Hortícolas e Frutícolas

Batata, uma fonte de fibras e de vitaminas

Indispensável em qualquer horta, a batata é das hortícolas mais versáteis e nutritivas. Fique a conhecer as algumas especificidades deste vegetal.

Cuidados culturais

As maiores exigências de rega ocorrem durante a fase de crescimento dos tubérculos. Uma rega irregular, com períodos de secura alternados com períodos de solo húmido, pode levar ao aparecimento de deformações nos tubérculos. O excesso de água no solo, especialmente na fase final, favorece o aparecimento de doenças.

A rega gota a gota produz melhores resultados em climas quentes. A amontoa realiza-se quando as plantas têm entre 15 e 20 cm de altura. Esta favorece a formação dos tubérculos, evita o seu esverdeamento, facilita a colheita e limita o risco da sua contaminação com míldio. Protege também a batata-semente das geadas tardias e evita o excesso de humidade na zona dos tubérculos. Pode ser necessário repetir esta operação ao longo do ciclo cultural. As sachas regulares para controlo das infestantes são fundamentais, especialmente no início do ciclo, antes da rama das batateiras recobrir o solo.

Cultivo da batata

Rotações e consociações favoráveis

Devem adotar-se rotações longas, com um período de recorrência de 4-6 anos. A batata funciona como cabeça de rotação.

Precedentes culturais favoráveis: Poáceas ou gramíneas (p. ex. centeio, trigo), Fabáceas ou leguminosas (p. ex. feijão, ervilha, fava) e Brassicáceas (p. ex. couve-flor).

Precedentes culturais a evitar: Solanáceas (batata, pimento, beringela) e Cucurbitáceas (abóboras, melão, melancia).

Culturas recomendadas a seguir à batateira: Beterraba, cenoura, chicória, couve, alface, melão, nabo.

Consociações favoráveis: alho, aipo, couve, couve-flor, fava, feijão-anão, feijão, ervilha, abóbora-menina, rábano, tomate.

Consociações desfavoráveis: Beringela, couve-nabo, pepino, milho.

Propriedades da batata

É rica em fibras, vitamina C e todas as do complexo B. Se for biológica, consuma também a casca, pois é nela que se concentram as fibras e o potássio, importantes para a digestão e o metabolismo dos glúcidos e das proteínas.

Colheita e conservação

A batata deve ser armazenada num local fresco (10 ºC), seco (mas não excessivamente, para não desidratar as batatas) e escuro.

Curiosidades sobre a batata

É originária do Peru e foi trazida para a Europa pelos espanhóis, passando a fazer parte integrante da alimentação e tendo sido um dos fatores que contribuiu para a diminuição da fome e subnutrição na Europa nos séculos XVII e XVIII.

Existem mais de 3000 variedades de batata no mundo, sendo um dos alimentos mais consumidos.

Na Bélgica, foi fundado, em 1975, um museu dedicado à batata que tem a maior coleção do mundo deste túberculo.

Fotos: Pixabay e Thinkstock

Texto: AGROBIO 

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar