Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 2 a 9 de setembro

O verão que tardou a começar, parece que vai estar quente até ao final. Dê especial atenção às regas das plantas mais jovens e mais sensíveis. Atenção também ao combate a pragas e doenças que nesta estação têm estado mais ativas do que nunca.

Plantação de cebolas

Semear e plantar raízes nos dias 2, 3 e 4

Pode semear cebolas em tabuleiros, estufa ou até em local definitivo. Não se consegue sobreviver sem cebolas na culinária portuguesa e cultiva-las é de facto muito simples. A cebola é originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Se semear em tabuleiros, deve fazer o transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras. Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas). Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de um solo com o ph entre 6-6,8, rico em matéria orgânica, deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Cebolas
Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Amores-perfeitos

Os dias 5, e 6 são os ideais para semear e plantar flores

Esta é a época certa para começar a fazer as sementeiras das flores de época de outono inverno. São muitas as opções disponíveis para ter um inverno sempre florido, algumas das mais utilizadas e mais versáteis são os amores-perfeitos e as prímulas. Semeie em tabuleiros e transplante-as quando já tiverem 10 a 15 cm de altura. Pode semear de várias cores pois as opções são muitas, azul, amarelo, roxo, branco, etc. São uma excelente opção para plantar em vaso, floreiras, canteiros e cestos suspensos.

Atenção que se estiver muito calor vai ter de reforçar a rega pois as sementeiras nunca podem estar totalmente secas. Pulverize de manhã e à noite. Coloque os tabuleiros numa zona com luz mas sem sol direto. Só deve colocar ao sol direto quando tiverem duas ou três folhas.

O dia 7 é o mais favorável para semear e plantar folhas

Pode fazer já a sementeira de alface-cordeira, alface-de-cordeiro ou canónigos. Uma planta muito fácil de cultivar, muito saborosa e que pode até cultivar em vaso ou floreira.

Canónigos
Condições de cultivo

Não tem grandes exigências em termos de solo, prefere os mais frescos e com pouca argila. Apenas não gosta de muito calor. Deve semear em linha em local definitivo, ou semear a lanço aproveitando o espaço disponível entre outras culturas, como por exemplo o alho-francês e as couves que são mais altas.

Semeie com linhas distanciadas de 20-25 cm entre si. Pode colocar palha por cima para conservar a humidade, esta é um mulch muito eficaz pois protege o solo das diferenças de temperatura (do calor e frio excessivos), das chuvas fortes (amortecendo a queda das gotas). Pode fazer a sementeira de canónigos em setembro e  outubro.

Propriedades medicinais e benefícios dos canónigos

Muito ricos em vitamina C e ácido fólico, são revitalizante do organismo em geral, combatem também a fadiga. Diurética, laxante e refrescante.

Limões

O dia 8 é o mais favorável para semear e plantar frutos

Embora ainda esteja calor pode plantar alguns citrinos no seu jardim, varanda ou terraço. Ter um limoeiro é sempre uma mais valia, para garantir que tem limões em breve, compre um já enxertado, com flores e até pequenos frutos. Em vaso tem de garantir uma profundidade de 40 ou 50 cm para permitir que o sistema radicular se desenvolva em boas condições. Utilize um substrato bio para citrinos e coloque-o numa zona com pelo menos 5 a 6 seis horas de sol direto por dia.

No jardim, faça uma boa cova de plantação e coloque no fundo composto ou húmus de minhoca.

Propriedades medicinais e benefícios do limão

Muito rico em vitamina C e óleos essenciais. Reforça o sistema imunitário, desintoxica o organismo, combate a prisão de ventre, protege os órgãos das doenças degenerativas, diminui a acidez do sangue.

Leia também: Calendário lunar de setembro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar