Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 15 a 21 de dezembro

Para a semana que antecede o Natal está prevista muita chuva, mas isso não é desculpa para adiar as suas tarefas de jardinagem. Pode aproveitar para fazer as suas decorações de Natal usando plantas naturais.

Os dias 15 e 16 são os melhores para semear ou plantar folhas

Espinafres

Nesta época do ano os espinafres são fáceis de cultivar, muito nutritivos, versáteis e saudáveis.

Tanto se podem consumir frescos (embora esta não seja a forma mais saudável) como cozinhada das mais variadas formas, em entradas, pratos principais, acompanhamentos, batidos ou smoothies é até em sobremesas.

São fáceis de cultivar na horta, no jardim ou em vaso na varanda.

Propriedades dos espinafres

Os benefícios para a sua saúde ao consumir espinafres são muitos, são ricos em vitaminas A e C e em ferro o que lhes confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas, é também um bom estimulante da eficiência muscular e da qualidade do sangue.

Como cultivar

Pode semear diretamente ou em tabuleiro e transplantar mais tarde. Gostam de zonas de meia-sombra e de regas regulares. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira.

Nos dias 17 e 18 plante ou semeie os seus frutos

Laranjeira

Todos os citrinos são por excelência os frutos do inverno, a laranja é indispensável para sumos, sobremesas e receitas várias.

Como cultivar

A laranjeira é uma árvore excelente para ter no jardim e até na varanda e no terraço desde que se plante em vasos com pelo menos 40 cm de altura e de diâmetro, utilize um substrato rico em matéria orgânica.

Se for plantar no jardim ou pomar, faça uma cova maior e mais profunda do que o torrão e faça uma adubação da cova.

Pode fazer anualmente uma ligeira poda de arejamento e renovação, mas nada de muito profundo pois é uma érvore que não gosta de podas drásticas.

Propriedades e benefícios das laranjas

Como a natureza é sábia, dá-nos na época certa o que precisamos, na altura das constipações e gripes dá-nos alimentos ricos em vitamina C para reforçar o nosso organismo.

Daí ser tão importante comermos preferencialmente os legumes e frutos da estação.

A laranja é um fruto muito rico em vitamina C e que segundo alguns médicos deve ser consumido diariamente. É também rico em ácido fólico, cálcio, potássio e magnésio, é também um antioxidante natural.

O seu consumo regular controla o colesterol, previne constipações, gripes e infeções em geral, reforça a função intestinal e o sistema circulatório.

É importante a poda das laranjeiras no final da frutificação, bem como estar atento às pragas e doenças que eventualmente poderá sofrer.

Os dias 19, 20 e 21 são ideais para plantar ou semear plantas de raiz

Alhos

Já diz o provérbio: No Natal semeia o teu alhal. Por isso nada melhor do que aproveitar esta semana antes do natal para semear ou plantar os seus alhos, que são indispensáveis em grande parte dos pratos da culinária portuguesa.

Como cultivar

Uma planta que se adapta a que se adapta a quase todos os tipos de solo e de clima. A variedade branca é mais resistente e tem uma boa produtividade.

O alho é muito resistente tanto ao calor como ao frio, mas não aguenta temperaturas demasiado altas durante a noite muitos dias seguidos. Para o bolbo se desenvolver em condições necessita de um período de frio com temperaturas abaixo dos 10 ºC.

A plantação deve ser feita desde o final do outono até meados do inverno (dezembro a fevereiro). Em zonas com muita chuva deve plantar mais tarde.

Cave bem a terra antes da plantação, coloque os dentes de alho com o bico para cima e cubra-os ligeiramente. Deixe uma distância de pelo menos 10 cm entre eles.

Pouco exigente em rega e em adubação, pode colocar matéria orgânica quando da plantação.

A colheita deve ser feita antes que as folhas fiquem demasiado secas para não terem tendência de se partir.

Propriedades e benefícios dos alhos

Desde sempre o alho é considerado um medicamento, pois as suas qualidades são muitas. Para além de ter uma elevada concentração de vitaminas A, C, B6 e B1, é um elemento altamente dietético pois tem poucas calorias.

Reforça o sistema imunitário e acelera o metabolismo favorecendo o emagrecimento.

Faça as suas colheitas nos dias 19, 20 e 21

Faça já as suas colheitas de couves para o Natal: couve-flor, rabanetes, espinafres, laranjas, limões e tangerinas.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar