Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 20 a 26 de janeiro

Jasmim-de-inverno

Os dias têm estado muito frios, pelo que é importante proteger as suas plantas e plantações mais sensíveis. Pode construir abrigos, estufas, colocar uma manta térmica, casca de pinheiro ou palha. Esta é também a época de podar as suas roseiras, as suas hortênsias, as suas trepadeiras e árvores de folha caduca.

O dia 20 é o ideal para semear e plantar flores e arbustos

Para garantir florações no inverno há plantas que pode e deve ter no seu jardim, ou mesmo na varanda ou terraço. Se quiser uma sebe colorida no inverno plante no seu jardim, varanda ou terraço o jasmim Jasminum nudiflorum Lindl (jasmim-de-inverno).

Os seus ramos longos pendentes, destacam-se durante o inverno, quando começam a despontam as suas pequenas flores amarelas, ainda antes de nascerem as primeiras das folhas (fevereiro a março). Não possuí flores aromáticas, ao contrário do J. odorantissimum L Pode ser usado como arbusto ou como trepadeira quando tutorado. Fica muito bonito junto a pequenos muros.

Plumbago ou bela-azul

Não requer grandes cuidados de manutenção. As hastes mais secas devem ser podadas após a floração o que achar necessário para manter a dimensão pretendida. Plante-os com distancia de 1 m entre si para criar uma sebe. Gosto muito de os misturar com o Plumbago capensis (bela-azul) que com a sua floração azul, faz um excelente contraste com o amarelo do jasmim, conseguindo-se uma sebe florida muito bonita e de muito fácil manutenção.

Continuamos na época das couves, pode ainda semear uma série delas. São muito versáteis para a alimentação, quer seja em sopas, salteados, cozidas, estufadas, em sumos verdes são acima de tudo um excelente acompanhamento para pratos de inverno.

Nos dias 21 e 22 deve semear folhas

Como cultivar

Pode semear em tabuleiro e/ou plantar todo o tipo de couves, na horta, em floreira ou mesmo em vaso (como a raiz é profunda utilize um vaso com pelo menos 40 cm de altura para que a planta fique equilibrada e se desenvolva em condições). Experimente vários tipos de couve, portuguesa, lombarda, couve-flor ou couves-de-bruxelas, couve-frisada (kale).

Propriedades e benefícios das couves

As couves são de facto uma ótima fonte de fibra, vitaminas e proteínas, cálcio, protegem das doenças cardíacas e cataratas, tem propriedades antioxidantes pois são fonte de vitamina C.

Tomateiro

Nos dias 23 e 24 pode semear ou plantar frutos

Um dos frutos mais utilizados na culinária mediterrânica é o tomate! Versátil, delicioso, saudável e muito fácil de cultivar.

Pode já começar a fazer as suas sementeiras de tomate. Deve fazer em tabuleiros ou em pequenas caixas, para posteriormente (abril ou maio) transplantar para o exterior.

Há imensas variedades de tomate, se não tem muito espaço, ou se vai cultivar em vaso ou floreira, opte pelas variedades de tomate-cereja, assim terá uma quantidade de tomate suficiente para consumir, se tem um jardim ou uma horta experimente variedades deliciosas como por exemplo o coração-de-boi.

O tomate pode ser consumido de 1001 maneiras, cru ou cozinhado, em sopas ou em sumos e até em sobremesas.

Propriedades e benefícios do tomate

Para além disso tem uma série de propriedades medicinais, é uma excelente fonte de antioxidantes pois é rico em vitaminas C e A bem como em betacaroteno e licopeno, este último é considerado a estrela dos antioxidantes e contribui para a redução do risco de doença cardíaca, reduz o nível de colesterol e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

Nabo

Nos dias 25 e 26 pode semear ou plantar raízes

O nabo é uma hortícola indispensável na sua horta, e é facilmente cultivado em vaso ou floreira. Não exige grandes cuidados de manutenção. Pode consumir a raiz (cabeça do nabo) ou as folhas (nabiças).

Como cultivar

Prefere solos soltos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deixe uma distância entre linhas de 10-25 cm. Regue diariamente quando não chove.

Propriedades e benefícios do nabo

É uma hortícola constituída por 94,5% de água logo é pouco calórico, tem 14 kcal 100g. No entanto é muito rico em fibra, ajuda o controlo do açúcar no sangue e regula o transito intestinal. É uma excelente fonte de vitamina C e melhora a absorção de ferro.

Leia também: Calendário lunar de janeiro

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar