Hortícolas e Frutícolas

Batata: ficha de cultivo

batata

A batata (Solanum tuberosum) pertence à família botânica das Solanáceas, onde se incluem também o tomate, o pimento e a beringela. As temperaturas médias mensais ótimas para a batateira situam-se no intervalo de 15 a 20 ºC.

Prefere solos de textura ligeira ou média, com boa drenagem e arejamento, com pH de 5,5 a 6,0 (pH superior a 6 favorece o aparecimento de sarna). O ciclo cultural da batata dura entre 70 e 150 dias e a produtividade pode rondar os 4 a 5 kg /m2.

Plantação

A batata é especialmente exigente em relação à preparação do solo. Deve ser plantada de forma cuidadosa, deixando o solo pouco compactado, com estrutura uniforme e sem torrões demasiado grandes. Deverá ser feita uma mobilização a 20-30 cm, seguindo-se mobilizações mais superficiais para a incorporação de matéria orgânica e para preparação da cama de plantação. Deve recorrer-se a uma boa fertilização orgânica (3,5 a 4 kg de composto, no outono anterior à plantação) ou ainda a aplicação de composto em menor quantidade, complementada com uma adubação verde semeada no outono e incorporada pouco antes da plantação da batata.

A plantação de batata-semente é normalmente a forma de propagação utilizada. Na escolha da batata-semente, tenha em conta os seguintes parâmetros:

  • Bom estado sanitário, para evitar a propagação de doenças.
  • Tamanho: Batatas-sementes grandes dão origem a mais caules, com maior produtividade, mas com tubérculos filhos de calibre mais pequeno. Inversamente, batatas-sementes pequenas originam menos caules, com maior produtividade e tubérculos filhos maiores. Tubérculos maiores que 55 mm poderão ser cortados em dois, devendo deixar-se cicatrizar o corte antes da plantação. Se não se cortarem as duas metades, podem deixar-se cicatrizar encostadas uma à outra e separá-las apenas aquando a plantação.
  • Idade: Quanto mais velha a batata-semente, mais curto o ciclo cultural e mais precoce a produção. No entanto, para obter produtividades maiores, é preferível utilizar batata-semente mais nova, para obter um ciclo mais longo.
  • Pré-abrolhamento: Estender a batata em tabuleiros que permitam uma boa circulação de ar, luz abundante e temperaturas de 20 a 25ºC. Os tabuleiros podem ser colocados no exterior durante algumas semanas. Isto irá promover a produção de brolhos curtos e robustos (com menos de 2 cm), que não se danifiquem durante a plantação.
  • Época de plantação: A partir de fevereiro, no Centro e Sul; de março a fim de abril, no Minho; de meados de abril a fim de maio, em Trás-os-Montes. A profundidade da sementeira é de 8-15 cm, em função do tipo de solo, clima e tipo de rega. A densidade de plantação deve ser ajustada em função da cultivar e do calibre da batata-semente.

Fotos: Pixabay

Texto: AGROBIO 

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar