Aromáticas e Medicinais

Erva-príncipe: história e cuidados

A erva-príncipe, (Cymbopogon citratus) conhecida em Inglês por lemongrass, é uma gramínea da família das Poaceaes. As espécie aparentadas Cymbopogon nardus conhecida por citronela, ou o Cmybopogon martinii ou Cymbopogon flexuosus têm propriedades e utilidades muito semelhantes mas são mais utilizadas e cultivadas para o fabrico do óleo essencial, sabonetes e detergentes.

É uma planta perene que cresce em grandes tufos, de folhas estreitas em forma de lâmina; nos climas tropicais pode chegar a atingir 1,5 de altura.

História

A erva-príncipe é originária da Ásia, sul da Índia, onde cresce espontânea mas é utilizada especialmente na culinária tailandesa, indonésia e indiana. Nas Caraíbas, Brasil e África aplica-se mais como planta medicinal onde é também plantada para esse fim. Desde há muito que é aí reconhecida e utilizada pelas suas propriedades calmantes e refrescantes do sistema digestivo e também para curar febres.

No Brasil é conhecida por capim santo. Tradicionalmente utilizado na Indonésia e Malásia para fins medicinais, desde há séculos utilizada na medicina Ayurvédica da Índia no combate à febre, depressão e problemas digestivos.

erva-príncipe

Jardim

No jardim, a erva-príncipe constitui uma bonita planta ornamental, extremamente aromática e de fácil cultivo, gosta de solos bem drenados mas com algum grau de humidade pois é uma planta tropical, pleno Sol ou meia sombra, tem folhas finas e cortantes de cor verde-acinzentado. Infelizmente, é raro produzir flores fora do seu habitat natural. Propaga-se muito facilmente por divisão de caule e raíz, pois estas são pouco profundas, daí a sua facilidade de cultivo em vaso numa varanda ou marquise. Cultiva-se na Ásia em grandes quantidades para destilação do óleo essencial, muito utilizado em aromoterapia, no fabrico de perfumes, cosméticos, óleos de massagem e repelente de insetos.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar