Decoração Varandas e Terraços

Vriesea e Guzmania: bromélias floridas e perfumadas

São plantas originárias das florestas e que necessitam de humidade para se desenvolverem.

Estas são duas das espécies de bromélias de floresta mais usadas como plantas ornamentais. Apresentam tipos de floração bastante distintos, mas todas as suas restantes características são semelhantes.

Vriesea

Tem um tipo de haste floral em forma de lança/punhal, do qual emergem alternadamente, de um lado e de outro, as suas pequenas flores. Pode considerar-se que tem uma floração duradoura.

Guzmania

Tem um tipo de haste floral de estrutura forte em que as brácteas formam cavidades em espiral de onde emergem pequenas flores. Geralmente, as flores são brancas e de curta duração. Algumas delas têm a particularidade de serem muito aromáticas.

Guzmania lingulata

Condições de cultivo

O aspeto geral dos exemplares destas plantas que encontramos nas lojas já pouco tem a ver com o das espécies botânicas originais. Grande parte dos floricultores do Norte da Europa tem vindo a desenvolver híbridos de grandes dimensões, em especial ao nível da dimensão das inflorescências que transformaram estas plantas em produtos comerciais de inegável beleza.

No entanto, são pouco estimulantes para quem pretende tratar uma planta com o propósito de estudar a fundo, ao nível da adaptação às condições em que se vai desenvolver e que tem como objetivo conseguir reproduzi-la.

Guzmania conifera

Floração

Quando produz rebentos, o que nem sempre acontece, este tipo de planta raramente entra em floração. Mais tarde, poderá suceder florirem, se estiverem mantidas as condições ótimas necessárias ao seu bom desenvolvimento. Estas plantas só entram em floração vários anos após o transplante.

Humidade

Para se desenvolverem, estas plantas necessitam de bastante humidade ambiente, luz velada e de estar em locais bem arejados (sem correntes de ar e diferenças de temperatura). No tempo quente, devem-se borrifar as hastes florais frequentemente para estimular a floração.

Guzmania lingulata

Espécies mais comuns:

• Vriesea carinata

• Vriesea poelmanii

• Vriesea splendens

• Guzmania lingulata

• Guzmania conífera

• Guzmania witmacki

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube

Poderá Também Gostar