Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 2 a 8 de agosto

Esta primeira semana do mês de agosto continua quente na maior parte do pais à semelhança do que têm sido estas últimas semanas.

Muita atenção às regas das plantas menos resistentes à secura e também a algumas pragas que atacam agora com o calor.

São também muitas as colheitas que pode fazer agora, tomate, pimento, pepino, alfaces, acelgas, curgetes, beringela, etc.

Deve semear e plantar frutos no dia 2

Chícharo

12 a 18 de agosto
Chícharos secos

Os chícharos são uma leguminosa tradicional das Beiras, nomeadamente da região de Alvaiázere, voltou a ser cultivada e consumida.

É muito fácil de cultivar e deliciosa para consumir em fresco ou em seco.

Condições de cultivo

Não necessita de cuidados de manutenção em especial, não é exigente em termos de solo, podem ser pobres, secos e ligeiros, só não gosta de solos húmidos e pesados.

Como semear

A sementeira é feita em local definitivo, semeei em linhas deixando um afastamento de 30-40 cm entre linhas e 10 a 15 cm entre plantas.

Propriedades dos chícharos

Muitos ricos em flavenóides, proteínas, hidratos de carbono e sais minerais.

Dias 3 e 4, pode e deve semear as suas raízes

Nabo e nabiça

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é GettyImages-534264971.jpg
Nabiças

O nabo é um legume indispensável na horta que tem um período vegetativo de dois meses é e muito fácil de cultivar, podemos utilizar para alimentação as suas folhas, as nabiças, ou o próprio nabo que existe de várias cores, mais branco ou roxo e maior ou menos consoante a variedade.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente.

Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra

Como semear

Pode semear diretamente no local definitivo ou em viveiro, em tabuleiros ou vasos, neste caso deverá ter muito cuidado quando transplantar pois são muito sensíveis.

As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar. Quando plantar deixe uma distancia de 25-30 cm entre linhas e 12-15 cm entre plantas.

Como fazer a colheita:

Nabiças e grelos

Colher as folhas jovens (nabiças) e a haste floral (grelos), usando uma tesoura bem afiada para não esgaçar, pode fazer-se esta colheita durante dois a três meses.

Nabos

Para colher os nabos não se pode cortar as folhas e haste floral pois precisam delas para se desenvolverem, o ideal é cultivar uma parte para nabiças e grelos e outra para nabos.

Retiram-se os nabos do solo quando as folhas ainda estiverem tenras pois é sinal que o nabo também está, se se espera muito podem ficar muito fibrosos.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Propriedades das nabiças e dos grelos

Para além de deliciosas as nabiças e os grelos são pouco calóricos, ricos em fibras, cálcio e ácido fólico, bem como em vitamina A e C.

Os dias 5 e 6 são os ideais para semear e plantar flores

Nesta época do ano em que se passa mais tempo lá fora, principalmente à noite.

Porque não plantar no seu jardim plantas que sejam muito aromáticas e nos deem uma outra dimensão ao espaço à noite, o aroma é fundamental e indispensável em qualquer jardim.

A dama-da-noite (Cestrum nocturnum) e o arbusto-das-das borboletas (Buddleja dawidii) são duas excelentes opções que pode ter no jardim na varanda ou no terraço.

Condições de cultivo

Todos estes arbustos se dão bem em zonas com sol direto ou meia-sombra desde que tenham algumas horas de sol direto por dia.

As suas florações e aroma vão dar uma nova dimensão ao seu verão.

Dama da noite

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é GettyImages-468208750.jpg
Dama-da-noite (Cestrum nocturnum)

Arbusto-das-borboletas

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Buddleja-davidii.jpg
Arbusto-das-borboletas.

No dia 7 pode semear ou plantar as suas folhas

Ruibarbo

25 de fevereiro a 3 de março
Plantação de ruibarbo

O ruibarbo não era muito utilizado em Portugal, mas nos últimos tempos cada vez há mais procura como planta para ter na horta, é uma planta muito antiga, com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais. 

Condições de cultivo

Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica.

É uma planta que tem a vantagem de estar muito bonita no inverno e acaba também por ser ornamental com os seus caules encarnados.

Como semear

Pode semear agora em tabuleiros e quando transplantar deve deixar 90 cm de distancia entre linhas e entre plantas.

Pode também comprar plântulas em viveiro e plantar já. Atenção que não deve falhar com a rega.

Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É uma planta desde sempre muito utilizada na industria farmacêutica como matéria prima na produção de medicamentos.

Também é usado na indústria das bebidas para a produção de licores e tónicos digestivos. A nível gastronómico, é muito versátil. Tem uma acidez natural que é ideal na preparações doces, compotas, tartes, batidos e sobremesas.

É também muito utilizado em saladas, na preparação de molhos, vinagretes, sopas e pratos salgados. A tarde de ruibarbo é um clássico da gastronomia americana.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar