Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 7 a 14 de abril

Uma semana em que a chuva vai estar quase sempre presente, o que é muito benéfico para o desenvolvimento das suas sementeiras de primavera. Abril é um mês em que há muito para fazer no jardim, na horta e também na sua varanda ou terraço. É indispensável fertilizar as suas plantas nesta época do ano pois na primavera e verão elas vão estar em plena atividade. Por isso, precisam de estar bem nutridas para estarem no seu auge de produção, floração ou frutificação.

 

Nos dias 7 e 8   pode plantar ou semear frutos

Medronho

Hoje em dia verifica-se cada vez mais a utilização de plantas mediterrânicas com pouca necessidade de rega e de tratamentos,  devido ao baixo custo e à pouca necessidade de manutenção. São muitas as plantas que podemos escolher, os medronheiros e os mais fáceis de cultivar, no jardim, em vaso ou em floreira.

O nome latino do medronheiro é Arbutus unedo, unedo quer dizer, comer um só! Os frutos do medronheiro quando muito maduros têm uma elevada concentração de álcool, o que pode causar alguma sensação de embriaguês se se comerem muitos frutos. O medronheiro é usado na alimentação, para fins medicinais e para a confeção da famosa água ardente de medronho. Pode ser considerado um arbusto grande ou uma pequena árvore, tem um período de floração muito longo, que se pode prolongar do outono à primavera seguinte, frutifica no outono  e muitas vezes tem flores e frutos ao mesmo tempo.

Medronho

Veja o vídeo sobre como plantar medronheiros e rosmaninhos: aqui.

Condições de cultivo

Necessita de um solo bem drenado e ligeiramente fertilizado. Prefere zonas com muitas horas de sol por dia, é resistente à secura, ao calor e ao frio. Pode ser facilmente cultivado em vaso ou no jardim. Faz uma sebe muito bonita e muito compacta.

 

Nos dias 9 e 10 deve semear ou plantar as suas raízes

Rabanetes

Rabanetes

 

Este é um legume muito fácil e rápido de cultivar, que se pode semear todo o ano. Porém, nos meses mais quentes é mais apetecível por ser fresco e ligeiramente picante. Semeia-se e germina muito rapidamente. Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

 Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes. Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira. A partir das 4 semanas poderá começar a colheita.

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia, tem um grande poder diurético o que ajuda no combate a infeções do sistema urinário. É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial. Rico em antioxidantes, previne doenças cardiovasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

 

Nos dias 11 e 12  deve semear ou plantar flores e arbustos

Calêndulas

Calêndulas

 

Neste início de primavera são muitas as flores que pode aproveitar para semear no seu jardim, varanda ou terraço e até na horta. As calêndulas ou maravilhas são indispensáveis na horta ou no jardim, nos seus vários tons de amarelo e encarnado são garantia de floração na primavera, verão e outono.

Pode fazer já a sementeira em tabuleiros ou vasos e transplantar para o local definitivo quando as plantas tiverem 10 cm e/ou 4 ou 5 folhas definitivas. Plante-as com 30 cm de afastamento entre elas.

Estas flores têm a particularidade de abrirem durante o dia e de fecharem durante as noite.

Jardim de calêndulas

 

Condições de cultivo

Gostam de zonas com bastante luz e sol direto, mas toleram viver na meia sombra. Gostam de temperaturas altas e não resistem abaixo dos 3ºC nem à geada. Gostam de solos bem drenados, soltos e ricos em matéria orgânica. Devem ser fertilizadas mensalmente no período de floração e regadas na época de maior calor.

Propriedades medicinais e benefícios da calêndula

São muito apreciadas pelas suas inúmeras propriedades medicinais e pelo facto de serem flores comestíveis que ficam lindas e saborosas nas saladas.

Têm uma ação adstringente, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e antialérgica.

Pode consumir-se em infusões ou em cataplasmas.

 

No dia 13 pode semear e plantar folhas

Para que as saladas de verão sejam ainda mais deliciosas, é bom ter plantas de folha diferentes. A chicória é um herbácea anual da família das alfaces, muito apreciada na culinária francesa, em variados pratos como saladas, sopas e molhos. Tem um sabor amargo, que se intensifica tanto mais quanto maior forem as horas diárias de exposição solar.

Para as cultivar com sucesso deve ter um solo bem drenado, rico em matéria orgânica, temperaturas entre 14-16 ºC, sol direto e regas regulares sem encharcar. Pode semear em tabuleiro ou diretamente no local definitivo. Também pode ser facilmente cultivadas em vasos ou floreiras de tamanho grande.

Deve ter o cuidado de mondar regularmente para evitar que as infestantes entrem em competição com as chicórias.

A colheita é feita 50-100 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais da chicória

São plantas muito ricas em vitamina A, complexo B, C e D bem como em cálcio, ferro e fósforo. Têm propriedades diuréticas, depurativas e laxativas.

Dica

Para que as chicórias não fiquem tão amargas pode priva-las de sol durante 15 dias antes da colheita. Tape o centro da planta com um tela, uma vaso ou um prato, se for em vaso coloque num local escuro.

Chicória

 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar