Ornamentais

Uma planta, uma história: Farrobo

CARACTERÍSTICAS

Nome científico: Aeonium glutinosum.
Nome vulgar: Farrobo, ensaião, saião.
Porte: Subarbusto.
Família: Crassulaceae.
Origem: Madeira.
Morada: Fajã do Mar, Faial, Nordeste da ilha da Madeira.

FOLHAS E FLORES

Hoje mais conhecido por ensaião ou saião, o Aeonium glutinosum possui folhas suculentas e espatuladas, que formam rosetas donde emergem grandes panículas de vistosas flores amarelas, de maio até setembro.

Antes da generalização dos inseticidas químicos, os ramos florais muito pegajosos eram dependurados nas casas com o objetivo de apanhar moscas e mosquitos.

“Do Ilheo da Fonte da Arèa menos de meya legoa adiante, está para o Nascente da parte do Norte huma povoação de até quinze moradores, que se chama Farrobo, por haver ali esta erva assim chamada, com que os pescadores tingem as linhas” (Gaspar Frutuoso – Saudades da Terra).

Esta erva, ou melhor, a planta subarbustiva suculenta, conhecida por farrobo no século XVI, que tinha uma forte presença nas escarpas rochosas do litoral das ilhas da Madeira e do Porto Santo é o Aeonium glutinosum, endemismo madeirense ainda hoje bastante frequente na Madeira, mas raro na ilha pequena.

Para além do Farrobo no Porto Santo, em São Jorge, no Norte da Madeira, e em São Gonçalo, no Funchal, também existem lugares com este nome, o que atesta a importância da planta.

UTILIZAÇÂO

Antes do aparecimento das linhas de nylon, as linhas de pesca, de sisal ou cânhamo, para ficarem mais resistentes, eram esfregadas com a casca esmagada do farrobo e “depois mergulhadas em urina, adquirindo por este processo uma cor negra, que as torna pouco visíveis do peixe” (Fernando Augusto da Silva e Carlos Azevedo de Menezes – Elucidário Madeirense).

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar