Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 8 a 14 de outubro

Continuamos com um outono com temperaturas de verão, o que nos permite usufruir em pleno do jardim. Para tal convém não descurar as podas de limpeza dos arbustos e trepadeiras em final de floração, verónicas, dipladénias, hibiscos, buganvílias, jasmim, rosas etc. Ao retirarmos as flores e folhas secas estamos a proteger as plantas se uma série de pagas e doenças que podem aparecer.

Podem também fazer-se algumas podas moderadas dos arbustos de folha persistente como o buxo, pitósporo, murta, ligustro, etc, que tendem a crescer muito com a rega e o calor. Atenção que dia 14 é um dia de nodo lunar, pelo que são de evitar as sementeiras neste dia. Veja tudo o que há a fazer de 8 a 14 de outubro.

Favas.

No dia 8 pode semear e plantar frutos

Muitas vezes quando falamos de frutos, toda a gente pensa em morangos, maçãs, pêras e bananas… Não esquecer que as ervilhas e as favas são frutos e como tal, este é o dia ideal para as semear esta semana. São leguminosas deliciosamente saudáveis e que devem fazer parte de uma alimentação rica e variada.

Alho-francês.

Semear e plantar raízes nos dias 9 e 10

Algumas hortícolas são absolutamente indispensáveis para dar sabor e originalidade aos nossos pratos. Os rabanetes e o alho francês que são bolbos que se desenvolvem em baixo de terra e que por isso este são os dias ideais para serem semeados.

Hardenbergia.

Semear e plantar flores nos dias 11 e 12

O outono pode ser tão bonito ou mais do que a primavera e o verão, para tal só tem de plantar ou semear as flores certas. Não há outono sem a presença dos crisântemos das suas mais variadas cores, experimente plantá-los em vasos e até dentro de casa se dão bem, desde que tenham 4 a 5 horas de sol direto por dia. Para dar um toque especial pode introduzir uma trepadeira com uma floração roxa exuberante nesta época do ano e que se prolonga até ao inverno – estou a falar da Hardenbergia: resistente, bonita e dá-se em qualquer tipo de solo. Gosta de sol ou meia sombra mas com pelo menos 4 horas de sol direto.

Acelgas.

Semear e plantar folhas no dia 13

Está na hora de semear acelgas e chicória para que nunca lhe faltem no inverno. As acelgas são deliciosas e ficam excelentes salteadas ou em sopa, os caules de várias cores são muito ornamentais para a horta. A chicória dá um travo exótico à sua salada e uma textura original.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar