Viaje connosco: Jardins do Mundo 2023 – Roma&Toscana

Roma & Toscana

Data: 1 a 10 setembro 2023

Roma Exclusiva & Toscana, Firenze-Lucca Cortona-Siena, Produtores-Jardins-Villas, Jardins Vaticano & Viterbo

 

 

A Revista Jardins convida-o para esta nova viagem, com um itinerário verdadeiramente exclusivo, que nos levará a explorar, durante 10 dias, a cidade eterna de Roma e a emblemática região do centro da Itália, a Toscana!

Chegaremos a Roma e após uma exclusiva rota visitando belas Villas, Palácios e Castelos no centro histórico (com Vaticano e seus jardins), iniciaremos o nosso percurso rumo a Norte, com visita de Viterbo, seu Bairro Medieval e famoso Palazzo dei Papi, antes de chegarmos a Cortona, cidade em plena Toscana. Visitaremos o 1º produtor desta viagem, a Azienda Agrícola de Giromagi, onde poderemos ver a loja de Garden Design e passear pelos seus viveiros de cactos e suculentas. Visitaremos o centro histórico de Cortona incluindo o Eremitério ‘Le Celle’, retiro onde viveu São Francisco de Assis e onde ele escreveu o seu testamento espiritual.

Após este passeio, iremos até outro produtor, a Floramiata Società Agricola, líder na produção de plantas de interior, com mais de 300 plantas diferentes e cerca de 60 espécies distintas (Ficus, Begonias, Ciclames, Gardenias, Yuccas, Antúrios, entre outros). Exploraremos ainda Siena, com o seu encantador centro histórico, assim como a histórica cidade de Lucca, incluindo o seu Orto Botanico que possui árvores centenárias como sequóias, cedrus e uma bela colecção de Rhododendrus.

Incluímos outro olhar exclusivo a outros produtores singulares como Mr Pic (a maior produção de piri-piri da Europa) e Oscar Tintori (a maior produção de Citrinos da Europa). Visitaremos outros locais encantadores como Collodi, a Aldeia do Pinóquio, e a majestosa Villa Garzoni, magnífico palácio em estilo barroco-renascentista maravilhosamente completado pelo seu jardim do séc. XVIII no mesmo estilo, hoje em dia considerado como dos mais belos da Itália. Visitaremos Montecatini Terme, seu castelo altaneiro e o seu característico funicular, antes de terminarmos na singular Firenze, cidade que respira arte, destacando o Palazzo Medici, a Catedral Mª Maggiore, Galeria Accademia, Ponte Vecchio, Palazzo Pitti e o Giardino di Boboli.

Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa diretora e arquiteta paisagista Teresa Chambel, bem como o Luca, Quilici da Flora Toscana, a maior produtora europeia de próteas.

Um programa aliciante para quem ama os Jardins do Mundo e que promete memórias inesquecíveis! Será um prazer recebê-lo!

 

Acompanhamento da viagem

TERESA CHAMBEL

Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. Participou em vários projetos de restauro e recuperação de jardins históricos. É autora de vários livros de jardinagem e diretora da Revista Jardins.

LUCA QUILICI

Export sales manager da Flora Toscana, a maior produtora de próteas da Europa.

 

Voos

Ida:

Voo TP.834: 01 Set. 2023, Lisboa, 07h25 — Roma, 11h20, duração 2h55

Volta

Voo TP.877: 10 Set., Florença, 19h15 — Lisboa, 21h15, duração 3h00

 

Programa

Dia 1: 01 setembro (6ª feira)
Lisboa – Roma

Comparência pelas 05h00 nas partidas do Terminal 01, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo TP.834, partida às 07H25 com destino a Roma-Fiumiccino, em classe económica. Refeições ligeiras pagas a bordo.

Chegada a Fiumiccino às 11H20. Recepção e assistência pelo Guia local e transporte privativo ao centro histórico de Roma. Chegada pelas 13h00. Formalidades de Check-In e almoço no hotel.

Pelas 14h30, início do n/Walking Tour guiado, em direcção aos Jardins da Villa Borghese para visitar a Galleria Borghese (hora marcada para o Grupo às 15h00), que para além do seu interior coberto de mosaicos e frescos originais, um dos mais prestigiados museus de Arte do Mundo, possuindo a Vénus Vitoriana de 1805 e outras obras importantes de Bernini, Raffaello, Caravaggio e Botticelli.

De seguida aguardamos uma visita privada à Villa Medici, para nos dar a Boas Vindas a Roma. Visitaremos o interior das salas deste palácio com excelente panorama sobre a capital romana. Nas mãos da família Medici desde 1576 quando adquirida pelo Cardeal Ferdinando de Medici, era a residência oficial dos Medici em Roma, no topo da colina do Píncio, com amplos jardins botânicos à semelhança de Pisa e Firenze, protegidos por árvores de grande porte (ciprestes e carvalhos).

Pelas 18h00, continuaremos o nosso percurso pedestre guiado pelo centro histórico, descendo a famosa escadaria dos Spanish Steps (chamada localmente de Scalinata di trinità del Monti), que nos leva à Piazza di Spagna, onde se realizam os desfiles de moda da Alta Costura, alcançando depois o nosso hotel. Restante tempo livre para explorar ao seu gosto. Jantar livre. Alojamento no Hotel Imperiale 4*.

 

Dia 2: 02 setembro (sáb.)
Roma (c/ Vaticano)

Após pequeno-almoço no hotel, saída às 08h00 em autocarro privativo, passando pelo magnânimo Colosseo e o Arco de Constantino, para chegarmos aos Tesouros do Vaticano (visita com Guias internos).

Entrados nos Museus do Vaticano, visitaremos ás belíssimas Galerias dos Candelabros, das Tapeçarias; dos Mapas Geográficos e da Imaculada Conceição; a Escola de Athenas com pinturas do Mestre Rafael entre 1508-1520, terminando na Capela Sistina, um Tesouro da Humanidade, construída entre 1475-83 na época do Papa Sixto IV della Rovere, sendo o local onde se celebram os conclaves para a eleição dos Papas. Visitaremos de seguida os Jardins do Vaticano, um refúgio de Papas, repletos de joias naturais, com várias fontes e esculturas, das Épocas Renascentista e Barroca, cobrindo mais de metade da superfície deste pequeno país que é o Vaticano.

Terminaremos o nosso Tour na Praça de S. Pedro (obra maestra de João Lourenço Bernini, datada de 1661), com algum tempo livre  para poder visitar a Basílica de S. Pedro, considerada a maior do mundo com mais de 15000m2 e repleta de tesouros, destacando a Piedade de Michelangelo, o corpo exposto ao fiéis do Papa João XXIII, os preciosos mosaicos, o baldaquim de bronze de Bernini e as Criptas Vaticanas que formam um conjunto monumental importante, onde para além do túmulo do próprio S. Pedro, contem diversos outros túmulos de Papas (entre os quais João Paulo II) e diversas obras de arte oriundas ainda da antiga Basílica edificada neste local.

Pelas 13h00, almoço no Restaurante Satiricus no Borgo Angelico. Pelas 15h00, início do n/Walking Tour guiado, começando com a visita ao
interior do Castelo Sant’Angelo, local emblemático da Cidade Eterna, mesmo á beira do rio Tibre, que tendo sido construído sobre as ruínas do Mausoléu de Adriano, passou a ser um edifício militar integrando a Muralha Aureliana (403 d.C.) e atualmente é um dos museus da cidade.

Seguiremos pelo interior do centro histórico de Roma, vendo a Piazza Navona (das praças mais famosas da cidade, com muita restauração), o
Panteão (obra única da arquitetura mundial), chegando à famosa e encantadora Fontana de Trevi (que sofreu obras de restauro completo há dois anos) e regressando ao nosso hotel. Jantar livre. Alojamento no Hotel Imperiale 4*.

 

Dia 3: 03 setembro (dom.)

Roma – Viterbo – Badiaccia – Cortona

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidade de check-out, saída às 09h00 em autocarro privativo, em direção á região italiana de Lácio, com pargem em Viterbo. Chegada e recepção pelo Guia local, iniciando o nosso Walking Tour guiado pelo centro histórico desta Cidade-Bispado, conhecida por Cidade dos Papas, já que no séc. XIII muitos pontífices tinham aqui a sua residência, passando mais tempo aqui do que propriamente no Vaticano. Foi aqui que se realizou o primeiro Conclave e também é aqui que está sepultado o Papa português João XXI.

Começarmos o passeio junto da antiga Porta Romana do séc. XIII, que nos leva ao centro histórico, passando pela Piazza Fontana Grande, Piazza Gesu e visitando o Palazzo dei Papi, junto da Duomo di Viterbo. Terminaremos no Bairro Medieval San Pellegrino.

Almoço em ristorante Il Giardino del Papero c/bebidas. Pelas 14h30, seguiremos rumo a Norte, à zona da Toscana com nova paragem na Azienda Agricola Giromagi, onde teremos a oportunidade exclusiva do Grupo JARDINS do MUNDO, de visitar os seus viveiros especializados em Cactus & Suculentas, bem como a sua magnífica loja de Garden Design.

Pelas 19h00, seguiremos em direção a Cortona. Pelas 20h00, chegada, check-in e jantar no hotel c/bebidas. Alojamento no Hotel Villa Marsili 4*.

 

Dia 4: 04 setembro (2ª feira)
Cortona – Amiata – Siena

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidade de check-out, saída às 09h30 em autocarro privativo, para início do tour guiado visitando o Eremitério Franciscano ‘La Celle’, famoso retiro onde viveu São Francisco de Assis e escreveu o seu testamento espiritual. Continuaremos nossa visita pedestre pelo centro histórico, vendo a Fortaleza del Girifalco (que teve origem provavelmente no séc. V BC, segundo registos de muralhas etruscas, embora o seu primeiro registo histórico existente como uma bela e forte fortaleza, seja datado de 1258 AC) e a Basílica Sta. Margarita (igreja em estilo neogótico , reconstruída em 1288, pela devota franciscana Margarita dei Cortona, dedicada a S. Basílio – pois está no mesmo local onde existia uma pequena igreja dedicada a esse Santo, no séc. XI). Pelas 12h30, almoço na Osteria del Teatro com bebidas.

Pelas 14h00, seguiremos em autocarro privativo em direção ao coração da Toscana, com paragem para uma visita exclusiva à Floriamiata Società Agricola, líder na produção de plantas de interior, com mais de 300 plantas diferentes, cerca de 60 espécies distintas (entre Ficus, Begonias, Ciclames, Gardenias, Yuccas, Hortenses, Antúrios, Orquídeas Phalaenopsis, etc).

Pelas 18h30, continuaremos em direção a Siena Pelas 20h00, chegada, check-in e jantar no hotel com bebidas. Alojamento no Hotel NH Siena 4*.

 

Dia 5: 05 setembro (3ª feira)
Siena – Lucca

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidade de check-out, saída às 10h00 para início do nosso walking-tour com guia local para conhecer o centro histórico medieval de Siena, incluindo a Duomo de Siena datada de 1215, cujo exterior e interior são feitos de mármore preto e branco, as cores simbólicas de Siena, derivadas dos lendários cavalos dos fundadores da cidade, Senius e Aschius. Algum tempo livre para explorar a gosto pessoal. Após almoço no ristorante Gallo Nero com bebidas, seguiremos em direção a Lucca. Chegada pelas 17h00, check-in e tempo para relaxar.

Jantar com bebidas, pelas 20h00, no hotel. Alojamento no Hotel Sina Astor Viareggio 4*.

 

Dia 6: 06 setembro (4ª feira)
Lucca (Torre del Lago Puccini)

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída às 09h30 em autocarro privativo, para visitar o produtor Carmazzi, Mr Pic líder de mercado há mais de 30 anos, na produção de piripiris. Trata-se duma produção familiar que remonta a 1860, detentores da maior colecção de variedade de piripiris (1155), oferendo toda uma gama de produtos transformados a partir deste produto (molhos, temperos, compotas, conservas, chutneys, pickles e massas). A produção engloba mais de 20,000m2 de estufas com 60 variedades de piripiris e hoje em dia têm outro foco, sendo o cultivo em produção biológica de flores comestíveis (begónias, bocas-de-lobo, cravinas, amores-perfeitos, etc), de uma série de microgreens de agrião, rúcula, majerição, etc e de pitayas (white e red). De regresso a Lucca, almoço no centro histórico, no ristorante Buca di Sant’Antonio com bebidas.

Pelas 15h00, início do nosso walking-tour de Lucca com guia local, explorando o centro histórico, com destaque da Duomo di San Martino, datada de 1063, em estilo românico, mas ampliada no séc. XIV em estilo gótico, que alberga no seu interior uma preciosidade; um crucifixo de madeira que se diz ter ser esculpido por Nicodemos (o fariseu que sepultou Jesus Cristo). Visitaremos ainda o Orto Botanico Comunale di Lucca, estabelecido em 1820 pela Duquesa de Parma junto às muralhas da cidade e dividido em duas partes; a parte do jardim com arboretum, o lago central e plantas diversas com árvores centenárias e a parte das estufas, que englobam uma escola de botânica e laboratórios. Encontramos também o Museu Botânico ‘Cesare Bicchi’ que contem um herbarium usado para estudos científicos.

Regresso ao hotel ao final da tarde. Pelas 20h00, jantar no hotel com bebidas. Alojamento no Hotel Sina Astor Viareggio 4*.

 

Dia 7: 07 setembro (5ª feira)
Lucca – Collodi – Lucca

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída às 09h30 em autocarro privativo, para visita guiada da Villa Torrigiani, um magnífico palácio italiano, uma das mais luxuosas e cenográficas villas da Lucchesia, remontando à segunda metade do séc. XVI e pertencente à família Buonvisi, tendo sido adquirida por Nicolao Santini no séc. XVII que reconstruiu a fachada sul em estilo barroco, inspirado no Castelo de Versailles, onde era embaixador pela República de Lucca.

Pelas 12h00, seguiremos para Collodi, fazendo um walking tour pelas suas estreitas ruelas desta vila encantadora de origens medievais, similar a uma cascata de casas numa encosta, sendo a cidade natal de Carlo Collodi, autor do famoso personagem Pinóquio. Percorrer o local, é como vivenciar esta obra literária infantil, internacionalizada por Walt Disney, encontrando pela vila, várias estátuas dos diversos personagens desta história encantada. Almoço no prestigiado Ristorante Villa Garzoni com bebidas.

Pelas 14h30, visita guiada aos jardins da Villa Garzoni, um imponente palácio desta família nobre italiana, em estilo renascentista, que contrasta com o Summer Palazzina (pequeno palácio de Verão) construído por Juvarra em estilo barroco e que complementa na perfeição o fantástico Garzoni Garden, um dos mais belos da Itália, símbolo da feliz união entre a geometria do Renascimento e o carácter teatral do Barroco, sendo considerado como o exemplo raro de equilíbrio na arte, onde os terraços, as fontes e os espaços verdes, convergem para criar a união de um todo.

Ao final da tarde visitaremos ainda os Viveiros Oscar Tintori, um autêntico jardim botânico de 2400m2 mas exclusivamente dedicado aos citrinos, com variedades antigas oriundas da ‘Medici collections of XVI century’ e outras mais recentes e singulares, com prova de degustação. Regresso ao hotel. Pelas 20h00, jantar no hotel com bebidas. Alojamento no Hotel Sina Astor Viareggio 4*.

 

Dia 8: 08 setembro (6ª feira)
Lucca – Montecatini Terme – Firenze

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidade de check-out, saída às 09h30 em autocarro privativo, para visitarmos as famosas Termas de Montecatini, com 700 anos de história das mais eficazes águas minerais quentes da Europa, ricas em sais minerais com excelentes propriedades medicinais, com magníficos edifícios neogóticos e de Art Nouveau. Utilizando o tradicional Funicolare di Montecatine, visitaremos a charmosa vila de Alto com seu castelo altaneiro.

Almoço no ristorante Casa Gala com bebidas. Após algum tempo livre para explorar o local e descer no funicular, continuaremos em autocarro privativo até Firenze. Chegada pelas 17h00. Check-in e restante tempo livre. Jantar livre. Alojamento no Hotel Boutique Palazzo Castri 4*.

 

Dia 9: 09 setembro (sáb.)
Firenze

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída às 10h00 para início do nosso walking-tour com guia local para conhecer o centro histórico de Firenze com destaque para o Palazzo Medici, a Catedral St.Maria Maggiore, a Galeria Accademia (com a famosa estátua de Apollo) e a Ponte Vecchio.

Almoço numa pizzaria local. De tarde visitaremos o Palazzo Pitti, bem como o Giardino di Boboli. Regresso ao hotel ao final da tarde. Pelas 19h30, saída para o nosso panorâmico Jantar Especial de Despedida (sugerimos Dress-Code: Elegante & Florido). Alojamento no Hotel Boutique Palazzo Castri 4*.

 

Dia 10: 10 setembro (dom.)
Firenze – Lisboa

Após pequeno-almoço buffet no hotel, dia inteiramente livre para atividades e visitas a gosto pessoal. Almoço livre.

Pelas 16h30, comparência no lobby do hotel e transporte privativo ao Aeroporto Internacional de Florença. Formalidades de embarque no voo directo TP.877, com partida ás 19h15, com destino a Lisboa. Refeições ligeiras pagas a bordo. Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado ás 21h15.

FIM da Viagem.

 

Alojamento

Roma | Hotel Imperiale 4* | 01-03/Set (02 Noites)

Cortona | Hotel Villa Marsili 4* | 03-04/Set (01 Noite)

Siena | Hotel NH Siena 4* | 04-05/Set (01 Noite)

Lucca | Hotel Sina Astor Viareggio 4* | 05-08/Set (03 Noites)

Firenze | Hotel Boutique Palazzo Castri 4* | 08-10/Set (02 Noites)

 

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 01 março 2023

Para reservar o seu lugar, envie email para: paulo.pinto@cooltravel.pt

Os lugares são limitados – inscrições aceites por ordem de chegada.

Depósito para confirmação: 250€ por pessoa (não reembolsáveis)

Reforço de sinalização: Mínimo 1250€ p/Pessoa, até 01 maio 2023 (desistências, após esta data, não são reembolsáveis)

Liquidação da viagem até 31 julho 2023

Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para: NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

 

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390

Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | paulo.pinto@cooltravel.pt

Acompanhamento pelo Delegado CoolTravel, Paulo Pinto Assunção, durante toda a viagem.

 

Pode consultar aqui o programa de viagens completo para 2023.

 

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar