Viaje connosco: Jardins do Mundo 2022 – Roménia

Data: 29 maio – 5 junho 2022

Roménia

Palácios & Jardins da TRANSILVÂNIA

 

 

Introdução

A Revista JARDINS convida-o para esta nova extraordinária viagem que o leva a um dos territórios mais enigmáticos da Europa de Leste a fantástica Transilvânia, rodeada de imensos bosques e aninhada nos Montes Cárpatos ao longo dos Balcãs. Esta região ainda desconhecida por alguns, para além dum deslumbrante cenário natural, possui um riquíssimo património de antigos mosteiros medieval, fortalezas, deslumbrantes palácios com seus notáveis jardins, sendo alguns deles Património Mundial da UNESCO. As visitas começam na cidade histórica de Sinaia, com destaque para o Mosteiro de Sinaia, o encantador Palácio Peles (residência real de Verão) e o famoso Bran Castle, o castelo do Drácula.

No dia seguinte visitaremos a charmosa cidade de Brasov, o seu centro histórico com a Igreja Negra e subindo no seu funicular. Continuando nosso circuito, passaremos ainda por Prejmer, Saschiz e Biertan, visitando as suas Igrejas Fortificadas, das mais famosas da Transilvânia e presentes na listagem da World Heritage da UNESCO. Conheceremos ainda a pitoresca Cidadela de Sighisoara, com a sua famosa Torre do Relógio e a casa natal do Conde Drácula. Passaremos ainda por Sibiu, um dos locais mais carismáticos da Transilvânia, tendo sido Capital Europeia da Cultura, bem como uma visita à bela Catedral de Curtea de Arges, no regresso a Bucareste. Já na cosmopolita e charmosa capital romena, faremos um tour panorâmico pela ‘Pequena Paris’, visitando o magnânimo Palácio do Parlamento e tendo ainda um dia livre para poder explorar com visitas ao seu gosto pessoal, terminando com um agradável Jantar de Despedida.

Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa Directora e Arquitecta Paisagista Teresa Chambel, bem como do Arquitecto Paisagística e Professor Alexandre Dias Castanho.

Um programa aliciante com cenários deslumbrantes e rico em Tesouros naturais singulares, que esperam pela sua visita…

Seja Bem Vindo!

 

Acompanhamento da viagem

ALEXANDRE DIAS CASTANHO

PhD em Planeamento Urbano Sustentável em Áreas de Fronteira. Professor Associado WSB Univesrity, Dąbrowa Górnicza, Polónia. Mestre em Planeamento, Auditoria e Controlo em Espaços Verdes Urbanos.

TERESA CHAMBEL

Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. Participou em vários projetos de restauro e recuperação de jardins históricos. É autora de vários livros de jardinagem e diretora da Revista Jardins.

 

Rota

 

Voos

Ida:

Voo LH.1173: 29 maio 2022, Lisboa, 07h30 — Frankfurt, 11h30

Voo LH1420: 29 maio 2022, Frankfurt, 14h20 — Bucareste, 17h40

Volta:

Voo LH1421: 5 junho 2022, Bucareste, 18h35 — Frankfurt, 20h05

Voo LH1172: 5 junho 2022, Frankfurt, 21h40 — Lisboa, 23h40

 

Programa

Dia 1: 29 Maio (dom.)
Lisboa-Bucareste

Comparência pelas 05h30 nas partidas do Terminal 1, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo LH.1173, partida ás 07H30 com destino a Frankfurt. Chegada a Frankfurt às 11H30 e após formalidades de trânsito, embarque no voo LH.1420 às 14h20, com destino a Bucareste. Chegada á capital romena às 17h40. Recepção e assistência pelo nosso representante local e transporte em autocarro privativo ao hotel no centro da cidade.

Jantar e alojamento no Hotel Novotel Bucharest City Centre 4*.

 

Dia 2: 30 Maio (Sáb.)
Bucareste

Pequeno-almoço no hotel. Saída pelas 09h00, para início do Tour panorâmico pela capital romena, vendo os locais mais emblemáticos desta dinâmica cidade também conhecida como ‘A Pequena Paris’, sendo a 6a maior capital da União Europeia. Passaremos pelo Arco do Triunfo, atravessando a famosa Rua Kissellef, conhecida como os ‘Champs-Elysées Romenos’. Veremos ainda a Praça da Universidade, a Praça Romana, a Praça da Constituição e a Praça da Victória. Paragem junto à Igreja Patriarcal (parte do complexo Patriarcal existente no Monte Metropolitan). Almoço em restaurante local.

De tarde visitaremos o gigantesco Parlamento (conhecida como ‘A Casa de Ceausescu’), o segundo maior edifício parlamentar do Mundo, a seguir ao Pentágono nos EUA. Regresso ao hotel ao final da tarde e algum tempo livre para actividades a gosto pessoal.

Jantar e alojamento no Hotel Novotel Bucharest City Centre 4*.

 

Dia 3: 31 Maio (ter.)
Bucarest-Brasov-Sinaia

Após pequeno-almoço no hotel, saída pelas 09h00 em direcção à pitoresca cidade medieval de Brasov, um polo cultural e comercial que remonta ao séc.XIII, que ainda preserva aos dias de hoje aquele espírito medieval, sendo a capital de distrito da Transilvânia. Pela sua localização nos Balcãs e apesar da sua maioria populacional ser romena, também possui alguns húngaros e uma minoria de alemães. Visitaremos o seu monumento mais emblemático, a Igreja Negra, um magnífico exemplo da Arquitectura Gótica, tendo sido construída pela comunidade alemã da cidade entre os séc.XIV-XVI, permanecendo até hoje o principal monumento gótico da Roménia, assim como dos maiores e mais importantes locais de culto luterano da região.

Faremos uma pausa para um agradável café no centro histórico, seguida de subida ao topo do Monte Tampa, através do seu funicular, para disfrutar duma excelente panorâmica. Almoço na pitoresca localidade de Azuga, numa das suas adegas.

De tarde seguiremos para Sinaia, começando por visitar o Mosteiro de Sinaia, fundado pelo Príncipe Mihail Cantacuzino em 1695, baptizado em honra do Mosteiro Sta.Catarina no Monte Sinai, no Egipto. Consiste num complexo com 2 pátios, cada um com uma pequena igreja em estilo Bizantino; a “Biserica Veche” (a Igreja Antiga) de 1695 e a “Biserica Mare” (A Igreja Nova) de 1846. Ainda hoje habitado por monges ortodoxos, são os guardiões duma excelente biblioteca com autênticas jóias da literatura (algumas pertencentes à família Cantacuzino), como a edição mais antiga da Bíblia, traduzida para romeno, de 1668, que está hoje em dia em exposição no Museu do Mosteiro, inaugurado em 1895, com uma colecção de objectos religiosos da Roménia desde o séc.XVII.

De tarde visitaremos os jardins e respectivo Palácio do fantástico Peles Castle, uma verdadeira obra-prima da Arquitectura Neo-Renacentista alemã, considerado um dos mais espectaculares Castelos da Europa. Este Palácio serviu como residência de verão da família real e os seus 160 quartos estão decorados com os melhores exemplares da Arte Europeia da época, bem como belíssimos candelabros de cristal.

Jantar e alojamento no clássico Palace Hotel 4*.

 

Dia 4: 01 junho (qua.)
Sinaia-Castelo Bran-Prejmer-Saschiz-Sighisoara

Pequeno-almoço no hotel. Saída pelas 09h00, em direcção ao coração da Transilvânia, para visitarmos o místico Castelo de Bran, envolto em misteriosas lendas, sendo um monumento nacional e marco histórico da Roménia.

A fortaleza situa-se na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia, encravado na floresta no sopé dos Cárpatos. Conhecido habitualmente como o “Castelo do Drácula”, é promovido como a residência da personagem que dá título ao personagem Conde Drácula de Bram Stoker, obra que conduziu à persistência do mito de que este castelo terá servido, em tempos, de residência ao Príncipe Vlad III (Vlad Tepes), governador da Valáquia e conhecido pelo ‘O Empalador’, devido às punições excessivamente cruéis e sádicas que impunha aos seus prisioneiros a quando das lutas contra a invasão dos turcos do Império Otomano, durante os seus três reinados (em 1448, entre 1456-62 e em 1476). Vlad III herdou o apelido de seu pai, Vlad II: guerreiro da Ordem do Dragão, símbolo de seu principado e destinada à defender o cristianismo e o Império da ameaça dos Otomanos. Em romeno “drac” significa dragão e “ulea”, filho de; assim, Vlad II foi chamado de Vlad Drácula, ou seja “o filho do Dragão”. A palavra “drac” também pode significar demónio. Será proporcionada uma Cool Surpresa aos participantes, no interior do castelo…

O almoço será na antiga casa de chá, nos jardins envolventes ao Castelo Bran.

De tarde seguiremos em direcção a Prejmer, uma das mais famosas igrejas fortificadas da Transilvânia. As igrejas fortificadas que surgiram por toda a Roménia e em especial nesta região mais recôndita, tinham um papel vital, o de protecção das villas contra os ataques dos Turcos ou Tatares.

Paragem na vila de Saschiz, para visitar a sua igreja do séc.XV, Património Mundial da UNESCO desde 1999. Continuaremos para Sighisoara.

Chegada e distribuição de quartos.

Jantar e alojamento no Hotel DoubleTree by Hilton Cavaler 4*.

 

Dia 5: 02 junho (qui.)
Sighisoara-Biertan-Sighisoara

Pequeno-almoço no hotel. Pelas 09h00, saída em direcção a Biertan, uma das mais importantes villas saxónicas com igrejas fortificadas na Transilvânia, tendo sido das primeiras a ser integrada na lista dos World Heritages Sites da UNESCO, em 1993.

De regresso a Sighisoara, almoço em restaurante local no centro histórico da cidade. De tarde visitaremos Sighisoara, famosa por pela sua antiga cidadela estabelecida em 1820, sendo uma das poucas cidadelas europeias bem preservadas e ainda habitadas. Faremos um passeio guiado pedestre pelas suas ruelas empedradas, bem como visitaremos a famosa Torre do Relógio, cuja subida nos contempla com um excelente panorama dos bosques envolventes.

Esta cidade também ficou conhecida por ser a cidade-natal do famoso Conde Drácula, podendo ainda visitar a sua antiga residência, sendo hoje em dia uma loja de artesanato.

Jantar e alojamento no Hotel DoubleTree by Hilton Cavaler 4*.

 

Dia 6: 03 junho (sex.)
Sighisoara-Sibiu-Curtea de Arges-Bucareste

Após pequeno-almoço no hotel, saída às 08h30 para início do nosso regresso à capital romena, parando primeiro em Sibiu, um dos locais mais bonitos e carismáticos da Roménia. Faremos um Tour pedestre guiado pela antiga capital Europeia da Cultura 2007 e joia cultural da Transilvânia, começando pela Praça Maior, onde veremos a Câmara, a Torre do Concelho e visitaremos o Museu Brukenthal. Depois passaremos pela Praça Menor, a Praça Huet, a Ponte Liar, terminando com visita à Igreja Evangélica.

Almoço em restaurante local no centro histórico. Continuaremos nosso trajecto, por entre um belo cenário com os Montes Cárpatos como fundo, parando na cidade Curtea de Arges, para visitar a sua bela catedral, datada do séc. XVI, um dos mais antigos e mais valiosos monumentos da Arte Medieval de toda a Roménia.

Chegada a Bucareste. Distribuição dos quartos. Jantar no hotel. Alojamento no Hotel Novotel Bucharest City Centre 4*.

 

Dia 7: 04 junho (sáb.)
Bucareste

Pequeno-almoço no hotel. Saída às 09h00 para visita de Meio-Dia ao Jardim Botânico de Bucareste (localizado na zona de Cotroceni) com Guia Botânico do jardim, o maior da Roménia com cerca de 10.000 espécies de plantas, muitas delas exóticas oriundas de vários pontos do planeta.

Regresso ao hotel. Almoço livre.

Tarde livre para actividades a gosto pessoal podendo aproveitar para explorar a zona comercial no coração da cidade, de acesso pedestre do nosso hotel.

Pelas 19h00, comparência no lobby do hotel para 8 saída ao Jantar Especial de Despedida em restaurante local do Parque Herastau.

Alojamento Hotel Novotel Bucharest City Centre 4*.

 

Dia 8: 05 junho (dom.)
Bucareste-Lisboa

Pequeno almoço no hotel. Dia inteiramente livre para actividades a gosto pessoal para os últimos souvenirs romenos e para compras no âmbito geral, com muita oferta de lojas internacionais ou marcas locais, muitos cafés acolhedores, restaurantes simpáticos, dos mais pequenos aos mais frequentados, edifícios monumentais e vários parques para relaxar, um pouco de tudo para todos os gostos! Almoço livre.

Após formalidades de check-out, comparência no lobby do hotel pelas 16h00, para transporte privativo ao aeroporto de Bucareste. Chegada e formalidades de embarque, para partida no voo LH1421 às 18h35 com destino a Frankfurt.

Chegada a Frankfurt às 20h05 e após formalidades de trânsito, embarque no voo LH.1172, às 21H40, com destino a Lisboa.

Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado às 23h40.

 

Alojamento

SINAIA

Hotel Palace 4*
Strada Octavian Goga, 4 106100 Sinaia
Tel: +40 244 311 542

Os seus 150 charmosos e clássicos quartos que nos transportam para um glamour dum passado requintado, possuem mobiliário clássico, minibar, Televisão com TV Cabo, cofre, aquecimento, AC, casa de banho completa com banheira ou duche, secador de cabelo e oferta de amenities.

Possui restaurante de gastronomia romena internacional, bem como Spa com piscina interior, jacuzzi, sauna e sala de Fitness.

Acesso Wi Fi Grátis.

 

SIGHISOARA

Hotel DoubleTree by Hilton Cavaler 4
Strada Consiliul Europei 6 545400 Sighisoara
Tel: +40 365 085 555

Os seus 74 espaçosos quartos possuem minibar, televisão LCD, telefone, rádio, cofre, aquecimento, AC, chaleira eléctrica, casa de banho completa com banheira, secador de cabelo, chinelos, roupão de banho e oferta de amenities Piscina interior e Spa com sauna finlandesa. Possui ainda um Restaurante com cozinha romena e internacional. Fica a 200 m da Cidadela de Sighisoara.

Acesso Wi Fi grátis.

 

BUCARESTE

Hotel Novotel Bucharest City Centre 4*
Calea Victoriei 37B 030167 Bucuresti
Tel: +40 21 308 8500

No coração do centro histórico de Bucareste, em plena Av. Vitória, oferece aos seus hóspedes livre acesso ao seu Fitness Centre com piscina interior e sauna. Wi-Fi de acesso gratuito.

Os seus 74 espaçosos e climatizados quartos, possuem minibar, televisão LCD, telefone, rádio, cofre, aquecimento, AC, chaleira eléctrica, casa de banho completa com banheira e/ou duche, secador de cabelo, chinelos, roupão de banho e oferta de amenities. Possui ainda o Restaurante Winestone Victoriei 37 com cozinha de inspiração regional e excelente carta de Vinhos.

Fica a poucos metros da Rua Lipscani, com várias lojas, bares, restaurantes e cafés temáticos.

 

Preços

 

Clique aqui para ver descarregar o programa detalhado, preços e pacotes (PDF)

 

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 28 fevereiro 2022

Sinalização mínima obrigatória: 320€ por pessoa

(Em caso de desistência, após 01 MARÇO 2022, a sinalização não é reembolsável)

Liquidação da viagem até 20 março 2022

Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para: NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

 

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390

Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | paulo.pinto@cooltravel.pt

Os lugares são limitados — inscrições aceites por ordem de chegada.

Acompanhamento pelo Delegado CoolTravel Paulo Pinto Assunção, durante toda a viagem.

 

Gostou deste artigo?

Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar