Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 28 de outubro a 3 de novembro

No outono são muitos os arbustos e as flores que pode plantar, as próteas podem ser uma mais valia no seu jardim, varanda ou terraço. Têm florações exuberantes e a grande vantagem de necessitarem muito poucos cuidados de manutenção. Esta semana como tem o feriado, aproveite para dar um avanço nas plantações e sementeiras de inverno, para que mais tarde não lhe falte nada.

Cultivar alho-francês

No dia 28 pode semear e plantar raízes

Agora que a temperatura está a descer, as sopas sabem muito bem e são uma forma de ingerirmos mais legumes e mais diversificados. O alho-francês é daquelas hortícolas indispensável na base de grande parte das sopas, também é excelente salteado ou assado em conjunto com outros legumes. 

As plantas devem ter um espaçamento de 15 cm entre elas. Faço uma cova profunda (15 cm) e planto o alho-francês, deixando de fora uns 5 cm de folhas verdes, de maneira que a parte branca seja o maior possível. Para se obterem ainda melhores resultados, vá amontoando terra à medida que vão crescendo.

A colheita, nas variedades mais comuns, pode ser feita mediante a necessidade desde o outono até ao fim da primavera. Para que o alho-francês se solte facilmente da terra, nos meses mais secos, regue abundantemente algum tempo antes de colher.

Banksia

Semear e plantar flores e arbustos nos dias 29 e 30

No outono é a época ideal para plantar várias plantas da família das proteáceas. Quer sejam as próteas, leucospermum, banksia, leucandendron, ou teopea entre outas. Estas plantas exóticas e maravilhosas originárias da África do Sul e da Austrália.

Desenvolvem-se bem na maior parte dos locais embora prefiram solos ligeiramente ácidos e não tolerem a fertilização com fósforo. Necessitam pouca rega e dão flor apenas uma vez por ano, na primavera ou no outono consoante a variedade. Pode também ser facilmente cultivadas em vaso desde que tenha um recipiente com 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em condições.

Leucospermum

Deve ter cuidado com a fertilização, apenas devem ser fertilizadas duas vezes por ano (primavera e outono), com um adubo especial para próteas, sem fósforo. Pode colocar-lhes casca de pinheiro para conservar a humidade e evitar o aparecimento de infestantes.

Aproveite para ver: Vídeo: Como plantar um leucospermum em vaso

Espinafres

Semear e plantar folhas nos dias 31 de outubro e dia 1 de novembro

As hortícolas de folha são uma peça indispensável da sua horta, ou mesmo do cultivo na varanda ou terraço. Pode e deve semear nesta época, as alfaces e os espinafres pois são talvez das hortícolas de folha mais versáteis e que deve ter sempre à mão.

Condições de cultivo e propriedades

Os espinafres tanto podem ser consumidos frescos como cozinhados das mais variadas formas, até há bolos que levam espinafres. São fáceis de cultivar, na horta, no jardim ou até em vaso na varanda. Os benefícios para a sua saúde ao consumir espinafres são muitos, são ricos em vitaminas A e C e em ferro o que lhes confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas, é também um bom estimulante da eficiência muscular e da qualidade do sangue.

Alface
Condições de cultivo e propriedades

A alface não só indispensável em saladas e sanduiches, mas também em sopas. Há alfaces de muitas variedades, de folha lisa ou frisada, mais ou menos crocante de folha mais verde ou mais esbranquiçada, há alfaces para todos os gostos, pode cultivar-se todo o ano, na horta, no jardim ou mesmo na varanda em vaso ou floreira. Tem muitas propriedades para além de ser baixa em calorias e rica em nutrientes por isso aconselhada em dietas de perda de peso. Muita rica em vitaminas A, K e C bem como em ácido fólico, tem poderes antioxidantes e a sua ingestão ajuda a manter a pele saudável e mais firme.

Damascos

Semear e plantar frutos nos dias 2 e 3 de novembro 

Esta é a melhor época do ano para plantar todas as suas fruteiras. Tem ainda a grande vantagem de aparecerem nesta época nos viveiristas, feiras e mercados aparece, árvores de fruto em raiz nua, muito mais baratas mas que devem ser plantadas em pouco tempo. Porque não experimentar plantar alperces, pêssegos ou as deliciosas ameixas Rainha Cláudia. Estas ameixas são mais doces e deliciosas, utilizam-se para acompanhar a maravilhosa Sericaia alentejana, e dão origem às famosas ameixas de Elvas.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de outubro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar