”. Este nome refere-se a uma das variedades mais antigas e mais conhecida, a heuchera-sanguínea. Esta produz delgadas hastes florais, que crescem bem acima da folhagem, carregadas de pequenas flores em forma de campainha com apenas 13 mm de comprimento. Estas flores, com um tom coral forte, criam um grande contraste cromático com a base de folhas verde escuro e de marmoreio verde mais claro.

Variedades de heucheras

Recentemente têm surgido muitas variedades novas de heucheras, com folhas cada vez mais coloridas para alegrar os nossos jardins. A Heuchera “Palace purple” é uma das variedades mais procuradas pela sua folhagem bordeaux escura. No entanto, muitas outras variedades com folhagem de várias cores não lhe ficam atrás.

Com uma forma semelhantes à dos pelargónios, as folhas das heucheras podem ser de cor verde, laranja, vermelhas ou mesmo prateadas, apresentar machas, e textura coloridas, variando também na sua forma e tamanho. Apesar de as heucheras serem procuradas preferencialmente pela sua folhagem, as elegantes flores que atraem beija-flores, abelhas e borboletas surgem no final da primavera ou noprincípio do verão.

Pormenor da folha heuchera “Mojito”

Plantação

Existem alguns aspetos importantes a ter em conta no momento de plantar as suas heucheras.

Condições de cultivo

Para atingir o maior esplendor da sua folhagem, as heucheras preferem zonas com sombra parcial, embora algumas variedades tolerem sol total. Em geral, heucheras com folhas mais claras preferem zonas mais sombrias enquanto as heucheras com folhas mais escuras toleram melhor uma localização ao sol. No entanto, na maioria dos casos, a cor da folhagem pode desaparecer quando plantadas em locais de exposição total ao sol. Escolha preferencialmente um local que apanhe o sol da manhã, em detrimento do sol quente da tarde.

Como plantar

Para uma correta plantação, faça um cova com o dobro da largura e profundidade da raiz da heuchera e cubra com solo mais solto. Deste modo, será mais fácil a expansão das suas raízes.

As heucheras preferem solos ricos, por isso se o seu jardim tem um solo pobre em nutrientes, o ideal será corrigir com matéria orgânica antes da plantação. À medida que os nutrientes se vão esgotando no solo, novas bolhas de ar são criadas no solo, o que promove a oxigenação das raízes.

Pormenor da folha da H. “Can Can”

De modo a evitar a podridão das coroas da planta, tenha cuidado ao plantar para não enterrar demasiado a planta. Deixe também sempre um espaço à volta das heucheras que permita a circulação de ar.

A época de plantação ideal é em qualquer altura após a época das geadas de modo a não sofrerem com o frio.

No primeiro ano é fundamental promover regas frequentes, depois disso, as heucheras não são muito exigentes em cuidados.

No estado adulto, as heucheras podem atingir 30-45 cm em altura e largura, o que permite colocar estas plantas em vaso, bordaduras ou mesmo naquele canteiro pequeno do seu jardim.

Rega e drenagem

As regas são muito importantes, mas não devem ser feitas de uma forma exagerada. Tenha em atenção as condições climatéricas e sinta o solo: regue sempre que este estiver seco.

Uma vez que preferem zonas de meia sombra, a drenagem do solo é muito importante para garantir um escoamento da água. Solos húmidos levam facilmente à podridão das raízes. Caso isso aconteça, o ideal é mudar as plantas para um local mais seco ou mais soalheiro.

Pormenor da flor da heuchera Sanguinea, mais conhecida por “Campainha-coral”

Cuidados

Após a floração, corte as hastes florais. Deste modo a energia é devolvida à planta para criar novas folhas. Com os anos, as heucheras começam a abrandar o seu crescimento e a secar no centro da planta. Nesta altura, que acontece entre 3 e 5 anos, as heucheras devem ser divididas, preferencialmente na primavera para permitir uma recuperação mais rápida e forte.

Se vive numa zona de invernos rigorosos, a heuchera precisa de alguns cuidados extras. Por exemplo proteja a raiz das heucheras com casca ou húmus para evitar que congelem.

Sugestões de plantação

É difícil pensar num local onde as heucheras não se encaixem. Elas dão-se debaixo de florestas, jardins rochosos, vasos, bordaduras e como coberturas de solo.

As folhas são perenes, mesmo quando cobertas de neve. Devido ao seu porte pequeno, as heucheras funcionam muito bem como plantas de bordadura; tornam-se bastante atrativas quando plantadas em grupo, de modo a criar maior contraste. Como as folhas das heucheras têm tanta variedade de cores, texturas e formas, existe uma infinidade de combinações possíveis entre elas, podendo desta forma dar asas à sua imaginação e colorir o seu jardim!

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar