Jardins

8 dicas para aproveitar espaço no jardim

Se o seu jardim é pequeno, deve aproveitar ao máximo o espaço. Conheça oito truques que permitem desfrutar de uma grande variedade de plantas.

1. Rosas em miniatura

As rosas não podem faltar e para que ocupem pouco espaço e tenham protagonismo no jardim, pode usá-las para criar uma bordadura elevada sobre o relvado com uma paliçada de troncos médios. Compre variedades miniatura e plante com separação de 40 a 50 cm, deixando 30 cm de distância relativamente à margem. Cave buracos grandes para que as raízes fiquem bem acomodadas.

2. De troncos a jardineiras

Se tem um pequeno espaço e não sabe como criar um maciço desnivelado, desenhe uma zona como a do desenho improvisando recipientes com troncos de madeira de três tamanhos distintos. Melhore a terra juntando matéria orgânica, plante o exemplar e coloque no terreno os troncos de madeira tratada. Esta forma de cultivo permite que cada planta tenha os respetivos cuidados. Outra solução para as pendentes é construir uma rocalha, misturando pedras e espécies de baixo desenvolvimento.

3. Vasos bem agrupados

Nos centros de jardinagem encontra estruturas de ferro forjado como a da imagem, que lhe permitem pendurar diversos vasos. Ideal para terraços ou varandas mas também para um cantinho do jardim, é uma forma de cultivar várias espécies em pouco espaço. Por outro lado, os recipientes estão bem fixados, sem que haja perigo de queda em caso de vento forte. E também se encontram a um altura mais confortável para a manutenção.

4. Sebes, sim, mas  não demasiado altas

Para que o jardim pareça maior, pode dividi-lo por secções separadas por sebes. Mas é importante que não sejam muito altas, porque assim o jardim parece menor. Evite que as sebes passem um metro de altura e apare duas a três vezes por ano. Para isso, coloque duas canas na vertical nas extremidades e una-as por uma corda que serve de guia. Estreite a parte superior para conferir forma aerodinâmica.

5. Bolbosas junto ao relvado

Em todos os jardins, sobretudo nos pequenos, há que assegurar que tudo está no seu sítio, começando pelas plantas. É essencial controlar invasões de umas plantas sobre outras e para isso deve plantar as espécies em parterres. Para que a relva não invada os maciços junto do relvado, pode recorrer a fileiras de pedras. Mantenha as margens do relvado bem perfiladas. No interior do maciço, nada melhor que as bolbosas anãs, como crocus ou jacintos.

6. Árvores na parede

O espaço vertical do jardim oferece a possibilidade de cultivar muitas plantas, por exemplo árvores formadas em espaldar. Cubra com estas as paredes da casa, os muros, as gelosias. As opções são numerosas: desde espécies que se destacam pela folhagem até às que oferecem flores. Abra uma cova a 25 cm da parede para que a ventilação seja suficiente, extraia a planta do vaso, corte as raízes mais compridas ou estragadas e coloque a planta. Encha com a terra extraída, pressione, regue e fixe os rebentos à estrutura.

7. Jardineira para o terraço

Os maciços elevados ajudam a resolver muitos problemas: permitem plantar espécies que não se adaptam às condições do solo do jardim ou que são muito delicadas e servem para desfrutar de um pequeno jardim em terraços e pátios. Pode construir a sua jardineira com tábuas ou adquirir em centros de jardinagem. Antes de plantar, impermeabilize o interior forrando com plástico esburacado. Junte ao fundo uma capa de pedaços de barro e o substrato indicado para as espécies a plantar.

8. Cestos elevados

Para aproveitar o espaço vertical do jardim, outra opção são os vasos e cestos pendentes. Se quer que os seus recipientes estejam seguros, sem risco de caírem em caso de vento forte, instale uma rede de arame sobre a parede e com ganchos e cordas suspenda os recipientes. Trata-se de uma solução muito decorativa para terraços, pátios ou jardins. Existem espécies de outono/inverno que se adaptam bem. Vigie o substrato porque ao ar livre seca mais rapidamente.

Ilustrações: Stefanie Saile 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar