Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 7 a 13 de fevereiro

Uma semana em que estamos confinados e em que a chuva não para! aproveite para programar as suas tarefas da horta e do jardim, bem como preparar as suas sementeiras dentro de casa. Cuide também das suas plantas de interior.

No dia 7 pode semear as suas folhas 

Manjericão

Está na hora de começar a ter em casa as suas aromáticas sempre frescas e prontas a comer, pode começar pelo manjericão. Indispensável para grande parte dos pratos italianos, para saladas, pestos, sopas, etc.

Condições de cultivo

Muito fácil de cultivar e até as pode ter dentro de casa, desde que tenha uma janela com muita luz e de preferência algumas horas de sol direto. O substrato deve ser adequado a plantas aromáticas. Bem drenado mas com alguma matéria orgânica.

Como semear

Pode fazer as sementeiras em tabuleiros, copos de iogurte, caixas de ovos, etc. e depois transplantar ou pode semear diretamente em vasos ou floreiras.

Deve ter o cuidado de escolher sementes biológicas bem como um substrato orgânico.

Se semear em pequenos recipientes, tente colocar poucas sementes em cada um, se semear em vaso ou floreira faça pequenas linhas e semeie ao longo delas.

As sementes não devem ser demasiado enterradas, mas também não podem estar muito à superfície senão secam e estas precisam de humidade para germinar.

As sementeiras devem ser regadas diariamente com um pulverizador, nunca com um regador e colocadas num local com muita luz mas sem sol direto. 

Quando as plantas tiverem mais ou menos 5-6 cm de altura e 4 ou 5 folhas definitivas devem ser mudadas para outros vasos ou floreiras. Se as semeou diretamente nas floreiras, deve fazer uma escolha, deixando menos plantas mas mais fortes. Continuar a regar diariamente mantendo o substrato sempre húmido. Agora já as pode colocar numa zona com algumas horas de sol por dia, mas não as mais fortes.

As plantas costumam germinar em 3 ou 4 semanas e ao fim de três meses estão prontas a consumir.

Como colher e cuidar

Não lhe pode falhar com a rega pois começa logo a murchar. Colha sempre as suas aromáticas cortando os ramos pela base (de fora para dentro) para a planta se regenerar, os ramos novos nascem normalmente de dentro para fora.

O manjericão é anual e para ter sempre deve semear pelo menos de três em três meses.

Propriedades e benefícios do manjericão

As propriedades do manjericão são muitas tem uma sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória.

Nos dias 8 e 9 pode semear ou plantar os seus frutos

Amoras

Os frutos de onde se colhem as amoras são pequenos arbustos (podem crescer até aos 3-6 m) muito vigorosos, com ramos arqueados, que no primeiro ano se desenvolvem e no segundo dão origem a flores e frutos. Os ramos são espinhosos e as raízes são fasciculadas e superficiais. As amoras só dão uma colheita por ano, no verão.

Um fruto delicioso para comer fresco ou para usar em compotas, sobremesas ou sumos.

Condições de cultivo

Gostam de solos profundos, húmidos e ricos em húmus mas tolera solos pobres e abandonados, não sendo muito exigentes em nutrientes. O pH do solo deve estar entre os 5,0-6,5. Preferem zonas com muitas horas de sol direto.

Como plantar e colher

Deve fazer a plantação usando estacas feitas da planta mãe, ou pode comprar as plantas já formadas em viveiro. 

Pode plantar em vaso, desde que este tenha a profundidade de pelo menos 40 cm. Deve ser bem drenado e estar colocado numa zona com bastante sol.

A colheita é feita quando os frutos já estão maduros, normalmente no final do verão.

Propriedades medicinais e benefícios das amoras

São um fruto vermelho, rico em antioxidantes. Ricos em açúcares, ácidos orgânicos e vitaminas A, B, E, K e C, minerais (cálcio, potássio, magnésio e ferro) e fibras.

Nos dias 10 e 11 pode semear as suas raízes 

Alho-francês

O alho-francês, é uma hortícola fácil de cultivar, indispensável na horta e muito versátil na culinária, podendo ser usada para muitos pratos e cozinhado de muitas formas. Pode semear-se tanto agora, final do verão como durante o inverno para que tenha a produção escalonada ao longo do ano. O ideal é semear em tabuleiros e transplantar mais tarde.

Condições de cultivo

É uma planta que se adapta a qualquer tipo de clima, embora tenha preferência e se desenvolva mais em zonas com temperaturas amenas e com alguma humidade no ar. Se quer o alho-francês mais branco deve fazer a amontoa, caso contrário ficará mais verde. É uma cultura bastante resistente às baixas temperaturas, aguentando facilmente temperaturas negativas, daí ser uma cultura de outono e inverno. 

Como semear

Semeie em tabuleiro e transplante quando tem cerca de 10-15 cm. Nessa altura deve cortar 1/3 do comprimento das raízes e das folhas, enterre cerca de 4 a 5 cm do alho. Deixe pelo menos 10-15 cm entre plantas, para que estas se desenvolvam em boas condições. 

Manutenção

Deve dar atenção especial às regas pois é uma planta que necessita de humidade constante. Pode fertilizar com chorume de urtigas ou de consolda ou com composto.

Propriedades medicinais e benefícios do alho-francês

Muito usado em dietas de emagrecimento pois é muito pouco calórico, apenas 61 kcal por 100g. Rico em vitaminas A e C e em minerais como o potássio, cálcio e fósforo. É também uma fonte natural de ácido fólico. Contribui para a prevenção dos acidentes cardio-vasculares bem como para a saúde do cérebro.

Nos dias 12 e 13 plante ou semeie flores

Campânulas

Esta é uma das flores mais bonitas para agora que os dias de inverno já são mais amenos, as suas colorações intensas e duradouras, duram até ao final da primavera, há variedades de muitas cores que pode combinar entre si. Pode conjugá-las com outras plantas como as alegrias-do-lar ou plantá-las em grandes vasos ou floreiras sozinhas.

Condições de cultivo

Necessitam de zonas com muita luz mas não aguentam sol direto forte, no máximo as horas de sol de manhã. Gostam de substratos bem drenados, não toleram o encharcamento, deixar secar o substrato entre regas. 

Manutenção

Deve remover as fores secas para estimular novas florações. Pode fertilizar mensalmente nos meses de primavera e verão com um fertilizante bio.

Esta é uma semana que deve dar especial atenção ao combate a pragas e infestantes

Agora que o inverno está mais ameno, com temperaturas mais altas e muita humidade, começam a aparecer uma serie de pragas e doenças. Convém estarmos muito atentos para não deixar que estas evoluam. Sempre que possível combata-as de forma orgânica.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar