Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 9 a 15 de fevereiro

Uma semana de inverno que mais parece de primavera, o tempo ideal para adiantar as suas sementeiras de primavera e até para fazer algumas plantações de árvores e arbustos, para que na primavera já estejam instalados e a desenvolver-se em boas condições.

Nos dias 9, 10 e 14  plante e semeie frutos

Framboesas

As framboesas são deliciosas, saudáveis e fáceis de cultivar até em vaso. Há uma grande variedade de framboesas no mercado mas na hora de escolher tenha atenção que há duas categorias:

Remontantes

Plantas que florescem abundantemente ao longo de toda a estação ( dão menos fruto mais tempo)

Não remontantes

Florescem uma só vez com grandes quantidades de produção de fruto. O ideal é ter das duas qualidades. 

Como cultivar

Gostam de zonas com muito sol, solos fofos e com pH 5,5-6,5. Opte por plantas de viveiro ou estacas de confiança. Plante-as no inverno afastadas 60-80 cm entre si.

Devem ser podadas no final da frutificação, removendo os ramos que produziram fruto, os tortos, doentes e mal inseridos.

Normalmente só produz fruto no segundo ano.

Propriedades medicinais e benefícios da framboesa

Um poderoso antioxidante natural, preventivo de uma série de tipos de cancro.

Fortalece o sistema imunitário. Atenua as hemorragias, pode ajudar a diminuir o fluxo menstrual. Alivia as náuseas e pode promover a produção de leite materno.

Nos dias 11, 12 e 13 deve semear as suas raízes

Cebola

As boas colheitas de primavera começam a preparar-se agora no inverno, entre elas a cebola é talvez das mais importantes e das mais versáteis.

Não se consegue sobreviver sem cebolas na culinária portuguesa e cultiva-las é de facto muito simples. A cebola é originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Como cultivar

Pode fazer já a sua sementeira de cebolas em local protegido, pois não toleram bem as geadas.

Semeie em tabuleiros ou em estufa, e mais tarde transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras.

Pode optar por comprar pré-plântulas  ( compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas), neste caso só as deve plantar mais tarde, quando não houver perigo de geadas.

Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de um solo com o pH entre 6-6,8, rico em matéria orgânica, deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

No dia 15 deve semear as suas flores

Borragem

Esta é uma daquelas flores que é absolutamente indispensável na horta pois atrai os insetos polinizadores. É muito fácil de cultivar e exige pouco cuidados de manutenção.

Como cultivar

Esta planta anual deve ser semeada agora em local definitivo (desde que não seja uma zona muito fria e sujeita a geadas). Deve deixar uma distancia de 20 a 30 cm entre plantas, dá-se bem em todo o tipo de solos de preferência leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Necessita de uma boa exposição solar para florir abundantemente, a sua floração azul exuberante atrai muitos insetos e prolonga-se de junho a setembro.

Germina em 7 a 10 dias e é muito resistente a pragas e doenças. As suas flores são comestíveis e ficam lindas nas saladas.

Propriedades medicinais e benefícios da borragem

O óleo extraído da borragem é indicado para problemas cutâneos, tanta na aplicação na pele como para ingestão.

Também se pode fazer uma infusão das flores e folhas (que deve ser bem coada pois as olhas têm pelos).

Atenção que a planta contém alcaloides que em grande quantidade podem provocar danos no fígado, as pessoas com problemas hepáticos devem evitar a ingestão desta planta.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar