Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 2 a 8 de dezembro

Chegámos ao mês do Natal e como diz o provérbio: “Se queres um bom alhal planta-o no mês do Natal”. Embora as atividades no jardim, na horta e no pomar abrandem um pouco nestes meses de final de outono e início de inverno, ainda há muitas tarefas que podem e devem ser feitas já.

Se vive em regiões mais frias proteja as plantas mais sensíveis do frio, pode usar palha, casca de pinheiro, ou mesmo fazer uma pequena estufa ou abrigo para que não sofram com as geadas.

Aproveite para ver: Como construir uma pequena estufa

Esta é uma semana especialmente boa para combater pragas e doenças que começam a aparecer por causa da humidade. Esteja atento e pode aproveitar para fazer alguns tratamentos preventivos, pois mais vale prevenir do que remediar.

Os dias 2, 3 e 4 são os ideais para plantar raízes

Os alhos são indispensáveis em grande parte dos pratos e esta é a época certa para os plantar.

Propriedades dos alhos

 

Desde sempre o alho é considerado um medicamento, pois as suas qualidades são muitas. Para além de ter uma elevada concentração de vitaminas A,C, B6 e B1, é um elemento altamente energético e dietético pois tem poucas calorias. Reforça o sistema imunitário e acelera o metabolismo favorecendo o emagrecimento.

Condições de cultivo

 

Uma planta que se adapta a que se adapta a quase todos os tipos de solo e de clima. A variedade branca é mais resistente e tem uma boa produtividade. O alho é muito resistente tanto ao calor como ao frio, mas não aguenta temperaturas demasiado altas durante a noite muitos dias seguidos. Para o bolbo se desenvolver em condições necessita de um período de frio com temperaturas abaixo dos 10ºC.

A plantação deve ser feita desde o final do outono até meados do inverno (dezembro a fevereiro). Em zonas com muita chuva deve plantar mais tarde.

Cave bem a terra antes da plantação, coloque os dentes de alho com o bico para cima e cubra-os ligeiramente. Deixe uma distância de pelo menos 10 cm entre eles. Pouco exigente em rega e em adubação, pode colocar matéria orgânica quando da plantação.

A colheita deve ser feita antes que as folhas fiquem demasiado secas para não terem tendência de se partir.

Camélias

O dia 5 é o ideal para plantar flores e arbustos

No inverno também há flores, muitas e bonitas, plante algumas no seu jardim, varanda ou terraço para garantir a próxima estação muito florida.

Há plantas que são por excelência as rainhas do inverno, as camélias e azáleas são algumas delas. As camélias ou japoneiras como são conhecidas Norte, começam a estar em flor um pouco por todo o pais, com especial relevo no norte, centro e Açores. É impossível ficar indiferente aos tapetes que formam com a caída das suas pétalas de várias cores e tons. As camélias são flores mágicas que gostam de zonas com sol, solos profundos, ricos em matéria orgânica e pH ligeiramente ácido, suscitam grandes paixões e muitos colecionadores pelo mundo todo.

Azáleas

As azáleas partilham das mesmas preferências em termos de solo, mas gostam de alguma sombra e frescura. Pode plantá-las em vaso desde que tenha o cuidado de utilizar substrato para plantas acidófilas e garantir uma fertilização anual. Não se esqueça que devem ser podadas quando terminar a floração.

Nos dias 6, 7 e 8 deve semear e plantar folhas

No inverno algumas das hortícolas de excelência são os nabos que nos dão as nabiças, semeie-os já garantir as colheitas a tempo. São muito fáceis de cultivar , o nabo é uma cultura rápida, muito saudável e muito versátil. Há muitas variedades de nabo (Brassica rapa) que podem ter formas achatadas, cónicas, e arredondadas e podem ser brancos, arroxeados ou amarelados. É um legume muito versátil pois comem-se as folhas (as deliciosas nabiças), as inflorescências (os famosos grelos de nabo) e a raiz (o dito nabo).

Nabiças

Condições de cultivo

O nabo gosta de solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica, locais com muita luminosidade e pelo menos 4 a 5 horas de sol direto por dia, o pH ideal é entre 6 e 7. Atenção que o nabo é muito sensível à falta de boro, este nutriente nunca lhe deve faltar. A colheita é feita 40 a 80 dias após a sementeira.

Propriedades das nabiças

As nabiças são ricas em vitamina C, E e K, fibras e ácido fólico, muito ricas em nutrientes e fibras e baixas em calorias. São um excelente purificador do sangue, laxante, expetorante e diurético.

Dióspiros

Nos dias 2 e 3 deve fazer as suas colheitas

Estes dias segundo o calendário lunar são os ideais para fazer as suas colheitas, couves, espinafres, agriões, etc são algumas das hortícolas que pode colher e consumir, garantindo uma alimentação saudável todo o ano. Também as romãs, as nozes e os dióspiros estão prontos a colher.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de dezembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar